Como estão suas metas para 2019?

“Anote por escrito suas metas, faça planos de como alcança-las e trabalhe diariamente em seus planos…” Brian Tracy

Brian Tracy, maior autoridade do mundo em vendas
E finalmente, mas um lindo ano se inicia, com ele muita energia, força de vontade e sonhos!!
mindset como influencia resultados diretamente
metas smart - ferramentas de coaching

Não conheço ninguém que não faça promessas para um novo ano que se inicia. Todos independente da idade, sexo, cor, dinheiro… e aí se encontra um dos grandes mistérios da vida.
Todos os seres humanos sempre querem mais, buscam por mais, vivem por desafios e novidades, acredito que esse seja o maior diferencial nosso para os demais animais. Temos a oportunidade de pensar, desejar, sonhar….
Acontece, que sempre interessante observar que muitos prometem, mas poucos cumprem e queremos hoje entender um pouco do porque isso acontece.
Trabalhando a alguns anos com planejamento estratégico em empresas, comecei a perceber que poucos fazem metas da forma correta, poucos realmente se dedicam a desenvolver um plano de metas com todos os requisitos para que elas funcionem. Um plano com ações claras para seu dia a dia, para semana após semana.
Observei ainda que algumas pessoas têm medo de estruturar um planejamento e ao não cumpri-lo se sentir fracassado, inferior. Aqui a reflexão a ser feita é: melhor atingir 10% de uma meta de R$ 1 milhão, ou 10% de uma meta de R$ 10 mil? Sonhar alto, pode te levar a realizar alto, enquanto sonhar pequeno te faz realizar pequeno, entende?
Fracassar é algo muito relativo, para mindsets fixos, o fracasso é algo ruim, para pessoas com mindset de crescimento, o fracasso é só uma forma de dizer: faça diferente! Não falaremos de fracasso hoje, mas indico os livros: Mindset  – Carol Dweck e A Coragem de ser imperfeito – Brene Brown.

Voltando ao assunto das metas:
A clareza, o objetivo bem especificado fará toda a diferença nas ideias e ações, principalmente na motivação de agir e porque agir.
Mas, qual a diferença entre objetivos e metas?
Objetivos: são seus sonhos, seus propósitos, aquilo que você realmente pretende alcançar, o objetivo é algo mais complexo.
Metas: são as ações claras que você terá que tomar para que seu objetivo aconteça no final. São tarefas específicas que concluídas uma após a outra você atinja seu OBJETIVO.
Para que seus sonhos aconteçam precisamos em um primeiro momento saber especificadamente o que queremos!
Muitos dizem: quero ser rico, quero ser saudável, isso não é específico, dificultando demais suas metas (ações), bem como dificultando sua medição, para que ela gere ainda mais motivação para continuar quando as coisas não saírem tão bem.
A ideia desse artigo, é auxiliá-lo a rever seus planos e conseguir em 2019 o que não conseguiu até hoje.
Durante um processo de coaching, você consegue desenvolver os objetivos, metas, trabalhar suas forças para que tudo saia como previsto, bem como resolver seus sabotadores para não desistir no meio do caminho. Mas, vamos aqui dar algumas dicas para sua montagem de metas.

Você já ouviu falar sobre Metas SMART? Sabe como fazer? O que significa cada letra?
S – Específica
M – Mensurável
A – Atingível
R – Relevância
T – Temporal
As letras são da palavra em inglês, mas coloquei em português para simplificar.
ESPECÍFICO:
Quão clara está sua meta? Seu objetivo? Ex. quero ser saudável, é bem diferente de quero pesar 60kg, concorda? Ficar rico, é bem diferente de quero ter 1 milhão investido e por aí vai.
Ser especifico significa exatamente saber o que e como você quer.
Olhando para seus objetivos e metas eles estão bem específicos? Está faltando clareza?

