Trabalho em equipe – Como liderar uma equipe?

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Você sabia que o trabalho em equipe pode transformar sua empresa?

O trabalho em equipe é essencial para a obtenção de bons resultados em qualquer organização. Estimular a comunicação e o bom relacionamento entre os colaboradores pode fazer toda a diferença em uma empresa.

Obtenção de resultados, realização de objetivos, relação interpessoal construtiva e sucesso são algumas das vantagens em trabalhar em equipe. As empresas no mercado atual buscam, cada vez mais, um perfil profissional que saiba gerenciar essa habilidade.

Pessoas que conseguem manejar o trabalho em equipe apresentam um alto nível de satisfação e ajudam na obtenção de resultados. O trabalho em equipe harmonioso resulta em maior rapidez e eficiência no ambiente corporativo.

Se quiser saber mais sobre a importância dos relacionamentos interpessoais, leia também esse outro conteúdo do blog.

Nesse post, você encontra tudo o que precisa saber sobre o trabalho em equipe, sua importância e como incentivar essa prática na sua empresa. Continue lendo para conferir.

Boa leitura!

O que é trabalho em equipe?

Trabalho em equipe pode ser definido como os esforços conjuntos de um grupo ou sociedade visando a solução de um problema. Ou seja, um grupo ou conjunto de pessoas que se dedicam a realizar determinada tarefa estão trabalhando em equipe.

Essa denominação se origina da época logo após a Primeira Guerra Mundial. O trabalho em equipe, através da ação conjunta, possibilita a troca de conhecimentos entre especialistas de diversas áreas.

Como cada pessoa é responsável por uma parte da tarefa, o trabalho em equipe oferece também maior agilidade e dinamismo.

Para que o trabalho em equipe funcione bem, é essencial que o grupo possua metas ou objetivos compartilhados. Também é necessário que haja comunicação eficiente e clareza na delegação de cada tarefa.

Um bom exemplo de trabalho em equipe é a forma que times esportivos são divididos. Cada jogador possui uma função específica, devendo desempenhá-la bem sem invadir o espaço e função dos seus companheiros de time.

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O trabalho em equipe é essencial no meio corporativo. Como desenvolver um produto ou oferecer o serviço normalmente envolve um leque enorme de especialidades e setores, é essencial que todos trabalhem em conjunto.

Funciona da mesma maneira que o time esportivo: cada um se especializou em uma função. Para que a equipe funcione bem, é preciso que todos se dediquem à sua especialidade, colaborando sem atropelar o trabalho dos seus companheiros.

A diferença de pensamento e visão entre pessoas distintas é fundamental para uma resolução de problemas eficiente. Quanto mais perspectivas uma equipe tiver sobre um único problema, mais fácil é encontrar a melhor solução possível.

Se quiser saber mais sobre a importância dos relacionamentos interpessoais, leia também esse outro conteúdo do blog.

Nesse post, você encontra tudo o que precisa saber sobre o trabalho em equipe, sua importância e como incentivar essa prática na sua empresa. Continue lendo para conferir.

Boa leitura!

Importância do trabalho em equipe para sua carreira

Cada vez mais as organizações valorizam colaboradores que apresentam facilidade com trabalho em equipe. Como a grande maioria das tarefas e serviços requerem a atuação de diferentes setores profissionais, colaborar e se comunicar bem é mais do que essencial.

A capacidade para trabalho em equipe possibilita que você apresente melhores resultados e mais eficiência. Além disso, um ambiente corporativo composto por pessoas que se comunicam bem e colaboram sem problemas é mais harmonioso, melhorando muito a qualidade de vida de todos os envolvidos.

O trabalho em equipe é uma habilidade fundamental para bons líderes. Por isso, se a liderança está no seu plano de carreira, você precisa desenvolver essa capacidade.

