Como se comportar no trabalho?

O bom comportamento em um ambiente corporativo é fundamental para a manutenção do emprego e para o desenvolvimento na carreira. Uma conduta correta e condizente com o perfil da empresa tem peso equivalente às competências técnicas do profissional. Ou seja, não basta ser competente no que faz, é preciso saber se portar adequadamente no trabalho.

Atitudes do dia a dia


O ambiente profissional possibilita a interação entre diferentes pessoas. Por isso, a atenção e e o tratamento com o colega de trabalho é fundamental para evitar situações constrangedoras ou até mesmo desrespeitosas. A má educação, a falta de ética e o comportamento corporativo impróprio são justificativas para uma demissão ou fator decisivo em caso de promoção.

Outras atitudes, que pareçam irrelevantes, podem ser cruciais para a permanência em uma empresa. A vestimenta, por exemplo, diz muito sobre a pessoa. Por isso, é recomendável ter cuidado na escolha de roupas muito justas, decotes exagerados ou cores extravagantes. Evite falar gírias e palavrões nas conversas com os colegas e, principalmente, com seu gestor. É importante também respeitar o espaço do outro na empresa e evitar comportamentos abusivos. A não ser que os demais colaboradores tenham total liberdade para vestir-se e expressar-se, espere até que isso fique muito claro para adotar um comportamento extremamente informal.

Dicas para uma boa conduta

Sugestões simples podem auxiliar o comportamento humano nas organizações. Segui-las fará com que o profissional seja sempre bem visto por todos. Conhecer o código de ética da empresa é sempre um bom começo. Procure saber se ele existe e leia com atenção todas as orientações.

Comportamento no trabalho
Sugestões simples podem auxiliar o comportamento humano nas organizações

Algumas atitudes são necessárias e sem bem-vindas. Seja sempre pontual. Organize-se para chegar na hora aos compromissos e às reuniões de trabalho. Ter uma atitude cordial e prestativa também ajuda na relação corporativa. Mantenha uma postura correta e evite se sentar de qualquer jeito, com as pernas sobre móveis ou cadeiras. Tome cuidado com as redes sociais e as chamadas telefônicas. Manter o celular no modo silencioso não custa nada. Avisos de novas mensagens ou ligações frequentes podem incomodar.

Nas discussões em grupo, é preciso saber argumentar e ceder em alguns momentos. Por isso, tenha jogo de cintura frente a imprevistos e opiniões divergentes. Tente manter o bom humor, mesmo em dias difíceis. Contudo, cuidado com as brincadeiras excessivas para não passar dos limites.

A organização também é uma aliada para causar uma boa impressão. Mantenha os pertences pessoais no devido lugar e evite a bagunça da mesa de trabalho. O importante é não esquecer as regras básicas de educação, como pedir licença, falar obrigado, por favor e cumprimentar a todos, estabelecendo contato visual. Mantenha um diálogo aberto com os colegas e, principalmente, saiba ouvir com atenção. O ambiente corporativo se tornará mais agradável e produtivo se todos se esforçarem para conviver em grupo e trabalhar em equipe.
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Brian Tracy é uma das maiores autoridades em coaching e negócios do mundo: em mais de 30 anos de atuação, passaram por suas palestras e seminários mais de 5 milhões de pessoas. Já atuou como coach e consultor em mais de mil empresas. Autor de dezenas de best-sellers, foi homenageado em 2011 com o Lifetime Achievement Award, concedido pela National Academy of Best Selling Authors. É fundador e CEO da Brian Tracy International, tem uma carreira de sucesso, principalmente nos setores de vendas e marketing, investimentos, desenvolvimento imobiliário, importação, distribuição e consultoria de gestão.

Flora Victória

Flora Victoria é fundadora da Sociedade Brasileira de Coaching, presidente da SBCOACHING Training e Mestre em Psicologia Positiva Aplicada pela University of Pennsylvania. Diretora educacional das empresas do SBCOACHING Group e founding fellow do Institute of Coaching (IOC) – órgão afiliado à Harvard Medical School dedicado ao avanço do coaching, Flora é considerada a maior especialista em psicologia positiva aplicada ao coaching do país. Seu trabalho precursor resultou na criação do primeiro treinamento de positive coaching do Brasil. Pioneira na condução de projetos de pesquisa e comprovação científica do coaching no país, tem contribuído significativamente para consolidar a credibilidade desse processo e estimular seu desenvolvimento no Brasil e no mundo.

Como trainer e master coach, Flora já participou da formação de mais de 45 mil coaches no Brasil. Responsável pelas parcerias internacionais firmadas pela SBCOACHING com instituições globais, Flora tem trazido para o Brasil o que há de melhor e de mais atual no coaching internacional. Flora representa a Sociedade Brasileira de Coaching como membro da Graduate School Alliance for Executive Coaching (GSAEC), instituição especializada no ensino acadêmico do coaching, e da Association for Coaching (AC), credenciadora internacional presente em mais de 50 países.

Escritora de obras que são referência no coaching mundial, Flora é coautora dos livros Personal & Professional Coaching®, Executive & Business Coaching®, Positive Psychology Coaching® e Career Coaching®, entre outros. Em parceria com Brian Tracy e Villela da Matta, escreveu Estratégias Avançadas de Vendas e Engajamento Total. Como parte de sua contribuição para o coaching global, Flora foi convidada a integrar uma equipe internacional cujo objetivo foi discutir e compreender a diversidade do coaching no mundo. Esse trabalho resultou no livro Diversity in Coaching: Working with Gender, Culture, Race and Age, lançado pela Association for Coaching (AC). Como especialista em coaching, negócios, liderança e psicologia positiva, escreve artigos para a Revista SBCOACHING, para a Revista Científica Brasileira de Coaching e para diversos portais.

Com graduações acadêmicas e especializações nas áreas de Governança Corporativa pela Harvard Business School, MBA pela FGV, Marketing pela ESPM e Tecnologia pela USCS, a expert em ciências comportamentais, Flora, aplica seu sólido conhecimento teórico e prático para contribuir com diferentes públicos na conquista de resultados e aumento de realizações.

Com uma experiência organizacional consolidada ao longo de 30 anos, antes de fundar a SBCOACHING Flora foi executiva da Claro e atuou em grandes empresas como Volkswagen, Ford e Bell South, nas áreas de planejamento estratégico, gestão de mudanças, governança corporativa, tecnologia e finanças. À frente da SBCOACHING Training™, dedica-se continuamente a expandir o portfólio de serviços e a elevar cada vez mais a qualidade e a eficácia do coaching.