Teoria Flow e o Coaching

Flow é um estado mental de funcionamento no qual, ao realizarmos determinada atividade, mergulhamos em uma sensação de foco energizado, envolvimento total e fluidez no processo de realização. É a experiência de estarmos completamente imersos em uma atividade, expandindo os limites do corpo e da mente para realizarmos algo que é, ao mesmo tempo, desafiador e recompensador.

O conceito da Teoria de Flow foi proposto pelo professor de psicologia Mihaly Csikszentmihalyi, que o estuda desde os anos 60. Segundo ele, o flow é o modo mais poderoso de colocar as emoções a serviço da performance e do aprendizado. No flow, as emoções não são apenas contidas e canalizadas. São, também, positivas, energizadas e alinhadas com a tarefa que está sendo executada. Um de seus traços característicos é a sensação de alegria espontânea – ou até mesmo de elevação – durante a performance. Ao mesmo tempo, o flow também é descrito como um foco profundo no que está sendo realizado, a ponto de todo o resto ficar em segundo plano.

Flow significa "fluir" em inglês. Csikszentmihalyi escolheu este nome porque, durante seus estudos, as pessoas referiam-se a esse estado por meio da metáfora da água fluindo. Csikszentmihalyi começou a pesquisar o flow ao observar o modo como determinados profissionais, principalmente os artistas plásticos, eram capazes de mergulhar completamente no trabalho. Talvez o exemplo mais famoso de flow seja o de Michelangelo. De acordo com registros históricos, ao pintar os célebres afrescos da Capela Sistina, o artista da Renascença era capaz de passar dias a fio imerso em sua criação. O flow, contudo, não é privilégio de artistas e atletas. Estudos indicam que ele pode ocorrer em qualquer tipo de atividade - inclusive no coaching.

Benefícios do flow

De acordo com vários pesquisadores, o flow contribui para:

  • Aumentar o repertório emocional, cognitivo e social do indivíduo. Com o flow, crescemos em complexidade, florescemos mais e nossas conquistas aumentam.
  • Aumentar o bem-estar e o desempenho dos funcionários – o flow tem uma sólida e bem documentada relação com o aumento da performance.
  • Elevar a motivação, o senso de engajamento e a percepção do crescimento pessoal.
  • Desenvolver um “roadmap” para atingir a excelência no coaching, segundo sugerem estudos feitos pela coach e psicóloga de Harvard Carol Kauffman.

Atrelado ao coaching, o flow tem uma forte correlação com o desenvolvimento de competências. Quando alguém está "em flow", está, também, trabalhando para desenvolver a excelência na atividade em questão. Ocorre que, para estar "em flow", é necessário que o grau de desafio oferecido pela atividade seja compatível com o grau de competência atual da pessoa. Quando a competência aumenta, o desafio também precisa aumentar para que o flow continue a ser gerado. Isso cria um círculo virtuoso no qual desafio e competência aumentam gradualmente.

No treinamento Personal & Professional Coaching, da Sociedade Brasileira de Coaching, o indivíduo aprende a dinâmica relacional entre o coach e o coachee em que ambos adentram uma zona na qual são plenamente desafiados em um alto nível de habilidades e de consciência. A mudança para esse estado pode partir do coach, do coachee ou do próprio "campo" dentro do qual a conversação de coaching está ocorrendo. Esse tipo de dinâmica, conceitualizada como Flow Relacional (isto é, que ocorre durante uma relação com uma ou mais pessoas) pode definir onde e quando coach e coachee darão grandes passos para frente em seu trabalho conjunto, aumentando a autoconsciência, a autopercepção e o foco em prol de um objetivo.

Conheça nossas outras páginas

ELEVE SEUS GANHOS E POTENCIALIZE SUA PERFORMANCE

CHEGUE À EXCELÊNCIA COM A SBCOACHING!