Sustentabilidade Corporativa

O que é necessário para ter uma empresa que se consolide no mercado, mesmo em tempos de recesso econômico e intervenções sociais? Essa, certamente, é uma pergunta que muitos empresários fazem, antes mesmo de abrirem o seu próprio negócio. Hoje, a sustentabilidade corporativa é um conceito que se deve colocar em prática, uma vez que muitas empresas não sabem lidar com os riscos e desafios inerentes ao mundo organizacional.

O que é sustentabilidade corporativa?

Sustentabilidade corporativa refere-se à forma de conduzir as atividades empresariais como um todo, agindo com um modelo de negócio que entende as dimensões social e ambiental, bem como sua interferência na dimensão econômica, para gerar valor a uma organização. É fundamentada no conceito de que todo negócio é alicerçado nesses três pilares (econômico, ambiental e social) que são inter-relacionados e devem ser integrados à estratégia de negócios.

Muitas empresas ainda não sabem como comprar bem, produzir mais e de maneira eficiente, e vender bem no mercado em que atuam. Questões de responsabilidade social e preocupações com o meio ambiente são recentes no universo corporativo. E nem ao menos foram incorporados por todas as empresas. Toda atuação corporativa deve garantir os resultados econômicos e reduzir o impacto ambiental. Além desses aspectos, é preciso prover um relacionamento eficaz e equilibrado com seus acionistas, clientes, fornecedores, gestores, funcionários e com a sociedade. Para isso, é importante trabalhar os aspectos econômicos, ambientais e sociais de forma integrada, constante e eficaz.

O conceito de sustentabilidade no mundo dos negócios pode ser resumido no desafio de reinventar-se constantemente, dando a cada colaborador a oportunidade de contribuição, mesmo com pequenas ações.

Triple bottom line e sustentabilidade corporativa

Triple bottom line (ou tripé resultado econômico-financeiro X resultado social X resultado ambiental), diz respeito aos resultados de uma empresa que são mensurados em termos sociais, ambientais e econômicos. São apresentados nos relatórios corporativos das organizações comprometidas com o desenvolvimento sustentável, conceito sistêmico que se traduz num modelo de desenvolvimento global que incorpora os aspectos de desenvolvimento ambiental, mostrando qual é o impacto econômico, ambiental e social que geram os produtos.

Conceito Triple bottom line

Um Triple bottom line positivo reflete aumento no valor da companhia. Com o avanço dos estudos sobre o tema, percebeu-se que um fator fundamental para essa integração é a governança corporativa que atua na transparência e na redução de conflitos de partes interessadas.

Conheça nossas outras páginas

ELEVE SEUS GANHOS E POTENCIALIZE SUA PERFORMANCE

CHEGUE À EXCELÊNCIA COM A SBCOACHING!

-
Chat Online
Chat SBCoaching