Coerente: significado e importância de se manter a coerência

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Você se considera uma pessoa coerente, que toma atitudes condizentes com o seu discurso?

Pois saiba que essa característica é fundamental para inspirar confiança, credibilidade e, assim, construir uma imagem pessoal positiva.

E isso vale tanto para o âmbito pessoal quanto para o profissional, uma vez que, nessas duas esferas, você precisa se relacionar com outras pessoas.

Uma pessoa coerente é aquela que consegue colocar em prática as suas falas, sem se contradizer.

Quem tem essa característica geralmente permanece fiel aos seus objetivos, crenças pessoais e propósitos.

Mas nem sempre é fácil manter a coerência no dia a dia e fazer uma autorreflexão sobre o assunto é uma maneira de rever comportamentos e desenvolver essa característica.

Então, que tal descobrir mais sobre o assunto nos seguintes tópicos?

  • O que é coerente
  • O que é ser uma pessoa coerente
  • Por que adotar esse tipo de mentalidade
  • A coerência atrai confiança
  • Desafios da autorreflexão
  • Coaching como ferramenta de desenvolvimento.

Ficou curioso? Então, siga a leitura e saiba mais.

O que é coerente?

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Coerente significa algo que possui lógica, que apresenta conexão entre fatos ou ideias.

Um discurso coerente é aquele que segue uma linha de raciocínio e que apresenta uma sequência de informações que têm sentido entre si, sem envolver contradições.

De acordo com o dicionário Michaelis, coerente é aquilo que tem uma ligação ou aderência entre diversas partes.

Trata-se de algo que tem nexo e segue uma lógica.

A palavra coerência tem origem no latim “cohaerentia”, que se traduz em coesão e conexão.

Uma pessoa é coerente quando as suas atitudes estão em harmonia com o seu discurso e vice-versa.

Assim, se você destaca em seu discurso a importância de respeitar os outros e, no dia a dia, pratica a gentileza com quem está à sua volta, pode se considerar coerente.

Mas se, pelo contrário, você pregar o respeito e se mostrar rude com colegas, familiares e amigos, então é incoerente.

Sinônimos de coerente

Existem diferentes sinônimos para se referir à coerência.

Alguns deles incluem:

  • Conexo
  • Coeso
  • Lógico
  • Racional
  • Razoável.

Já o contrário da coerência é a incoerência: aquilo que não possui lógica, é contraditório ou marcado por incertezas.

O que é ser uma pessoa coerente?

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Como você pode ver, uma pessoa coerente é aquela que coloca em prática o seu discurso.

Em outras palavras, não há discrepância entre o que ela fala e o que faz.

Uma pessoa coerente age em conformidade com seus propósitos, valores e objetivos.

Além de ser honesta com os outros, é honesta consigo mesma.

No livro A Velocidade da Confiança: O elemento que faz toda a diferença (Alta Books, 2018), Stephen Covey afirma que as pessoas coerentes agem em harmonia com seus valores e crenças mais profundos.

Assim, praticam o que pregam perante os outros.

“Quando sentem que devem fazer algo, elas o fazem. Elas não são influenciadas por forças extrínsecas, como a opinião dos outros ou as conveniências do momento”, pontua o autor.

“A voz que escutam e à qual reagem é a silenciosa voz da consciência”, finaliza.

Por isso, quem age com coerência demonstra ser uma pessoa madura e preparada para lidar com as situações do dia a dia.

Também deixa claro que não age por impulsividade, refletindo sobre suas ações antes de agir.

No entanto, isso não significa que você não possa mudar de opinião.

Afinal, o processo de evolução depende disso: na medida em que os indivíduos adquirem conhecimentos e experiências, é natural que transformem seu olhar do mundo.

Nesse caso, algumas pessoas podem até achar que você é incoerente, mas a verdade é que está sendo fiel com o que acredita.

Além disso, nem sempre é fácil ser coerente.

Muitas vezes, é necessário ter flexibilidade para lidar com as situações do cotidiano.

Concessões são importantes para os relacionamentos e, em diversos contextos, é preciso abrir mão de algo em prol de um benefício maior.

Isso também não quer dizer que você seja incoerente.

Flexibilizar as ações é importante no convívio com os outros.

Por que devemos ser coerentes?

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Devemos ser coerentes para inspirar confiança, credibilidade e carisma entre as pessoas que nos cercam.

Ter um discurso coerente com as ações é essencial para dar forma às declarações que realizamos, tornando-nos capazes de efetuar compromissos com as outras pessoas.

Em um artigo para a revista IT Forum 365, a estrategista em imagem e marca pessoal Deize Andrade aponta que a coerência é uma característica essencial para construir imagem.

“A coerência é um dos exercícios mais importantes e mais complexos que fazemos pela vida e ela é crucial para a sua marca pessoal”, diz.

