Como dobrar sua produtividade em 4 passos

(Por Bruno Calderaro)

Todo resultado é consequência de um processo e todo processo pode ser replicado.

Se você entende esse conceito, você entende, então, que a questão para se obter um resultado especifico deixou de ser  uma questão de possibilidades e passou a ser uma questão de foco.

E o foco agora é: Qual processo me trará o resultado que desejo?

E para responder essa pergunta, apenas dois passos precisam ser dados:

1 – Definir o resultado final que você almeja.

2 – Encontrar ou construir o processo que vai gerar o resultado que você quer.

Dentro dessa linha de raciocínio, uma pergunta que deve ser feita é:

Por que algumas organizações produzem muito e outras tão pouco?

Por que um determinado amigo, amiga, colega, primo, ou conhecido sempre obtém resultados acima da média?

A resposta para essa pergunta é uma das palavras mais utilizadas no mundo corporativo atualmente: CUSTOMIZAÇÃO.

E customização nada mais é do que a sua capacidade de se adaptar ao meio e desenvolver diversas formas de se obter um mesmo resultado. Apenas isso.

Por exemplo, engajar um time a um objetivo irá requerer do líder que se encontre formas especificas de engajar diferentes membros a uma meta comum a todos. Em outras palavras, atuar de formas diferentes para se obter um mesmo resultado. Ou seja, ele terá de se customizar.

E como se customizar para atingir resultados expressivos como, por exemplo, dobrar sua produtividade?

Por mais complexo que possa parecer, o processo é simples e passa por apenas quatro passos.

São ações que você precisa realizar para dobrar sua capacidade de produzir mais. Seja mais dinheiro, mais tempo com a família, mais qualidade no seu relacionamento ou até mesmo mais resultados na sua carreira, em todas elas o processo é o mesmo.

Com esses quatro passos, você consegue construir qualquer processo para obter qualquer resultado.
Com esses quatro passos, você consegue construir qualquer processo para obter qualquer resultado.

Na verdade são quatro perspectivas. É o que eu chamo de as quatro propriedades da ação, são elas:

1-Você pode fazer mais algumas coisas com mais frequência. Você pode fazer mais coisas, mais vezes, que tem grande valor e que te trazem recompensas e satisfação.

2-Você pode fazer algumas coisas com menos frequência. Você pode, deliberadamente, decidir reduzir ou cortar atividades e comportamentos que, na verdade, estão impedindo-o de conquistar as coisas que você quer.

3-Você pode começar a fazer algumas coisas que não costumava fazer. Você pode fazer novas escolhas, aprender novas habilidades, começar novos projetos e atividades ou mudar todo o foco do seu trabalho ou vida pessoal. O importante é que você comece a fazer coisas que não costumava fazer.

4-Você pode parar de fazer algumas coisas juntas. Você pode parar um momento e avaliar sua vida com outros olhos. Pode, então, decidir parar com as atividades e comportamentos que há algum tempo não estão coerentes com o que você quer e aonde quer chegar.

Com esses quatro passos, você consegue construir qualquer processo para obter qualquer resultado, não importa qual seja. Você consegue se customizar e criar diversas maneiras de se obter um mesmo resultado.

Sendo assim, a grande pergunta agora é: O que você quer obter como resultado dos seus esforços em 3, 5 ou 10 semanas, meses ou anos?

Essa última pergunta é totalmente com você.

Bons insights e até a próxima!

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Brian Tracy é uma das maiores autoridades em coaching e negócios do mundo: em mais de 30 anos de atuação, passaram por suas palestras e seminários mais de 5 milhões de pessoas. Já atuou como coach e consultor em mais de mil empresas. Autor de dezenas de best-sellers, foi homenageado em 2011 com o Lifetime Achievement Award, concedido pela National Academy of Best Selling Authors. É fundador e CEO da Brian Tracy International, tem uma carreira de sucesso, principalmente nos setores de vendas e marketing, investimentos, desenvolvimento imobiliário, importação, distribuição e consultoria de gestão.

Flora Victória

Flora Victoria é fundadora da Sociedade Brasileira de Coaching, presidente da SBCOACHING Training e Mestre em Psicologia Positiva Aplicada pela University of Pennsylvania. Diretora educacional das empresas do SBCOACHING Group e founding fellow do Institute of Coaching (IOC) – órgão afiliado à Harvard Medical School dedicado ao avanço do coaching, Flora é considerada a maior especialista em psicologia positiva aplicada ao coaching do país. Seu trabalho precursor resultou na criação do primeiro treinamento de positive coaching do Brasil. Pioneira na condução de projetos de pesquisa e comprovação científica do coaching no país, tem contribuído significativamente para consolidar a credibilidade desse processo e estimular seu desenvolvimento no Brasil e no mundo.

Como trainer e master coach, Flora já participou da formação de mais de 45 mil coaches no Brasil. Responsável pelas parcerias internacionais firmadas pela SBCOACHING com instituições globais, Flora tem trazido para o Brasil o que há de melhor e de mais atual no coaching internacional. Flora representa a Sociedade Brasileira de Coaching como membro da Graduate School Alliance for Executive Coaching (GSAEC), instituição especializada no ensino acadêmico do coaching, e da Association for Coaching (AC), credenciadora internacional presente em mais de 50 países.

Escritora de obras que são referência no coaching mundial, Flora é coautora dos livros Personal & Professional Coaching®, Executive & Business Coaching®, Positive Psychology Coaching® e Career Coaching®, entre outros. Em parceria com Brian Tracy e Villela da Matta, escreveu Estratégias Avançadas de Vendas e Engajamento Total. Como parte de sua contribuição para o coaching global, Flora foi convidada a integrar uma equipe internacional cujo objetivo foi discutir e compreender a diversidade do coaching no mundo. Esse trabalho resultou no livro Diversity in Coaching: Working with Gender, Culture, Race and Age, lançado pela Association for Coaching (AC). Como especialista em coaching, negócios, liderança e psicologia positiva, escreve artigos para a Revista SBCOACHING, para a Revista Científica Brasileira de Coaching e para diversos portais.

Com graduações acadêmicas e especializações nas áreas de Governança Corporativa pela Harvard Business School, MBA pela FGV, Marketing pela ESPM e Tecnologia pela USCS, a expert em ciências comportamentais, Flora, aplica seu sólido conhecimento teórico e prático para contribuir com diferentes públicos na conquista de resultados e aumento de realizações.

Com uma experiência organizacional consolidada ao longo de 30 anos, antes de fundar a SBCOACHING Flora foi executiva da Claro e atuou em grandes empresas como Volkswagen, Ford e Bell South, nas áreas de planejamento estratégico, gestão de mudanças, governança corporativa, tecnologia e finanças. À frente da SBCOACHING Training™, dedica-se continuamente a expandir o portfólio de serviços e a elevar cada vez mais a qualidade e a eficácia do coaching.