De uma forma geral, pessoas que possuem facilidade com trabalho em equipe são mais contratáveis, trabalham melhor, têm mais qualidade de vida no trabalho e mais possibilidades de receber uma promoção.

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O trabalho em equipe é uma competência composta de diferentes habilidades. São capacidades que podem ser aprendidas e desenvolvidas, e que devem ser trabalhadas por todos os profissionais. Independente da sua área, o autoconhecimento visando a melhora nunca deve cessar.

A seguir, confira quais habilidades precisam ser desenvolvidas para aprimorar sua capacidade de trabalho em equipe.

GERENCIAR CONFLITOS

Grande parte dos profissionais procura evitar os conflitos a todo custo. No entanto, muitas vezes eles aparecem, e ignorá-los não é uma maneira saudável ou eficiente de proceder. Para trabalhar em equipe efetivamente, é preciso identificar, gerenciar e resolver conflitos.

Para isso, é necessário desenvolver um conjunto de habilidades sociais. Destacam-se a empatia e a assertividade. A empatia é fundamental para que você consiga acessar o ponto de vista das outras pessoas, compreendendo a situação por diferentes perspectivas. Já a assertividade ajudará a não fugir das situações socialmente desconfortáveis e estabelecer os seus limites sem agressividade.

Falando na agressividade, a inteligência emocional é outra habilidade importantíssima tanto para a gestão de conflitos quanto para o ambiente profissional como um todo.

COMUNICAÇÃO EFICIENTE

Se comunicar de forma clara e eficiente é essencial para um bom trabalho em equipe. Alinhar as metas e objetivos é o primeiro passo para que tudo funcione sem problemas. Quando todos os colaboradores entendem qual a direção que devem seguir com o trabalho, é mais fácil orquestrar a execução.

A comunicação também é importante para que todas as partes saibam o que é esperado delas. A delegação de tarefas deve ser clara, e ser respeitada. Novamente, a assertividade será uma habilidade essencial para a boa comunicação.

Quando um colaborador não sabe expressar seus limites, pode acabar pressionado a aceitar prazos que não pode cumprir ou tarefas que não sabe realizar. Isso prejudicará tanto o desempenho da equipe, quanto a confiança dos colaboradores. E claro, o produto final também será amplamente afetado.

Por isso a comunicação pode ser vista como um dos principais pilares do bom trabalho em equipe.

PROATIVIDADE

proatividade é antecipar necessidades e, de forma autônoma, todas as atitudes para atendê-las. Para o bom trabalho em equipe, é preciso que todos os colaboradores tenham a habilidade de identificar situações-problema antes que elas aconteçam. O mais importante, no entanto, é tomar uma atitude e oferecer soluções.

Uma equipe formada por colaboradores proativos tem um funcionamento mais eficiente. Os resultados são melhores e obtidos de forma mais rápida. Essa característica também possibilita que os processos sejam otimizados, elevando a qualidade do trabalho como um todo.

Para que funcionários sejam proativos, no entanto, é necessário que o estilo de liderança da organização seja flexível. A abertura a feedbacks, sugestões e opiniões entre os gestores é essencial para estimular a proatividade.

INOVAÇÃO

criatividade e inovação são habilidades capazes de transformar a forma que uma equipe interage. Para o bom trabalho em equipe, é preciso que seus integrantes estejam sempre inovando os processos e procurando soluções criativas. Isso possibilita a obtenção de melhores resultados, aumento da eficiência e otimização dos processos.

Da mesma forma que a proatividade, a criatividade na equipe precisa de espaço concedido pela liderança para florescer. Estimular a autogestão na equipe possibilita que os profissionais criem soluções inovativas para realizar suas tarefas.

CONFIANÇA

Não existe trabalho em equipe sem confiança mútua. Afinal, cada um precisa fazer a sua parte das tarefas e acreditar no potencial de seus companheiros. Quando você confia no resto na sua equipe, consegue delegar tarefas sem temer pela qualidade do produto final.