A estrategista dá um exemplo que evidencia a falta de incoerência, impedindo a construção de uma imagem de credibilidade.

“A organização tem entre seus valores ‘as pessoas em primeiro lugar’ e o diretor-geral chega de manhã com a cara amarrada e não diz sequer um bom dia para aqueles com quem cruza”, aponta Deize.

Além disso, ser coerente é importante até mesmo para alcançar a felicidade.

É o que defende o Grupo de Estudo de Ética, no livro Conquiste a Felicidade (Grupo Educação Ética e Cidadania, 2011).

De acordo com o grupo, a integridade é um aspecto importante quando se adota uma conduta capaz de gerar ações construtivas.

“Boa parte das decepções surge da incapacidade da pessoa de manter uma vida coerente com o valor que é do seu conhecimento”, aponta.

E se você quer ser visto como uma pessoa carismática, a coerência também deve ser uma de suas prioridades.

Para Carlos Eduardo Lopes, no livro Mais de 1001 palavras que você deveria conhecer antes de ser um líder (Clube de Autores, 2009), pessoas carismáticas são simpáticas, honestas, transparentes e coerentes.

“Em outras palavras, uma forma de atrair a atenção é mantermos a coerência entre o que falamos e o que fazemos”, destaca o autor.

A coerência atrai confiança

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A confiança é conquistada com o tempo por meio de atitudes.

Se você é coerente e suas ações e falas estão em harmonia, está demonstrando aos outros que é uma pessoa confiável.

Isso vale tanto para o âmbito profissional quanto para o pessoal e social.

Veja um exemplo comum: a desconfiança em relação a políticos.

Isso ocorre porque, muitas vezes, candidatos prometem, durante as eleições, ações que não colocam em prática ao serem eleitos.

Não são coerentes e, portanto, não geram confiança perante os eleitores.

Da mesma forma, ocorre com todas as nossas relações sociais.

E você não quer transmitir uma imagem ruim de si mesmo, correto?

As pessoas coerentes geram confiança nos demais

Em um artigo para o jornal Folha de São Paulo, Américo José destaca que uma relação de confiança é um bem precioso e que se constrói com o tempo.

“Começa sempre com um compromisso: alguém se compromete com algo e cumpre o prometido. Ao fazer isso, essa pessoa ganha pontos com seu interlocutor”, afirma.

Segundo o autor, ao cumprir o que você promete ao longo do tempo, esses pontos acumulados se transformam em um contrato implícito com alguém.

“É como se um dissesse para o outro: ‘Eu sei que posso contar com você’”, exemplifica.

Em seu livro sobre liderança, Carlos Eduardo Lopes afirma que é preciso ter consistência.

“Se você se desvia de seus valores, os outros não serão capazes de confiar e acreditar em você”, lembra o autor.

Isso ocorre também no mundo corporativo.

Em entrevista para a revista Exame, o publicitário da Agência Africa Thiago Franzão afirma que discurso sem estar alinhado com ações não significa nada.

“Nunca compactue com decisões que abalem os seus valores. Os seus valores são os bens mais preciosos que você tem – eles são a sua palavra e a sua assinatura no mundo”, aconselha.

A importância de ser coerente em todos os aspectos da vida

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Como mencionamos anteriormente, ser coerente em todos os aspectos da vida é primordial.

Confira a importância dessa característica na carreira profissional e no âmbito pessoal.

Coerência na carreira profissional

Em entrevista para o jornal Correio 24 Horas, Luciano Salamacha, professor de gestão de empresas da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e especialista em carreira, diz que a coerência é um dos pilares que sustenta a credibilidade.

“Uma pessoa pode até construir uma relação inicial de confiança na equipe, mas se não houver coerência sequer em seus posicionamentos na empresa, a credibilidade é afetada”, afirma.

Ou seja, ser coerente é essencial para gerar confiança e credibilidade, que são fatores essenciais para qualquer profissional que deseja ser reconhecido no mercado.

Pense, por exemplo, em um profissional que apresenta inúmeras qualificações no currículo, mas ao chegar a uma entrevista de emprego, demonstra não saber colocá-las em prática.

Nesse caso, os recrutadores são capazes de identificar candidatos incoerentes, descartando a possibilidade de contratação.

Um exemplo comum consiste nos cargos de gerência.

Se o líder prega a importância da pontualidade para os colaboradores, mas chega atrasado todos os dias, perde a credibilidade para gerenciar a equipe.

Nesse caso, a liderança não é capaz de motivar a equipe, tampouco atua como referência para os colaboradores da empresa.

A mesma coisa ocorre com os empregados, segundo Américo José.

“Muitos adoram exigir respeito e responsabilidade de seus superiores, mas acabam se comportamento de forma leviana com seus colegas”, pontua ao longo do artigo.

