Sleight of Mouth (SOM) - Prestidigitação Linguística

O Sleight of Mouth (SOM) é uma habilidade de persuasão, um veículo para a reformulação de crenças. É um sistema composto por diferentes padrões de resposta a uma determinada scrença. A partir do momento em que é dominado, o sistema pode permitir que você tenha sempre uma resposta para elucidar efetivamente a sua posição e ajudá-lo a persuadir, em vez de ser persuadido.

Essa habilidade ajuda a vencer qualquer argumento verbalmente poderoso. Os padrões SOM (Sleight of Mouth) são reenquadramentos ou ressignificações verbais desenvolvidos por Dilts que, além de influenciar crenças, podem ser utilizados para ampliar perspectivas. Eles são um agrupamento de padrões verbais poderosos, capazes de gerar profundas mudanças de mapa mental de forma intensa e vigorosa.

Os padrões SOM são provenientes de duas estruturas de linguagem principais:

  • Causa e efeito;
  • Equivalência complexa.

A capacidade de usar a linguagem para redirecionar esse tipo de atenção e percepção criando uma experiência interna alternativa é chamada de Sleight of Mouth (SOM). Nossa experiência é composta de muitos elementos (auditivos, visuais), bem como de elementos cinestésicos que fazem as representações internas de nossa experiência. Há muita discussão sobre o papel de transformar que as palavras têm.

Em uma tribo primitiva do hemisfério sul, os índios têm três palavras que descrevem todo o espectro de cores imagináveis. O que varia para eles é o tom de cada palavra. Mesmo assim, acreditamos que uma caixa de lápis com 64 cores nem chega perto de combinar todas as que existem. Assim, as nossas palavras são apenas uma forma de codificar nossa experiência passada por referência.

Coaching e Sleight of Mouth (SOM)

Quase todo mundo teve a experiência de comunicar-se com alguém que, verbalmente, demonstra uma crença, um valor ou uma atitude limitante. Quando queremos diminuir as restrições impostas por essas limitações, de uma maneira simples e eficaz, usamos o Sleight of Mouth (SOM).

O acrônimo desse padrão de linguagem é SOM, por vir de:

  • Sleight
  • Of
  • Mouth

A linguagem tem o poder de potencializar a comunicação, melhorar os relacionamentos e aumentar o autoconhecimento e o desempenho profissional nas atividades de liderança, mediação, negociação, entre outras. Com ela você pode promover mudanças nos relacionamentos por meio de expansão, enriquecimento e alteração da representação da realidade, como se fosse transformar o mapa de um território, no caso, o mundo mental do cliente.

A linguagem é também um dos principais filtros utilizados para absorver e representar a realidade. Pelo seu uso é possível enriquecer diretamente o modelo de mundo do coachee, como também melhorar o processo de filtragem que ele faz da realidade. Ela é uma das mais importantes ferramentas para o coach, no processo de condução dos clientes à mudança, à melhoria contínua e ao bem-estar.

Conheça nossas outras páginas

ELEVE SEUS GANHOS E POTENCIALIZE SUA PERFORMANCE

CHEGUE À EXCELÊNCIA COM A SBCOACHING!

-
Chat Online
Chat SBCoaching