Isso é especialmente verdadeiro para os líderes. Muitos gestores cometem o erro de praticar a microgestão, tentando controlar todos os aspectos das tarefas de toda a equipe. Isso passa aos colaboradores a mensagem de que o líder não confia em suas habilidades, afetando o relacionamento entre a equipe, a autoconfiança e a motivação.

Para delegar, é preciso confiar. Se sua equipe sentir que a liderança e seus pares confiam em seu trabalho, tem muito mais chances de realizar as tarefas eficientemente e com motivação.

RESPEITO

O respeito mútuo é importantíssimo para o bom trabalho em equipe. Colaboradores que não se respeitam como profissionais e como pessoas jamais terão um bom relacionamento. Sem o respeito, nenhuma outra habilidade que citamos anteriormente é possível.

Para estimular o respeito entre a equipe, é necessário trabalhar as habilidades de empatia e construir uma boa convivência entre os membros. Dinâmicas e exercícios de team building são ferramentas valiosíssimas nesse cenário.

Como estimular o trabalho em equipe na sua empresa

A estimulação do trabalho em equipe começa com a contratação correta. Identificar no processo seletivo o perfil de funcionário ideal para a sua empresa é fundamental. Além disso, é possível incentivar o trabalho em equipe usando algumas técnicas simples de motivação e encorajamento de convivência.

Comemorar as vitórias e metas alcançadas ressaltando o papel do trabalho em equipe no sucesso é uma ótima forma de incentivar esse comportamento. Além disso, as dinâmicas e outros exercícios que possibilitam que os funcionários se conheçam melhor podem auxiliar no processo.

A forma mais fácil de estimular o trabalho em equipe na sua empresa, no entanto, é através de treinamentos e coaching. O processo de coaching é capaz de ajudar os colaboradores a desenvolver as habilidades necessárias para funcionar bem como um grupo.

Além disso, o coaching para liderança pode fazer uma enorme diferença para o trabalho em equipe na sua organização. O estilo de trabalho dos líderes, afinal, é um dos pontos mais importantes para incentivar e motivar sua equipe. Sem uma liderança adequada, a comunicação, respeito, confiança, delegação e proatividade sofrem muito. Por isso, contrate os líderes certos e ofereça o coaching de liderança para garantir o bom trabalho em equipe na empresa.

O USO DE DINÂMICAS DE GRUPO PARA ESTIMULAR O TRABALHO EM EQUIPE

Embora a maioria das pessoas associe o uso de dinâmicas de grupo ao processo seletivo, essa técnica também é muito usada nas áreas de motivação e teambuilding. No entanto, é necessário selecionar exercícios apropriados.

Dinâmicas são um assunto delicado. Alguns funcionários detestam a ideia, e isso normalmente vem da quantidade enorme de exercícios inadequados aplicados no mercado. As dinâmicas para estimular o trabalho em equipe nunca devem ser do tipo que podem ser interpretadas como “pagação de mico” pelos funcionários.

Busque exercícios que não gerem situações constrangedoras, que ajudem a desenvolver habilidades e que não forcem os colaboradores a dar informações que podem ser consideradas pessoais demais.

A seguir, confira um bom exemplo de dinâmica para estimulação do trabalho em equipe e se inspire nesse modelo para procurar outros exercícios.

EXEMPLO DE DINÂMICA PARA ESTIMULAR O TRABALHO EM EQUIPE: ILHA DO TESOURO

Para realizar a atividade é necessário uma caixa de bombons e folhas de jornal. Confira os passos para executar:

  1. Posicione uma folha do jornal em uma ponta da sala com a caixa de bombons em cima. Essa é a ilha do tesouro.
  2. Na ponta oposta da sala, forme duplas e coloque uma folha de jornal para cada pessoa.
  3. Peça para cada dupla ficar de pé em cima dos jornais.
  4. Cada dupla deve chegar do outro lado da sala, sem tocar os pés fora da folha ou rasgar o jornal.
  5. A dupla que chegar primeiro fica com o prêmio.

