Como o coaching pode ajudar com o ócio criativo

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Pessoas criativas são capazes de converter os conhecimentos mais simples em produtos interessantes.

Pessoas criativas são capazes de converter os conhecimentos mais simples em produtos interessantes. Elas transformam ambientes e colocam a capacidade de inovar no patamar das habilidades mais cobiçadas do mundo corporativo. Dentro de uma empresa, otimizam a rotina de produção, tornam mais rápida a solução de problemas e contribuem para a construção de um clima organizacional positivo, com equipes que rendem mais.

Inspiração

Grandes empresas cresceram sob a estrutura das boas ideias, e hoje, inspiram uma centena de empreendedores a fazer o mesmo. No entanto, o grande número de informações ao qual as pessoas são submetidas nem sempre favorece esse processo. Com tanto para se preocupar e fazer, há momentos em que é difícil pensar em novidades.

Equilíbrio

Importado da Sociologia, o ócio criativo é a prática de dar mais valor aos momentos de lazer, deixando o estresse e a pressão ocuparem espaços menores no cotidiano. Sem essa carga negativa, o cérebro é capaz de fazer uma associação mais ampla de conceitos, criando o ambiente perfeito para desenvolver propostas diferentes. Mas na hora de valorizar os momentos de diversão, é preciso cuidado para não deixar que isso atrapalhe o rendimento no trabalho e se torne uma desculpa para distrações.

O papel do coaching

O primeiro passo para um controle objetivo das atividades é planejá-las diariamente, fazendo uma lista com horários de diversões e deveres, deixando espaço para a mente agir mais à vontade. O coaching criativo viabiliza esse planejamento, ajudando a distinguir entre o que é realmente necessário constar na lista.

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Reserve um tempo para conversar com outras pessoas.

Ele também pode contribuir para a superação do bloqueio através de questionamentos que direcionam o pensamento do indivíduo, fazendo pequenas conexões até conseguir o resultado desejado.

Algumas dicas podem tornar o ambiente mais favorável ao desenvolvimento das ideias:

Registre – Tenha sempre um caderno ou um bloco de anotações em mãos. Como o cérebro trabalha com associações, é provável que as melhores inspirações venham de situações externas ao ambiente de negócios.

Compartilhe – Reserve um tempo para conversar com outras pessoas, mesmo as que atuam em áreas diferentes da sua, pois é dessa troca que surgem insights inovadores. Isolar-se pode ser tão nocivo quanto a sobrecarga de informações.

Observe – Prestar atenção ao que acontece ao seu redor ajuda a perceber onde há espaço para uma proposta diferente e onde é possível melhorar o que já existe.

Quando o exercício da criatividade se torna uma prática diária, ele extrapola o universo profissional e se instala em todas as esferas da vida, trazendo benefícios de várias formas.

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Brian Tracy

Brian Tracy é uma das maiores autoridades em coaching e negócios do mundo: em mais de 30 anos de atuação, passaram por suas palestras e seminários mais de 5 milhões de pessoas. Já atuou como coach e consultor em mais de mil empresas. Autor de dezenas de best-sellers, foi homenageado em 2011 com o Lifetime Achievement Award, concedido pela National Academy of Best Selling Authors. É fundador e CEO da Brian Tracy International, tem uma carreira de sucesso, principalmente nos setores de vendas e marketing, investimentos, desenvolvimento imobiliário, importação, distribuição e consultoria de gestão.

Flora Victória

Flora Victoria é fundadora da Sociedade Brasileira de Coaching, presidente da SBCOACHING Training e Mestre em Psicologia Positiva Aplicada pela University of Pennsylvania. Diretora educacional das empresas do SBCOACHING Group e founding fellow do Institute of Coaching (IOC) – órgão afiliado à Harvard Medical School dedicado ao avanço do coaching, Flora é considerada a maior especialista em psicologia positiva aplicada ao coaching do país. Seu trabalho precursor resultou na criação do primeiro treinamento de positive coaching do Brasil. Pioneira na condução de projetos de pesquisa e comprovação científica do coaching no país, tem contribuído significativamente para consolidar a credibilidade desse processo e estimular seu desenvolvimento no Brasil e no mundo.

Como trainer e master coach, Flora já participou da formação de mais de 45 mil coaches no Brasil. Responsável pelas parcerias internacionais firmadas pela SBCOACHING com instituições globais, Flora tem trazido para o Brasil o que há de melhor e de mais atual no coaching internacional. Flora representa a Sociedade Brasileira de Coaching como membro da Graduate School Alliance for Executive Coaching (GSAEC), instituição especializada no ensino acadêmico do coaching, e da Association for Coaching (AC), credenciadora internacional presente em mais de 50 países.

Escritora de obras que são referência no coaching mundial, Flora é coautora dos livros Personal & Professional Coaching®, Executive & Business Coaching®, Positive Psychology Coaching® e Career Coaching®, entre outros. Em parceria com Brian Tracy e Villela da Matta, escreveu Estratégias Avançadas de Vendas e Engajamento Total. Como parte de sua contribuição para o coaching global, Flora foi convidada a integrar uma equipe internacional cujo objetivo foi discutir e compreender a diversidade do coaching no mundo. Esse trabalho resultou no livro Diversity in Coaching: Working with Gender, Culture, Race and Age, lançado pela Association for Coaching (AC). Como especialista em coaching, negócios, liderança e psicologia positiva, escreve artigos para a Revista SBCOACHING, para a Revista Científica Brasileira de Coaching e para diversos portais.

Com graduações acadêmicas e especializações nas áreas de Governança Corporativa pela Harvard Business School, MBA pela FGV, Marketing pela ESPM e Tecnologia pela USCS, a expert em ciências comportamentais, Flora, aplica seu sólido conhecimento teórico e prático para contribuir com diferentes públicos na conquista de resultados e aumento de realizações.

Com uma experiência organizacional consolidada ao longo de 30 anos, antes de fundar a SBCOACHING Flora foi executiva da Claro e atuou em grandes empresas como Volkswagen, Ford e Bell South, nas áreas de planejamento estratégico, gestão de mudanças, governança corporativa, tecnologia e finanças. À frente da SBCOACHING Training™, dedica-se continuamente a expandir o portfólio de serviços e a elevar cada vez mais a qualidade e a eficácia do coaching.