MENSURÁVEL:
Como saber que está perto de atingir o que busca? Que seu esforço está suficiente ou que precisa de mais esforço?
Quando mensuramos, ou seja, medimos as metas podemos saber se está tudo saindo como desejado ou se precisamos fazer algo a mais, ou diferente. A mensuração também intensifica nossa motivação, quanto mais metas conseguimos concluir, mais próximos do objetivos ficamos, e isso vai nos motivando a seguir em frente.
Se o objetivo é Pesar 60kg como no exemplo acima, precisamos definir as ações que faremos para isso, cada ação/meta realizada, mais próximos estaremos de nosso objetivo, entende de onde vem a motivação?
Então defina agora como vai medir se sua meta está indo bem.

ATINGÍVEL:
Como saber se a meta/ação que colocou é possível?
Muitas vezes entender se alguém já fez ou atingiu isso é um dos primeiros passos, saber o como essa pessoa fez, quais as competências e habilidades que ela possui, ajudará a saber os próximos passos de suas ações.
Aqui a ideia é não estabelecer metas desafiadoras demais que façam com que você desista no meio do caminho. Ex. ter 1 milhão de reais em 12 meses, com um salário de R$ 5.000,00 e custo de vida de R$ 3.500,00, entende?
Agora, devemos lembrar de pessoas que com muita determinação, fizeram coisas nunca feitas antes, ou seja, mesmo as metas mais desafiadoras podem ser quebradas. É assim que recordes olímpicos são quebrados por exemplo. Pessoas que acreditam e se esforçam tanto para realizar algo que superam as expectativas e metas. Incrível né?

lideranca equipe
“O potencial de uma pessoa comum é como um vasto oceano não desbravado, um novo continente inexplorado, um mundo de possibilidades à espera de ser liberado e direcionado para algum bem maior”
Brian Tracy

RELEVÂNCIA
Entender porque seu objetivo é importante? Porque realizar cada passo da sua meta é importante?
O que irá ganhar no momento que atingir esse passo? Como irá comemorar?
A relevância é importante para que um valor seu seja preenchido, quanto mais valores encontramos num objetivo ou meta, maior a motivação para que aquilo aconteça.
Normalmente, aqui as pessoas deixam de fazer, pois como não tem muito autoconhecimento, confundem a relevância de um objetivo ou meta e acabam desistindo, afinal ela não é importante o suficiente.
Temos aqui outra enorme vantagem de se passar por um processo de coaching, durante o processo você vai realmente saber e entender seus valores, como eles devem ser preenchidos e porque você faz o que você faz, passará por assessments que trarão clareza sobre quem você é o que realmente te faz feliz, com esse autoconhecimento e autoconsciência fica muito mais fácil encontrar a relevância em tudo que faz.

TEMPORAL
Quando eu quero que isso aconteça? Qual a data que deve medir o resultado? Perceber se conseguiu ou não atingir isso?
Em seu livro METAS, Brian Tracy diz :
“Fazer um meta ou objetivo e não colocar data para que isso aconteça, é o mesmo que pedir que isso não aconteça entende?”
Essa parece a parte mais comum ao se desenhar uma meta, mas acredite não é! Muitas pessoas esquecem de colocar QUANDO querem que aquilo aconteça, e porque fazem isso? Mais uma vez por MEDO de não atingir, de não conseguirem, de fracassarem.
Conseguimos entender que tão importante quanto saber desenhar uma meta é acreditarmos que podemos sim atingir a mesma?
Então, com metas bem desenhadas como podemos fazer para vencer o medo, o fracasso? Simples: se permita errar, acertar e mudar a rota a qualquer momento, aqui desenvolver sua resiliência, permanecer com esperança e otimismo fará toda a diferença.
Com tudo isso, podemos observar que fazer as metas de ano novo acontecerem tem muito mais a ver com controle emocional, do que com conseguir ou não conseguir atingir uma meta.
Segundo estudos apenas 8% das pessoas realizam as metas que se colocam na passagem do ano novo, e sempre que estudamos o que essas pessoas fazem, percebemos que a resiliência está ali presente e forte.
Muitos conhecem Michael Jordan, o maior jogador de basquete da NBA, mas poucos conhecem sua historia, seus treinos, suas metas, quantas vezes ele jogou e errou, quantas vezes ele tentou fazer cestas e errou, no livro “Nunca deixe de tentar” ele conta que foram mais de 9.000 cestas erradas até se tornar um grande “cestinha” na NBA. Como teria sido se ele tivesse desistido quando não atingiu sua primeira meta?