Afinal, como afirma a coach Thirza Reis, em uma entrevista para a revista Exame, a confiança nas relações de trabalho só pode ser estabelecida em um terreno de sinceridade.

“É saber que posso acreditar no que o profissional está falando”, aponta.

Coerência no âmbito pessoal

No âmbito pessoal, a coerência é importante para manter bons relacionamentos, ganhar a confiança de quem está à volta e agir conforme os próprios objetivos.

Se você não é coerente, de que maneira irá estabelecer relações de confiança ou parcerias com familiares e amigos, por exemplo?

Lembre-se de que a incoerência é uma barreira para que as pessoas acreditem em você.

Seja coerente para inspirar confiança e para atrair pessoas coerentes à sua volta.

Essa característica também é essencial para que você corra atrás dos seus objetivos, analisando se está colocando em prática ações necessárias para alcançá-los.

Não se esqueça de que, além de ser coerente perante os outros, você precisa ser coerente com seus valores, propósitos e emoções.

Autorreflexão: você é uma pessoa coerente?

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Você se considera uma pessoa coerente?

Fazer uma autorreflexão é essencial para avaliar as suas atitudes e comportamentos, seja no trabalho, seja no âmbito social.

Será que você está colocando os seus discursos em prática?

Está agindo conforme os seus sentimentos, valores e objetivos?

Esse tipo de questionamento é um exercício de autoconhecimento, fundamental para que você promova as mudanças que deseja, entenda qual é o seu propósito e, assim, analise se o seu comportamento está de acordo.

Inclua a autorreflexão como um exercício diário, mensal ou semanal.

O importante é que você reserve um tempo na rotina a fim de olhar para si mesmo, identificar pontos de melhorias e alterar comportamentos, quando necessário.

Para isso, reflita sobre experiências passadas, identificando ocasiões em que você foi (ou não) coerente.

Pense em como você deseja reagir às situações do dia a dia daqui para frente para demonstrar coerência.

Claro que nem sempre é fácil ser coerente.

Em O poder da alta performance: Os hábitos que tornam as pessoas extraordinárias (Objetiva, 2018), Brendon Burchard afirma que, naturalmente, a identidade, personalidade e estado das pessoas variam conforme o contexto em que se encontram.

De acordo com ele, isso é saudável, mas para que o indivíduo se sinta coerente, é preciso ser consciente sobre quem é e que tipo de vida deseja ter.

“Você não pode ser coerente com algo que nunca definiu. Sem clareza e sem coerência, não há confiança”, aponta o autor.

Por isso, quando você realizar a autorreflexão, também pense a respeito dos seus objetivos, de que características você deseja ter e quais comportamentos são desejáveis.

Ao estabelecer esses critérios, fica mais fácil agir com coerência frente aos diversos tipos de situação que você enfrenta no cotidiano.

O Coaching como ferramenta de desenvolvimento

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Ainda não conhece o coaching e como ele pode ajudar no seu desenvolvimento?

O coaching é uma metodologia direcionada ao aprimoramento de competências e habilidades comportamentais.

O processo foca nas atitudes e na mentalidade do indivíduo, potencializando suas virtudes e corrigindo vulnerabilidades.

Isso é feito a partir de um plano de ação que tem como ponto de partida o objetivo ou meta, seja profissional ou pessoal.

Ou seja, primeiro se define o estado desejado, onde se quer chegar, e depois o coaching ajuda a traçar o caminho até ele.

Muitas vezes, o coachee nem mesmo tem objetivos bastante claros, e o processo de coaching pode ajudar nesse sentido.

Um dos principais benefícios do coaching para o desenvolvimento é o ganho de autoconhecimento – justamente aquilo sobre o que falamos no tópico anterior.

De um modo geral, o processo ajuda na identificação de barreiras e crenças limitantes, comportamentos indesejáveis, pontos fortes e fracos e competências a serem desenvolvidas.

A partir disso, o coach apoia o coachee na definição de metas de curto, médio e longo prazo e na criação de um plano de ação para alcançá-las.

Esse tipo de suporte é fundamental, já que, a cada sessão de coaching, são feitas avaliações de desempenho, o que permite observar e analisar o desenvolvimento do coachee com o tempo.

Algumas competências comportamentais que podem ser desenvolvidas ou aprimoradas incluem:

  • Autoconfiança
  • Autoestima
  • Empatia
  • Resiliência
  • Motivação
  • Foco
  • Comprometimento
  • Positividade
  • Autocontrole.

O desenvolvimento proporcionado pela metodologia de coaching também promove equilíbrio e harmonia, aumenta o nível de conquistas, gera energia e disposição e melhora os resultados tanto na vida pessoal quanto na profissional.

