Como Controlar os Nervos no Ambiente de Trabalho

No dia a dia, é preciso saber lidar com situações estressantes que podem levar qualquer um a perder a cabeça. São muitos os momentos em que é difícil manter a calma e agir com serenidade, seja na hora de ouvir um sermão do chefe, conviver com colegas impertinentes ou escutar reclamações infundadas de um cliente. Saber como se portar no trabalho e trabalhar em equipe é fundamental. Confira dicas para controlar os nervos e não deixar sentimentos negativos tomarem conta das suas atitudes.

Pare e pense

Ações sob qualquer nível de tensão ou estresse tendem a não atingir o objetivo desejado e somente agravar a situação. Portanto, quando sentir que está prestes a explodir, não faça nada. Conte até dez, respire fundo e espere a maré se acalmar. Com a mente limpa, certamente será mais fácil resolver problemas e interromper discussões que não chegarão a nenhum consenso.



 



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Use a cabeça

Não deixe as emoções ou o passado ditarem a sua forma de se relacionar e agir com as pessoas. Busque compreender, racionalmente, o que está acontecendo à sua volta e assim poderá encontrar respostas claras e o caminho certo a seguir.

Seja compreensivo

Se o colega “explodiu” e fez xingamentos em alto e bom som, não faça o mesmo. Quando o subordinado não atingir a meta do mês, não grite ou perca o controle. Procure saber o que o levou a tomar tal atitude ou a não conseguir cumprir o acordado. Ao entender os motivos e o que de fato ocorreu, será mais fácil portar-se adequadamente. Conhecer a si próprio também é importante neste processo.

Empresários mesa
Se o colega “explodiu” e fez xingamentos em alto e bom som, não faça o mesmo.

Converse

Estabelecer um diálogo é a melhor saída para solucionar qualquer questão. Demonstre que respeita e está apto a escutar o que o outro tem a dizer. Exponha seus pontos de maneira coerente; qualquer diferença pode ser solucionada por meio da boa comunicação.

Extravase

Todo o estresse diário é absorvido e precisa, de alguma forma, ser extravasado. Se algo o chateou durante a jornada na empresa, permita-se chorar em casa ou gritar até colocar toda a raiva acumulada para fora.

Mexa-se

É comprovado que atividades físicas liberam endorfina, aumentando a sensação de bem-estar. Portanto, esportes são altamente recomendados para diminuir o nível de esgotamento. Aprender técnicas de meditação e relaxamento também pode ser útil.

Em qualquer esfera da vida, será preciso encarar as adversidades e tirar lições de cada situação. A administração de conflitos no trabalho é fundamental para evoluir e ser bem sucedido.

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Brian Tracy é uma das maiores autoridades em coaching e negócios do mundo: em mais de 30 anos de atuação, passaram por suas palestras e seminários mais de 5 milhões de pessoas. Já atuou como coach e consultor em mais de mil empresas. Autor de dezenas de best-sellers, foi homenageado em 2011 com o Lifetime Achievement Award, concedido pela National Academy of Best Selling Authors. É fundador e CEO da Brian Tracy International, tem uma carreira de sucesso, principalmente nos setores de vendas e marketing, investimentos, desenvolvimento imobiliário, importação, distribuição e consultoria de gestão.

Flora Victória

Flora Victoria é fundadora da Sociedade Brasileira de Coaching, presidente da SBCOACHING Training e Mestre em Psicologia Positiva Aplicada pela University of Pennsylvania. Diretora educacional das empresas do SBCOACHING Group e founding fellow do Institute of Coaching (IOC) – órgão afiliado à Harvard Medical School dedicado ao avanço do coaching, Flora é considerada a maior especialista em psicologia positiva aplicada ao coaching do país. Seu trabalho precursor resultou na criação do primeiro treinamento de positive coaching do Brasil. Pioneira na condução de projetos de pesquisa e comprovação científica do coaching no país, tem contribuído significativamente para consolidar a credibilidade desse processo e estimular seu desenvolvimento no Brasil e no mundo.

Como trainer e master coach, Flora já participou da formação de mais de 45 mil coaches no Brasil. Responsável pelas parcerias internacionais firmadas pela SBCOACHING com instituições globais, Flora tem trazido para o Brasil o que há de melhor e de mais atual no coaching internacional. Flora representa a Sociedade Brasileira de Coaching como membro da Graduate School Alliance for Executive Coaching (GSAEC), instituição especializada no ensino acadêmico do coaching, e da Association for Coaching (AC), credenciadora internacional presente em mais de 50 países.

Escritora de obras que são referência no coaching mundial, Flora é coautora dos livros Personal & Professional Coaching®, Executive & Business Coaching®, Positive Psychology Coaching® e Career Coaching®, entre outros. Em parceria com Brian Tracy e Villela da Matta, escreveu Estratégias Avançadas de Vendas e Engajamento Total. Como parte de sua contribuição para o coaching global, Flora foi convidada a integrar uma equipe internacional cujo objetivo foi discutir e compreender a diversidade do coaching no mundo. Esse trabalho resultou no livro Diversity in Coaching: Working with Gender, Culture, Race and Age, lançado pela Association for Coaching (AC). Como especialista em coaching, negócios, liderança e psicologia positiva, escreve artigos para a Revista SBCOACHING, para a Revista Científica Brasileira de Coaching e para diversos portais.

Com graduações acadêmicas e especializações nas áreas de Governança Corporativa pela Harvard Business School, MBA pela FGV, Marketing pela ESPM e Tecnologia pela USCS, a expert em ciências comportamentais, Flora, aplica seu sólido conhecimento teórico e prático para contribuir com diferentes públicos na conquista de resultados e aumento de realizações.

Com uma experiência organizacional consolidada ao longo de 30 anos, antes de fundar a SBCOACHING Flora foi executiva da Claro e atuou em grandes empresas como Volkswagen, Ford e Bell South, nas áreas de planejamento estratégico, gestão de mudanças, governança corporativa, tecnologia e finanças. À frente da SBCOACHING Training™, dedica-se continuamente a expandir o portfólio de serviços e a elevar cada vez mais a qualidade e a eficácia do coaching.