Como agregar valor à sua empresa

Com os recursos tecnológicos atuais, os consumidores já não precisam da orientação de empresas para decidir que produto comprar. Eles podem fazer suas pesquisas por conta própria, comparar as características de serviços similares e ainda acessar avaliações de outros consumidores que já usaram o mesmo serviço previamente, o que garante uma impressão mais verídica do que a fornecida pela própria empresa. Para agregar valor à sua empresa, critérios como preço baixo ou programas de fidelidade podem não ser decisivos.

Embora os consumidores não tenham uma ideia clara disso, o que a maioria deles procura é o serviço com maior valor agregado. O valor agregado pode ser definido como a percepção que um cliente tem sobre determinado produto, levando em consideração seu custo/benefício, o preço, a qualidade do serviço e atendimento e se suas necessidades estão sendo satisfatoriamente atendidas. Na visão do cliente, aquele produto tem uma qualidade agregada que o torna diferenciado e, portanto, ganha sua preferência na hora da compra.

 

Agregando valor ao seu produto

Um dos principais desafios que executivos e donos de empresas enfrentam é como manter seu negócio atraente ao longo do tempo, mesmo com tanta concorrência. Para agregar valor aos seus clientes ou ao produto que você comercializa, você precisa entender profundamente quais as necessidades do público que atende. O que está faltando em seus serviços? Quais são os critérios determinantes no processo de compra do seu produto? Quais setores da empresa necessitam de inovação? O gosto do cliente mudou nos últimos anos? Se você tiver respostas claras para estas questões, será muito mais fácil identificar qual será possível modificar e como isso agregará valor à empresa.

Uma vez feita essa análise prévia, você deve considerar se a mudança virá na forma de uma novidade tecnológica ou em novas ferramentas de gestão de funcionários. Um caso de valor agregado é o restaurante self service. A inovação não está na comida (produto), e sim na forma como ele é disponibilizado ao cliente. O self service oferece agilidade, variedade e preço justo ao consumidor. Muitas empresas insistem em focar seus investimentos no produto, quando na verdade os serviços diferenciais aos clientes podem ser a solução.

Seja um diferencial para sua empresa
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Como o funcionário pode agregar valor à empresa

Não é só o patrão ou altos executivos que podem agregar valor à organização. Os funcionários também podem dar sua contribuição à equipe, garantindo que as tarefas sob sua responsabilidade saiam com alto grau de qualidade:

– Esteja afinado com os valores da empresa;

– Leve aos gestores sugestões de melhoria dos processos internos;

– Procure se reciclar constantemente por meio de cursos e novos conteúdos;

– Se você ocupar uma posição de liderança, mantenha sua equipe motivada e seja acessível;

– Não execute suas tarefas no piloto automático, preste atenção nas tarefas e eventuais falhas.

Leia mais sobre o assunto, no artigo 5 Dicas que agregam  valor à sua empresa , publicado aqui no Blog SBCoaching.

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Brian Tracy é uma das maiores autoridades em coaching e negócios do mundo: em mais de 30 anos de atuação, passaram por suas palestras e seminários mais de 5 milhões de pessoas. Já atuou como coach e consultor em mais de mil empresas. Autor de dezenas de best-sellers, foi homenageado em 2011 com o Lifetime Achievement Award, concedido pela National Academy of Best Selling Authors. É fundador e CEO da Brian Tracy International, tem uma carreira de sucesso, principalmente nos setores de vendas e marketing, investimentos, desenvolvimento imobiliário, importação, distribuição e consultoria de gestão.

Flora Victória

Flora Victoria é fundadora da Sociedade Brasileira de Coaching, presidente da SBCOACHING Training e Mestre em Psicologia Positiva Aplicada pela University of Pennsylvania. Diretora educacional das empresas do SBCOACHING Group e founding fellow do Institute of Coaching (IOC) – órgão afiliado à Harvard Medical School dedicado ao avanço do coaching, Flora é considerada a maior especialista em psicologia positiva aplicada ao coaching do país. Seu trabalho precursor resultou na criação do primeiro treinamento de positive coaching do Brasil. Pioneira na condução de projetos de pesquisa e comprovação científica do coaching no país, tem contribuído significativamente para consolidar a credibilidade desse processo e estimular seu desenvolvimento no Brasil e no mundo.

Como trainer e master coach, Flora já participou da formação de mais de 45 mil coaches no Brasil. Responsável pelas parcerias internacionais firmadas pela SBCOACHING com instituições globais, Flora tem trazido para o Brasil o que há de melhor e de mais atual no coaching internacional. Flora representa a Sociedade Brasileira de Coaching como membro da Graduate School Alliance for Executive Coaching (GSAEC), instituição especializada no ensino acadêmico do coaching, e da Association for Coaching (AC), credenciadora internacional presente em mais de 50 países.

Escritora de obras que são referência no coaching mundial, Flora é coautora dos livros Personal & Professional Coaching®, Executive & Business Coaching®, Positive Psychology Coaching® e Career Coaching®, entre outros. Em parceria com Brian Tracy e Villela da Matta, escreveu Estratégias Avançadas de Vendas e Engajamento Total. Como parte de sua contribuição para o coaching global, Flora foi convidada a integrar uma equipe internacional cujo objetivo foi discutir e compreender a diversidade do coaching no mundo. Esse trabalho resultou no livro Diversity in Coaching: Working with Gender, Culture, Race and Age, lançado pela Association for Coaching (AC). Como especialista em coaching, negócios, liderança e psicologia positiva, escreve artigos para a Revista SBCOACHING, para a Revista Científica Brasileira de Coaching e para diversos portais.

Com graduações acadêmicas e especializações nas áreas de Governança Corporativa pela Harvard Business School, MBA pela FGV, Marketing pela ESPM e Tecnologia pela USCS, a expert em ciências comportamentais, Flora, aplica seu sólido conhecimento teórico e prático para contribuir com diferentes públicos na conquista de resultados e aumento de realizações.

Com uma experiência organizacional consolidada ao longo de 30 anos, antes de fundar a SBCOACHING Flora foi executiva da Claro e atuou em grandes empresas como Volkswagen, Ford e Bell South, nas áreas de planejamento estratégico, gestão de mudanças, governança corporativa, tecnologia e finanças. À frente da SBCOACHING Training™, dedica-se continuamente a expandir o portfólio de serviços e a elevar cada vez mais a qualidade e a eficácia do coaching.