Durante todo o processo, o coach aplica técnicas para instigar o coachee a refletir, tomar decisões assertivas e avaliar seu desempenho.

Conclusão

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Já refletiu sobre as suas atitudes e discursos, identificando se você age com coerência frente às situações do cotidiano?

Se ainda não fez isso, reserve um tempo na rotina para a atividade.

Sem dúvidas, você ficará mais conectado com os seus desejos e objetivos e, assim, poderá agir com coerência de forma natural e com convicção.

Lembre-se de que a coerência é importante para estabelecer laços de confiança, fazer parcerias e gerar credibilidade para a sua imagem.

E isso é fundamental na vida pessoal e no trabalho, já que, em ambos os casos, você se relaciona com outras pessoas a todo instante.

No entanto, se você acredita que ainda precisa trabalhar as suas convicções, objetivos e comportamento, então vale a pena recorrer à metodologia de coaching.

Como você acabou de ver, é uma ferramenta poderosa para adquirir autoconhecimento, conquistar seus objetivos e desenvolver competências.

Com ela, fica mais fácil agir conforme as suas crenças e falas, demonstrando aos outros que você é uma pessoa que pratica os seus discursos.

E nessa jornada, você pode contar com a SBCoaching, organização que é referência em coaching no Brasil e no mundo.

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Brian Tracy

Brian Tracy é uma das maiores autoridades em coaching e negócios do mundo: em mais de 30 anos de atuação, passaram por suas palestras e seminários mais de 5 milhões de pessoas. Já atuou como coach e consultor em mais de mil empresas. Autor de dezenas de best-sellers, foi homenageado em 2011 com o Lifetime Achievement Award, concedido pela National Academy of Best Selling Authors. É fundador e CEO da Brian Tracy International, tem uma carreira de sucesso, principalmente nos setores de vendas e marketing, investimentos, desenvolvimento imobiliário, importação, distribuição e consultoria de gestão.

Flora Victória

Flora Victoria é fundadora da Sociedade Brasileira de Coaching, presidente da SBCOACHING Training e Mestre em Psicologia Positiva Aplicada pela University of Pennsylvania. Diretora educacional das empresas do SBCOACHING Group e founding fellow do Institute of Coaching (IOC) – órgão afiliado à Harvard Medical School dedicado ao avanço do coaching, Flora é considerada a maior especialista em psicologia positiva aplicada ao coaching do país. Seu trabalho precursor resultou na criação do primeiro treinamento de positive coaching do Brasil. Pioneira na condução de projetos de pesquisa e comprovação científica do coaching no país, tem contribuído significativamente para consolidar a credibilidade desse processo e estimular seu desenvolvimento no Brasil e no mundo.

Como trainer e master coach, Flora já participou da formação de mais de 45 mil coaches no Brasil. Responsável pelas parcerias internacionais firmadas pela SBCOACHING com instituições globais, Flora tem trazido para o Brasil o que há de melhor e de mais atual no coaching internacional. Flora representa a Sociedade Brasileira de Coaching como membro da Graduate School Alliance for Executive Coaching (GSAEC), instituição especializada no ensino acadêmico do coaching, e da Association for Coaching (AC), credenciadora internacional presente em mais de 50 países.

Escritora de obras que são referência no coaching mundial, Flora é coautora dos livros Personal & Professional Coaching®, Executive & Business Coaching®, Positive Psychology Coaching® e Career Coaching®, entre outros. Em parceria com Brian Tracy e Villela da Matta, escreveu Estratégias Avançadas de Vendas e Engajamento Total. Como parte de sua contribuição para o coaching global, Flora foi convidada a integrar uma equipe internacional cujo objetivo foi discutir e compreender a diversidade do coaching no mundo. Esse trabalho resultou no livro Diversity in Coaching: Working with Gender, Culture, Race and Age, lançado pela Association for Coaching (AC). Como especialista em coaching, negócios, liderança e psicologia positiva, escreve artigos para a Revista SBCOACHING, para a Revista Científica Brasileira de Coaching e para diversos portais.

Com graduações acadêmicas e especializações nas áreas de Governança Corporativa pela Harvard Business School, MBA pela FGV, Marketing pela ESPM e Tecnologia pela USCS, a expert em ciências comportamentais, Flora, aplica seu sólido conhecimento teórico e prático para contribuir com diferentes públicos na conquista de resultados e aumento de realizações.

Com uma experiência organizacional consolidada ao longo de 30 anos, antes de fundar a SBCOACHING Flora foi executiva da Claro e atuou em grandes empresas como Volkswagen, Ford e Bell South, nas áreas de planejamento estratégico, gestão de mudanças, governança corporativa, tecnologia e finanças. À frente da SBCOACHING Training™, dedica-se continuamente a expandir o portfólio de serviços e a elevar cada vez mais a qualidade e a eficácia do coaching.