Como avaliar o desempenho dos seus colaboradores

lápis papel
A avaliação permite o aprimoramento individual do empregado.

A avaliação de desempenho de colaboradores é fundamental no mundo dos negócios. Por meio dessa ferramenta de gestão, é possível analisar a postura profissional, o conhecimento técnico e a relação do colaborador com os colegas de equipe. Além de permitir o aprimoramento individual do empregado, esse exame é importante para o alcance de metas organizacionais e a identificação de pontos que precisam ser aperfeiçoados.

Confira como proceder na hora de avaliar o comportamento corporativo dos profissionais da sua equipe:



Seja mais presente: o ato de passar mais tempo na empresa, além de ser um bom exemplo, facilita a percepção do perfil de cada colaborador.

Faça um diário: anotar os erros e acertos mais significativos é importante, pois assegura uma análise mais precisa de cada funcionário.

Interaja com a equipe: chefes e subordinados precisam comunicar-se com frequência. É muito mais fácil dar um parecer sobre as pessoas quando se convive com elas.

Peça uma autocrítica: quando o colaborador avalia a própria atuação, passa a observar melhor seu desempenho na empresa e a buscar formas de aprimorar sua performance.

Realize entrevistas periódicas: esta ação auxilia empregador e empregado na análise do rendimento em determinado período e pode ser o ponto de partida para a definição de novas orientações e para a adoção de ações corretivas.

Seja firme, mas não inflexível: apenas apontar os aspectos negativos não funciona. É preciso indicar ao profissional ao menos um modo de solucionar o problema e estabelecer um tempo para a mudança de postura.

homens mulheres mesa notebook
É muito mais fácil dar um parecer sobre as pessoas quando se convive com elas.

Feedback

Os resultados obtidos com a avaliação de desempenho sempre devem ser informados aos colaboradores. O feedback é importante, porque funciona como um instrumento de motivação para a equipe.

Esse retorno permite que funcionários com dificuldades sejam auxiliados pelos colegas e busquem formas de melhorar a execução das atividades ao mesmo tempo em que serve para reconhecer o bom trabalho desempenhado por um profissional.

Vantagens da avaliação

Com a análise de desempenho e comportamento de cada indivíduo, a chance de encontrar pessoas com aptidões que podem ser mais bem aproveitadas aumentam. Isso também contribui para que os recursos humanos da organização sejam reorganizados e utilizados na função certa a fim de ampliar as vantagens competitivas do empreendimento.

A prática é ainda uma ótima forma de mostrar a importância da cultura organizacional e equilibrar as metas estabelecidas para o negócio com o comportamento e os objetivos dos colaboradores, a fim de manter a harmonia e a boa produtividade no ambiente de trabalho.

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Brian Tracy é uma das maiores autoridades em coaching e negócios do mundo: em mais de 30 anos de atuação, passaram por suas palestras e seminários mais de 5 milhões de pessoas. Já atuou como coach e consultor em mais de mil empresas. Autor de dezenas de best-sellers, foi homenageado em 2011 com o Lifetime Achievement Award, concedido pela National Academy of Best Selling Authors. É fundador e CEO da Brian Tracy International, tem uma carreira de sucesso, principalmente nos setores de vendas e marketing, investimentos, desenvolvimento imobiliário, importação, distribuição e consultoria de gestão.

Flora Victória

Flora Victoria é fundadora da Sociedade Brasileira de Coaching, presidente da SBCOACHING Training e Mestre em Psicologia Positiva Aplicada pela University of Pennsylvania. Diretora educacional das empresas do SBCOACHING Group e founding fellow do Institute of Coaching (IOC) – órgão afiliado à Harvard Medical School dedicado ao avanço do coaching, Flora é considerada a maior especialista em psicologia positiva aplicada ao coaching do país. Seu trabalho precursor resultou na criação do primeiro treinamento de positive coaching do Brasil. Pioneira na condução de projetos de pesquisa e comprovação científica do coaching no país, tem contribuído significativamente para consolidar a credibilidade desse processo e estimular seu desenvolvimento no Brasil e no mundo.

Como trainer e master coach, Flora já participou da formação de mais de 45 mil coaches no Brasil. Responsável pelas parcerias internacionais firmadas pela SBCOACHING com instituições globais, Flora tem trazido para o Brasil o que há de melhor e de mais atual no coaching internacional. Flora representa a Sociedade Brasileira de Coaching como membro da Graduate School Alliance for Executive Coaching (GSAEC), instituição especializada no ensino acadêmico do coaching, e da Association for Coaching (AC), credenciadora internacional presente em mais de 50 países.

Escritora de obras que são referência no coaching mundial, Flora é coautora dos livros Personal & Professional Coaching®, Executive & Business Coaching®, Positive Psychology Coaching® e Career Coaching®, entre outros. Em parceria com Brian Tracy e Villela da Matta, escreveu Estratégias Avançadas de Vendas e Engajamento Total. Como parte de sua contribuição para o coaching global, Flora foi convidada a integrar uma equipe internacional cujo objetivo foi discutir e compreender a diversidade do coaching no mundo. Esse trabalho resultou no livro Diversity in Coaching: Working with Gender, Culture, Race and Age, lançado pela Association for Coaching (AC). Como especialista em coaching, negócios, liderança e psicologia positiva, escreve artigos para a Revista SBCOACHING, para a Revista Científica Brasileira de Coaching e para diversos portais.

Com graduações acadêmicas e especializações nas áreas de Governança Corporativa pela Harvard Business School, MBA pela FGV, Marketing pela ESPM e Tecnologia pela USCS, a expert em ciências comportamentais, Flora, aplica seu sólido conhecimento teórico e prático para contribuir com diferentes públicos na conquista de resultados e aumento de realizações.

Com uma experiência organizacional consolidada ao longo de 30 anos, antes de fundar a SBCOACHING Flora foi executiva da Claro e atuou em grandes empresas como Volkswagen, Ford e Bell South, nas áreas de planejamento estratégico, gestão de mudanças, governança corporativa, tecnologia e finanças. À frente da SBCOACHING Training™, dedica-se continuamente a expandir o portfólio de serviços e a elevar cada vez mais a qualidade e a eficácia do coaching.