Como você está se sentindo agora que entendeu como fazer uma meta? Conseguiu identificar o que precisa mudar?
Conte aqui nos comentários os insights, ideias e conclusões que esse texto trouxe a você.

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Brian Tracy

Brian Tracy é uma das maiores autoridades em coaching e negócios do mundo: em mais de 30 anos de atuação, passaram por suas palestras e seminários mais de 5 milhões de pessoas. Já atuou como coach e consultor em mais de mil empresas. Autor de dezenas de best-sellers, foi homenageado em 2011 com o Lifetime Achievement Award, concedido pela National Academy of Best Selling Authors. É fundador e CEO da Brian Tracy International, tem uma carreira de sucesso, principalmente nos setores de vendas e marketing, investimentos, desenvolvimento imobiliário, importação, distribuição e consultoria de gestão.

Flora Victória

Flora Victoria é fundadora da Sociedade Brasileira de Coaching, presidente da SBCOACHING Training e Mestre em Psicologia Positiva Aplicada pela University of Pennsylvania. Diretora educacional das empresas do SBCOACHING Group e founding fellow do Institute of Coaching (IOC) – órgão afiliado à Harvard Medical School dedicado ao avanço do coaching, Flora é considerada a maior especialista em psicologia positiva aplicada ao coaching do país. Seu trabalho precursor resultou na criação do primeiro treinamento de positive coaching do Brasil. Pioneira na condução de projetos de pesquisa e comprovação científica do coaching no país, tem contribuído significativamente para consolidar a credibilidade desse processo e estimular seu desenvolvimento no Brasil e no mundo.

Como trainer e master coach, Flora já participou da formação de mais de 45 mil coaches no Brasil. Responsável pelas parcerias internacionais firmadas pela SBCOACHING com instituições globais, Flora tem trazido para o Brasil o que há de melhor e de mais atual no coaching internacional. Flora representa a Sociedade Brasileira de Coaching como membro da Graduate School Alliance for Executive Coaching (GSAEC), instituição especializada no ensino acadêmico do coaching, e da Association for Coaching (AC), credenciadora internacional presente em mais de 50 países.

Escritora de obras que são referência no coaching mundial, Flora é coautora dos livros Personal & Professional Coaching®, Executive & Business Coaching®, Positive Psychology Coaching® e Career Coaching®, entre outros. Em parceria com Brian Tracy e Villela da Matta, escreveu Estratégias Avançadas de Vendas e Engajamento Total. Como parte de sua contribuição para o coaching global, Flora foi convidada a integrar uma equipe internacional cujo objetivo foi discutir e compreender a diversidade do coaching no mundo. Esse trabalho resultou no livro Diversity in Coaching: Working with Gender, Culture, Race and Age, lançado pela Association for Coaching (AC). Como especialista em coaching, negócios, liderança e psicologia positiva, escreve artigos para a Revista SBCOACHING, para a Revista Científica Brasileira de Coaching e para diversos portais.

Com graduações acadêmicas e especializações nas áreas de Governança Corporativa pela Harvard Business School, MBA pela FGV, Marketing pela ESPM e Tecnologia pela USCS, a expert em ciências comportamentais, Flora, aplica seu sólido conhecimento teórico e prático para contribuir com diferentes públicos na conquista de resultados e aumento de realizações.

Com uma experiência organizacional consolidada ao longo de 30 anos, antes de fundar a SBCOACHING Flora foi executiva da Claro e atuou em grandes empresas como Volkswagen, Ford e Bell South, nas áreas de planejamento estratégico, gestão de mudanças, governança corporativa, tecnologia e finanças. À frente da SBCOACHING Training™, dedica-se continuamente a expandir o portfólio de serviços e a elevar cada vez mais a qualidade e a eficácia do coaching.