Saúde no Trabalho

A relação entre a saúde e o trabalho sempre foi um aspecto enfatizado em diversos estudos, devido ao índice de profissionais que apresentam alguma enfermidade relacionada ao ambiente corporativo. Um dos grandes problemas relacionados à saúde no trabalho é o stress. Apesar de ser um aspecto intangível, o stress pode acarretar graves problemas. O stress pode ser definido como uma reação muito complexa, composta de alterações psicofisiológicas que ocorrem quando o indivíduo é forçado a enfrentar situações que ultrapassem sua habilidade de enfrentamento.

O stress produz efeitos negativos como a fadiga, tensão muscular que podem aparecer não só quando ocorre uma experiência trágica, como a perda de algum amigo ou parente, mas também em outras situações diversas, como mudanças de emprego, trabalho com excesso de tarefas que devem ser realizadas em curto espaço de tempo, pressão constante no trabalho, exigências ocupacionais exageradas e outros fatores.

De acordo com o estudo de economistas da Universidade de Concordia, no Canadá, publicado no periódico BMC Public Health, cerca de 30% dos profissionais que trabalham em ambientes altamente estressantes acabam buscando ajuda médica, passando por problemas fisiológicos, mentais ou emocionais.

Para levantar os dados necessários, a pesquisa foi realizada com trabalhadores entre 18 e 65 anos – maior parte da força de trabalho do país. O estudo incluiu estatísticas como número de consultas, doenças crônicas, estado civil, renda, tabagismo e consumo de álcool.

Como o coaching pode melhorar a saúde no trabalho

Especialistas afirmam que o quadro de stress no ambiente de trabalho pode ser revertido. O primeiro passo é levantar quais são os sintomas, que podem ser constatados por: falta de concentração, desmotivação, lapsos de memória, insônia, sensação de desgaste ao acordar, irritação acima do justificável e depressão.

Com isso, o trabalhador pode ter dores de cabeça, gastrite, pressão alta, taquicardia, problemas respiratórios e fragilidade no sistema imunológico. Tudo isso pode provocar:

  • Queda de produtividade.
  • Falta no trabalho.
  • Isolamento social.
  • Conflito na equipe.
  • Falta de comprometimento com prazos.

Com o coaching, é possível replanejar a sua rotina, promover mais bem-estar e qualidade de vida, identificando os principais motivos que podem levá-lo a uma situação de stress. Para isso, é preciso definir prioridade, evitar autocobranças, pensar positivo, ter momento para si mesmo e se comunicar bem. Muitas vezes, as pessoas sequer percebem que estão estressadas, atribuindo determinados comportamentos ao cansaço físico e mental.

Por isso, as técnicas de coaching podem auxiliar você para que tenha uma vida mais saudável, prezando pelo bem-estar no ambiente de trabalho. Porém, é importante ressaltar que, para minimizar ou evitar o stress para ter uma vida mais saudável, é preciso ter uma alimentação saudável, fazer exercícios, praticar atividades físicas e dormir bem.

Conheça nossas outras páginas

ELEVE SEUS GANHOS E POTENCIALIZE SUA PERFORMANCE

CHEGUE À EXCELÊNCIA COM A SBCOACHING!

-
Chat Online