A solução desse exercício é a colaboração entre as duas pessoas da dupla. Uma pessoa deve convidar a outra para subir no seu jornal. Dessa forma, é possível colocar a folha mais adiante com as mãos e repetir o processo.

Ou seja, para ganhar o desafio, é preciso trabalhar em equipe. Se ninguém tiver essa ideia, dificilmente conseguirão chegar ao outro lado sem rasgar o jornal. Feito o exercício, discuta com a equipe como a colaboração é importante.

7 Passos para gerenciar bem uma equipe

Gerenciar bem os colaboradores, como mencionamos, é fundamental para um trabalho em equipe eficiente na empresa. O líder é um dos principais responsáveis por garantir o bom funcionamento da equipe. Para isso, é preciso gerenciar com maestria.

Confira a seguir 7 passos para se tornar um gestor de pessoas excelente:

  1. Aprenda a delegar: Não adianta ter uma equipe com os melhores especialistas se o líder usará todo o seu tempo com a microgestão em cada tarefa. É preciso delegar e respeitar a delegação realizada.
  2. Conheça sua equipe: Para delegar com eficiência, é preciso conhecer bem todas as habilidades e competências dos profissionais da sua equipe.
  3. Confie nos seus funcionários: Confiar e principalmente demonstrar que confia em seus profissionais é essencial para a boa gestão.
  4. Estimule a participação e envolvimento: Uma boa liderança sempre envolve os colaboradores nos processos de tomada de decisões, definição de metas e planejamento de projetos. Quando a equipe está envolvida, entende os objetivos e compartilha das metas da empresa.
  5. Esteja presente: Um bom líder está disposto a ajudar a equipe a chegar em soluções e apoiar os colaboradores em todos os momentos.
  6. Invista nos feedbacks: Como especialistas, a opinião da sua equipe sobre os processos e soluções é importantíssima. O bom líder escuta e investe no feedback recebido de sua equipe.
  7. Reconheça e celebre o sucesso: O reconhecimento faz maravilhas pela motivação da equipe. É muito comum que gestores conversem com suas equipes apenas sobre problemas, deixando de lado a celebração dos sucessos e soluções. Não cometa esse erro: Comemore e reconheça sempre as boas ideias e o bom desempenho.

Quais as principais características de um bom gestor de equipes

Um bom gestor busca liderar enquanto compõe a equipe, ajudando no processo de resolução de problemas e se fazendo sempre presente. Um líder é capaz de motivar os colaboradores e estimular o trabalho em equipe.

Confira uma lista com as principais características de um gestor de sucesso:

COMO LIDERAR UMA EQUIPE?

Um bom líder está à frente de sua equipe, e o sucesso dela está na forma com a qual ele conduz a sua gestão.

Por meio de incentivos e desenvolvimento de autoestima, o líder deve alinhar os objetivos de seus colaboradores. É fundamental entender quais são as captações da equipe e sincronizá-las às metas da organização. O esforço praticado cria uma atmosfera positiva, de cordialidade e bem-estar.

Para que o trabalho em equipe possa trazer bons resultados, é preciso ter uma visão ampliada do negócio exercido. O papel de um líder é traçar estratégias de maneira efetiva.

Harmonização do ambiente de trabalho, treinamento de coaching para auxílio no desenvolvimento, habilidade de ouvir e falar, reconhecimento e feedbacks são grandes estratégias para promover maiores resultados. Essas são as principais características de uma liderança que realmente inspira o trabalho em equipe.

“Nós vencemos juntos!”

É com base nesta afirmação que o cenário interno das grandes empresas está sendo vigorado. Cada dia mais os líderes em empresas estão se responsabilizando por todo o rendimento positivo interno, e também respondem indiretamente a forma de como ele é firmado no mercado.

