Como anda sua imagem para as pessoas?

Nem só em pós-graduações, MBAs e especializações se baseiam as carreiras profissionais. A aparência e o comportamento humano também contam muitos pontos na construção de uma boa imagem para as pessoas. O modo de vestir-se e agir é um grande aliado no momento de traçar os caminhos para o sucesso, já que a imagem pode ser um diferencial positivo em meio a tantas pessoas qualificadas para o mercado de trabalho.

A velha máxima “a primeira impressão é a que fica” é verdadeira em muitos casos. A todo o momento somos avaliados, seja pela postura, aparência, vestimenta ou maneira de expressar-se. Por isso, estar atento a determinadas regras pode garantir um futuro promissor. A pontualidade nos compromissos, o foco durante a execução de tarefas e a organização no ambiente de trabalho podem dizer bastante sobre a personalidade de uma pessoa e sua imagem para as pessoas. Detalhes como esses são automaticamente relacionados às características profissionais e pessoais quando surge uma oportunidade de emprego.


Mais alguns pontos importantes sobre a imagem que jamais devem ser esquecidos tratam da aparência. Para passar uma boa impressão, é preciso atentar-se às roupas usadas pelos funcionários em seu local de trabalho. As mulheres devem evitar usar calças excessivamente justas, saias e blusas curtas ou com decotes profundos. Esse tipo de vestimenta pode transmitir um sentido de vulgaridade. Colares, brincos e pulseiras que façam barulho ao movimentar-se também não são indicados. Quanto aos homens, há profissionais que consideram requisito básico manter unhas, cabelos e barba sempre aparados. Ser uma pessoa que prima pela boa apresentação transmite noções de confiança e dedicação.

A linguagem corporal também pontua a favor de qualquer pessoa, caso seja bem utilizada. Gestos, toques, a forma de falar e a postura empregada nas relações interpessoais são extremamente importantes. Ao falar, mantenha o tom de voz, o volume e a velocidade da fala controlados.

Imagem pessoal e profissional
O modo de vestir-se e agir é um grande aliado no momento de traçar os caminhos para o sucesso

Os movimentos de braços, mãos, pernas, tórax e cabeça podem ser interpretados de maneiras diversas, como negação, nervosismo, tensão ou relaxamento. Dependendo do conjunto de expressões do corpo, manter os braços sempre cruzados, por exemplo, pode dar a ideia de insegurança ou medo e, em outros momentos, de poder.

O tipo de roupa utilizado e a forma como se expressa não são os únicos responsáveis por garantir o êxito profissional. A postura adotada por cada um é o verdadeiro diferencial. Dessa forma, tenha cuidado com os assuntos discutidos durante o horário de trabalho, com a maneira de andar, de sentar e portar-se de uma forma geral. Comportamentos adequados contribuirão para uma avaliação positiva feita pelos líderes e colegas na empresa, além de serem uma demonstração clara do domínio da etiqueta corporativa.

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Flora Victória

Flora Victoria é fundadora da Sociedade Brasileira de Coaching, presidente da SBCOACHING Training e Mestre em Psicologia Positiva Aplicada pela University of Pennsylvania. Diretora educacional das empresas do SBCOACHING Group e founding fellow do Institute of Coaching (IOC) – órgão afiliado à Harvard Medical School dedicado ao avanço do coaching, Flora é considerada a maior especialista em psicologia positiva aplicada ao coaching do país. Seu trabalho precursor resultou na criação do primeiro treinamento de positive coaching do Brasil. Pioneira na condução de projetos de pesquisa e comprovação científica do coaching no país, tem contribuído significativamente para consolidar a credibilidade desse processo e estimular seu desenvolvimento no Brasil e no mundo.

Como trainer e master coach, Flora já participou da formação de mais de 45 mil coaches no Brasil. Responsável pelas parcerias internacionais firmadas pela SBCOACHING com instituições globais, Flora tem trazido para o Brasil o que há de melhor e de mais atual no coaching internacional. Flora representa a Sociedade Brasileira de Coaching como membro da Graduate School Alliance for Executive Coaching (GSAEC), instituição especializada no ensino acadêmico do coaching, e da Association for Coaching (AC), credenciadora internacional presente em mais de 50 países.

Escritora de obras que são referência no coaching mundial, Flora é coautora dos livros Personal & Professional Coaching®, Executive & Business Coaching®, Positive Psychology Coaching® e Career Coaching®, entre outros. Em parceria com Brian Tracy e Villela da Matta, escreveu Estratégias Avançadas de Vendas e Engajamento Total. Como parte de sua contribuição para o coaching global, Flora foi convidada a integrar uma equipe internacional cujo objetivo foi discutir e compreender a diversidade do coaching no mundo. Esse trabalho resultou no livro Diversity in Coaching: Working with Gender, Culture, Race and Age, lançado pela Association for Coaching (AC). Como especialista em coaching, negócios, liderança e psicologia positiva, escreve artigos para a Revista SBCOACHING, para a Revista Científica Brasileira de Coaching e para diversos portais.

Com graduações acadêmicas e especializações nas áreas de Governança Corporativa pela Harvard Business School, MBA pela FGV, Marketing pela ESPM e Tecnologia pela USCS, a expert em ciências comportamentais, Flora, aplica seu sólido conhecimento teórico e prático para contribuir com diferentes públicos na conquista de resultados e aumento de realizações.

Com uma experiência organizacional consolidada ao longo de 30 anos, antes de fundar a SBCOACHING Flora foi executiva da Claro e atuou em grandes empresas como Volkswagen, Ford e Bell South, nas áreas de planejamento estratégico, gestão de mudanças, governança corporativa, tecnologia e finanças. À frente da SBCOACHING Training™, dedica-se continuamente a expandir o portfólio de serviços e a elevar cada vez mais a qualidade e a eficácia do coaching.