Como Entrevistar Candidatos?

O sucesso de uma empresa depende, principalmente, da performance dos colaboradores. Por isso, selecionar os profissionais mais adequados para cada função é um passo fundamental na busca por uma maior vantagem competitiva no mercado.

Para que as escolhas sejam as mais acertadas, o processo de recrutamento precisa ser rigoroso e bem planejado. O profissional de RH, responsável pela seleção, deve estar bem preparado para a tarefa. É necessário saber qual o perfil de candidato desejado e os requisitos fundamentais para o exercício do cargo que será preenchido. Assim, a chance de contratar um indivíduo qualificado aumenta.

Existem diversas maneiras de realizar esse processo seletivo. A mais comum é a entrevista presencial, realizada normalmente por um gestor da empresa. Todavia, a seleção também pode ser feita em grupo ou por psicólogos. Cabe aos responsáveis pela organização decidir qual a melhor opção.

As atitudes do profissional entrevistado devem ser muito bem observadas. Postura, cortesia, confiança, otimismo, bom vocabulário e a maneira de expressar suas ideias são fatores que fazem a diferença na hora de escolher um novo colaborador. Mas como entrevistar candidatos de forma eficiente? A primeira dica é evitar perguntas cuja resposta possa ser apenas “sim” ou “não”. Prefira questionamentos que exijam uma boa argumentação. Desse modo fica mais fácil avaliar a desenvoltura do candidato.

entrevista de candidato
As atitudes do profissional entrevistado devem ser muito bem observadas. Postura, cortesia, confiança, otimismo, bom vocabulário e a maneira de expressar suas ideias

O ideal é que exista um roteiro para este momento. Convém começar pela trajetória pessoal, escolar e profissional. Com essas informações, é possível perceber eventuais lacunas e incoerências entre discurso e currículo. Vale ressaltar que o entrevistador precisa estar atento para perceber tais detalhes. Perguntar sobre as experiências do candidato nas empresas em que ele já atuou contribui para levantar dados úteis a respeito da postura do indivíduo em relação ao trabalho em equipe.

Propor a resolução de situações fictícias, que podem acontecer durante o desempenho da função, é uma excelente forma de analisar o potencial, o nível de conhecimento e a habilidade do candidato no momento de tomar decisões e solucionar problemas.

O processo de coaching ajuda a identificar o perfil de cada profissional e aproveitá-lo da melhor maneira. Por isso, é uma excelente ferramenta para preparar gestores e profissionais de recursos humanos, responsáveis pelo recrutamento de talentos. Utilizando as técnicas assimiladas com o método, é possível fazer um mapeamento comportamental do candidato. Dessa forma, o entrevistador consegue traçar o perfil do candidato, identificando suas principais características, motivações e dificuldades. Com estes dados em mãos, fica mais simples escolher o profissional ideal.

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Brian Tracy é uma das maiores autoridades em coaching e negócios do mundo: em mais de 30 anos de atuação, passaram por suas palestras e seminários mais de 5 milhões de pessoas. Já atuou como coach e consultor em mais de mil empresas. Autor de dezenas de best-sellers, foi homenageado em 2011 com o Lifetime Achievement Award, concedido pela National Academy of Best Selling Authors. É fundador e CEO da Brian Tracy International, tem uma carreira de sucesso, principalmente nos setores de vendas e marketing, investimentos, desenvolvimento imobiliário, importação, distribuição e consultoria de gestão.

Flora Victória

Flora Victoria é fundadora da Sociedade Brasileira de Coaching, presidente da SBCOACHING Training e Mestre em Psicologia Positiva Aplicada pela University of Pennsylvania. Diretora educacional das empresas do SBCOACHING Group e founding fellow do Institute of Coaching (IOC) – órgão afiliado à Harvard Medical School dedicado ao avanço do coaching, Flora é considerada a maior especialista em psicologia positiva aplicada ao coaching do país. Seu trabalho precursor resultou na criação do primeiro treinamento de positive coaching do Brasil. Pioneira na condução de projetos de pesquisa e comprovação científica do coaching no país, tem contribuído significativamente para consolidar a credibilidade desse processo e estimular seu desenvolvimento no Brasil e no mundo.

Como trainer e master coach, Flora já participou da formação de mais de 45 mil coaches no Brasil. Responsável pelas parcerias internacionais firmadas pela SBCOACHING com instituições globais, Flora tem trazido para o Brasil o que há de melhor e de mais atual no coaching internacional. Flora representa a Sociedade Brasileira de Coaching como membro da Graduate School Alliance for Executive Coaching (GSAEC), instituição especializada no ensino acadêmico do coaching, e da Association for Coaching (AC), credenciadora internacional presente em mais de 50 países.

Escritora de obras que são referência no coaching mundial, Flora é coautora dos livros Personal & Professional Coaching®, Executive & Business Coaching®, Positive Psychology Coaching® e Career Coaching®, entre outros. Em parceria com Brian Tracy e Villela da Matta, escreveu Estratégias Avançadas de Vendas e Engajamento Total. Como parte de sua contribuição para o coaching global, Flora foi convidada a integrar uma equipe internacional cujo objetivo foi discutir e compreender a diversidade do coaching no mundo. Esse trabalho resultou no livro Diversity in Coaching: Working with Gender, Culture, Race and Age, lançado pela Association for Coaching (AC). Como especialista em coaching, negócios, liderança e psicologia positiva, escreve artigos para a Revista SBCOACHING, para a Revista Científica Brasileira de Coaching e para diversos portais.

Com graduações acadêmicas e especializações nas áreas de Governança Corporativa pela Harvard Business School, MBA pela FGV, Marketing pela ESPM e Tecnologia pela USCS, a expert em ciências comportamentais, Flora, aplica seu sólido conhecimento teórico e prático para contribuir com diferentes públicos na conquista de resultados e aumento de realizações.

Com uma experiência organizacional consolidada ao longo de 30 anos, antes de fundar a SBCOACHING Flora foi executiva da Claro e atuou em grandes empresas como Volkswagen, Ford e Bell South, nas áreas de planejamento estratégico, gestão de mudanças, governança corporativa, tecnologia e finanças. À frente da SBCOACHING Training™, dedica-se continuamente a expandir o portfólio de serviços e a elevar cada vez mais a qualidade e a eficácia do coaching.