Conclusão

O trabalho em equipe sempre gera mais resultados que qualquer atividade executada individualmente. Quando um profissional se entrega a esse conceito, pode não somente contribuir para a obtenção de resultados como agregar valores profissionais a si mesmo.

O trabalho em equipe pode ser uma exigência atual do mercado. No entanto, aprender a lidar com relações interpessoais, aceitar opiniões, saber ouvir e expor suas opiniões de forma inteligente acabam sendo benéficos também para o desenvolvimento pessoal.

As habilidades desenvolvidas a fim de trabalhar melhor em equipe são competências que melhoram muitos outros setores da vida. Além do profissional, quem investe nesse desenvolvimento notará melhoras nos relacionamentos pessoais e na capacidade de expressão. Além disso, essas competências são capazes de aumentar a autoestima e autoconfiança, melhorando a qualidade de vida de forma geral.

Quer mais informações sobre a gestão de equipes e boa liderança? Leia também esses outros artigos no blog:

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Flora Victória

Flora Victoria é fundadora da Sociedade Brasileira de Coaching, presidente da SBCOACHING Training e Mestre em Psicologia Positiva Aplicada pela University of Pennsylvania. Diretora educacional das empresas do SBCOACHING Group e founding fellow do Institute of Coaching (IOC) – órgão afiliado à Harvard Medical School dedicado ao avanço do coaching, Flora é considerada a maior especialista em psicologia positiva aplicada ao coaching do país. Seu trabalho precursor resultou na criação do primeiro treinamento de positive coaching do Brasil. Pioneira na condução de projetos de pesquisa e comprovação científica do coaching no país, tem contribuído significativamente para consolidar a credibilidade desse processo e estimular seu desenvolvimento no Brasil e no mundo.

Como trainer e master coach, Flora já participou da formação de mais de 45 mil coaches no Brasil. Responsável pelas parcerias internacionais firmadas pela SBCOACHING com instituições globais, Flora tem trazido para o Brasil o que há de melhor e de mais atual no coaching internacional. Flora representa a Sociedade Brasileira de Coaching como membro da Graduate School Alliance for Executive Coaching (GSAEC), instituição especializada no ensino acadêmico do coaching, e da Association for Coaching (AC), credenciadora internacional presente em mais de 50 países.

Escritora de obras que são referência no coaching mundial, Flora é coautora dos livros Personal & Professional Coaching®, Executive & Business Coaching®, Positive Psychology Coaching® e Career Coaching®, entre outros. Em parceria com Brian Tracy e Villela da Matta, escreveu Estratégias Avançadas de Vendas e Engajamento Total. Como parte de sua contribuição para o coaching global, Flora foi convidada a integrar uma equipe internacional cujo objetivo foi discutir e compreender a diversidade do coaching no mundo. Esse trabalho resultou no livro Diversity in Coaching: Working with Gender, Culture, Race and Age, lançado pela Association for Coaching (AC). Como especialista em coaching, negócios, liderança e psicologia positiva, escreve artigos para a Revista SBCOACHING, para a Revista Científica Brasileira de Coaching e para diversos portais.

Com graduações acadêmicas e especializações nas áreas de Governança Corporativa pela Harvard Business School, MBA pela FGV, Marketing pela ESPM e Tecnologia pela USCS, a expert em ciências comportamentais, Flora, aplica seu sólido conhecimento teórico e prático para contribuir com diferentes públicos na conquista de resultados e aumento de realizações.

Com uma experiência organizacional consolidada ao longo de 30 anos, antes de fundar a SBCOACHING Flora foi executiva da Claro e atuou em grandes empresas como Volkswagen, Ford e Bell South, nas áreas de planejamento estratégico, gestão de mudanças, governança corporativa, tecnologia e finanças. À frente da SBCOACHING Training™, dedica-se continuamente a expandir o portfólio de serviços e a elevar cada vez mais a qualidade e a eficácia do coaching.