Como definir seus objetivos?

Saber como definir seus objetivos em médio e longo prazo é uma característica indispensável para quem quer ser bem-sucedido na vida pessoal e profissional. É verdade que, na vida, nem tudo acontece de acordo com o que foi planejado. Contratempos são esperados e até bem-vindos em alguns casos. Entretanto, para traçar um caminho a seguir e definir escolhas e preferências, ter um ponto de referência palpável é essencial. Afinal, só podemos escolher um caminho quando temos certeza de aonde queremos chegar.

Alguns passos importantes

1 – Defina seu futuro – Em primeiro lugar, é preciso escolher o que você quer para si. Aonde pretende chegar em sua carreira e vida pessoal? Seus planos são realizáveis? Trate de adequá-los e defini-los ao máximo. Sonhar é ótimo, mas também é necessário manter os pés no chão.

2 – Desenvolva uma estratégia – Entender como chegar lá é tão importante quanto saber como definir seus objetivos. Trace metas plausíveis em curto e médio prazo, calcule os recursos necessários para alcançá-las e crie um plano de ações, colocando em prática desde cedo os primeiros passos. Ninguém consegue chegar ao topo da escadaria sem subir os degraus.

3 – Motive-se – Qual o seu grau de motivação e comprometimento com seus objetivos?  Evite esperar por resultados fáceis e pense em sua situação atual como uma etapa necessária para alcançar seus sonhos. Pensar constantemente no objetivo final pode ser um fator desmotivador, então tente sempre visualizar passos que estejam mais próximos de sua condição atual.

 

Trabalho e persistência são fatores essenciais

É rara a pessoa que realiza seus sonhos sem batalhar muito. Desde cedo, é imprescindível munir-se de conhecimentos e recursos que você acredita serem necessários para o desenvolvimento de seus planos. Porém, cada um tem uma dinâmica própria para agir e saber quais são as melhores formas de criar um ambiente individual propício a um maior engajamento e motivação.

Por vezes, seus objetivos parecem muito distantes e isso pode causar desânimo e comodismo. É importante não desistir e ater-se sempre às etapas do planejamento. Mesmo que nem tudo saia como esperado, mantenha uma margem de adaptação para sua trajetória, de forma a poder modificar detalhes sem grande prejuízo para o panorama geral. Os objetivos finais também podem sofrer pequenas mudanças pelo caminho, mas evite ser muito volúvel e criar novos planos a cada semana.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quem leu este post leu também :)

O que é autoeficácia e como ela pode ajudar você

Entenda o que é sincericídio e como ele pode afetar sua vida

Cursos de extensão EAD: Saiba as vantagens de aderir ao sistema

Descubra a importância de desenvolver a autoaceitação

MBA Coaching: Saiba tudo sobre esse tipo de graduação

Aprenda cinco dicas práticas de como desenvolver o autocontrole

Materiais Educativos

Como se tornar um Coach de sucesso

Escrito por Villela da Matta, presidente da SBCOACHING, este e-book traz 29 perguntas para alavancar o marketing, as vendas e as estratégias do seu negócio para seu sucesso…

Segredos da Paternidade Positiva

O envolvimento do pai contribui de forma significativa para o crescimento intelectual e mental da criança e a estimula na educação, desenvolvimento de habilidades, interesse etc…

Brian Tracy

Brian Tracy é uma das maiores autoridades em coaching e negócios do mundo: em mais de 30 anos de atuação, passaram por suas palestras e seminários mais de 5 milhões de pessoas. Já atuou como coach e consultor em mais de mil empresas. Autor de dezenas de best-sellers, foi homenageado em 2011 com o Lifetime Achievement Award, concedido pela National Academy of Best Selling Authors. É fundador e CEO da Brian Tracy International, tem uma carreira de sucesso, principalmente nos setores de vendas e marketing, investimentos, desenvolvimento imobiliário, importação, distribuição e consultoria de gestão.

Flora Victória

Flora Victoria é fundadora da Sociedade Brasileira de Coaching, presidente da SBCOACHING Training e Mestre em Psicologia Positiva Aplicada pela University of Pennsylvania. Diretora educacional das empresas do SBCOACHING Group e founding fellow do Institute of Coaching (IOC) – órgão afiliado à Harvard Medical School dedicado ao avanço do coaching, Flora é considerada a maior especialista em psicologia positiva aplicada ao coaching do país. Seu trabalho precursor resultou na criação do primeiro treinamento de positive coaching do Brasil. Pioneira na condução de projetos de pesquisa e comprovação científica do coaching no país, tem contribuído significativamente para consolidar a credibilidade desse processo e estimular seu desenvolvimento no Brasil e no mundo.

Como trainer e master coach, Flora já participou da formação de mais de 45 mil coaches no Brasil. Responsável pelas parcerias internacionais firmadas pela SBCOACHING com instituições globais, Flora tem trazido para o Brasil o que há de melhor e de mais atual no coaching internacional. Flora representa a Sociedade Brasileira de Coaching como membro da Graduate School Alliance for Executive Coaching (GSAEC), instituição especializada no ensino acadêmico do coaching, e da Association for Coaching (AC), credenciadora internacional presente em mais de 50 países.

Escritora de obras que são referência no coaching mundial, Flora é coautora dos livros Personal & Professional Coaching®, Executive & Business Coaching®, Positive Psychology Coaching® e Career Coaching®, entre outros. Em parceria com Brian Tracy e Villela da Matta, escreveu Estratégias Avançadas de Vendas e Engajamento Total. Como parte de sua contribuição para o coaching global, Flora foi convidada a integrar uma equipe internacional cujo objetivo foi discutir e compreender a diversidade do coaching no mundo. Esse trabalho resultou no livro Diversity in Coaching: Working with Gender, Culture, Race and Age, lançado pela Association for Coaching (AC). Como especialista em coaching, negócios, liderança e psicologia positiva, escreve artigos para a Revista SBCOACHING, para a Revista Científica Brasileira de Coaching e para diversos portais.

Com graduações acadêmicas e especializações nas áreas de Governança Corporativa pela Harvard Business School, MBA pela FGV, Marketing pela ESPM e Tecnologia pela USCS, a expert em ciências comportamentais, Flora, aplica seu sólido conhecimento teórico e prático para contribuir com diferentes públicos na conquista de resultados e aumento de realizações.

Com uma experiência organizacional consolidada ao longo de 30 anos, antes de fundar a SBCOACHING Flora foi executiva da Claro e atuou em grandes empresas como Volkswagen, Ford e Bell South, nas áreas de planejamento estratégico, gestão de mudanças, governança corporativa, tecnologia e finanças. À frente da SBCOACHING Training™, dedica-se continuamente a expandir o portfólio de serviços e a elevar cada vez mais a qualidade e a eficácia do coaching.