Como fazer críticas ao seu colega de trabalho

A boa comunicação é vital para o ambiente corporativo e a integração de funcionários. Saber conversar com os colegas e escutar a todos, mesmo aqueles com menos experiência, estimula novas ideias e ajuda na solução de problemas. No entanto, receber ou emitir comentários sobre características profissionais pode gerar desavenças para quem não sabe administrar críticas ou transmitir, de maneira adequada, as próprias impressões.

Antes de apontar os erros, é preciso pensar na maneira com a qual vai falar para evitar intrigas, analisar o local de trabalho, a cultura e os padrões de comportamento dos colegas. É importante refletir se sua observação é construtiva e considerar se ela implicará em mudanças. Caso esteja certo de que o diálogo é necessário, converse com muito cuidado, pois as correções podem ser confundidas com ofensas.

Além da cautela, outros posicionamentos ajudam a criticar da melhor maneira:

– Garanta seu trabalho: Para que as pessoas escutem suas sugestões, elas devem confiar em seu desempenho e capacidade. Procure ser profissional ao dar conselhos;

– Tenha calma: Sempre mantenha a tranquilidade e nunca altere o tom de voz para não perder a razão;

colegas tragalho
Nem sempre é fácil manter um bom relacionamento interpessoal no trabalho.

– Ressalte as virtudes: Saiba reconhecer o trabalho e esforço do colega. Destacar as virtudes e habilidades traz motivação para o repreendido enfrentar positivamente os obstáculos e buscar mudanças de comportamento;

– Saiba ouvir: Não adianta reclamar sem saber o outro lado da história. Ouça com atenção as justificativas sobre suas inquietações. As críticas são mais aceitas quando há a possibilidade de serem explicadas;

– Seja discreto: Ser chamado a atenção em público é humilhante. Além disso, a mensagem não será assimilada, já que a pessoa estará muito mais focada no constrangimento pelo qual passou. Repreensões devem ser feitas de forma particular, pois é uma maneira de ter uma discussão honesta com o outro. Uma boa ideia é chamar o parceiro para tomar uma água ou café e, longe dos demais, falar o que se deseja;

– Seja objetivo e solidário: Mencione apenas os pontos principais, mais visíveis e alcançáveis. Se falar demais sobre o erro, a pessoa se sentirá culpada e, consequentemente, desmotivada. Coloque-se à disposição para ajudar nas dificuldades;

– Use as palavras certas: O emprego das palavras erradas pode fazer com que sua opinião seja mal interpretada ou destruir a autoestima do companheiro. Se não sabe o que falar, é melhor deixar para outra oportunidade;

Nem sempre é fácil manter um bom relacionamento interpessoal no trabalho. Afinal, os funcionários possuem personalidades diferentes. Por isso, é essencial ser paciente. Exponha seus pontos de vista com moderação e respeite sempre os outros, mesmo que não esteja de acordo com as posturas adotadas por eles. Saiba que o objetivo de qualquer crítica deve ser a busca pela melhor convivência entre os integrantes da equipe.

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Brian Tracy é uma das maiores autoridades em coaching e negócios do mundo: em mais de 30 anos de atuação, passaram por suas palestras e seminários mais de 5 milhões de pessoas. Já atuou como coach e consultor em mais de mil empresas. Autor de dezenas de best-sellers, foi homenageado em 2011 com o Lifetime Achievement Award, concedido pela National Academy of Best Selling Authors. É fundador e CEO da Brian Tracy International, tem uma carreira de sucesso, principalmente nos setores de vendas e marketing, investimentos, desenvolvimento imobiliário, importação, distribuição e consultoria de gestão.

Flora Victória

Flora Victoria é fundadora da Sociedade Brasileira de Coaching, presidente da SBCOACHING Training e Mestre em Psicologia Positiva Aplicada pela University of Pennsylvania. Diretora educacional das empresas do SBCOACHING Group e founding fellow do Institute of Coaching (IOC) – órgão afiliado à Harvard Medical School dedicado ao avanço do coaching, Flora é considerada a maior especialista em psicologia positiva aplicada ao coaching do país. Seu trabalho precursor resultou na criação do primeiro treinamento de positive coaching do Brasil. Pioneira na condução de projetos de pesquisa e comprovação científica do coaching no país, tem contribuído significativamente para consolidar a credibilidade desse processo e estimular seu desenvolvimento no Brasil e no mundo.

Como trainer e master coach, Flora já participou da formação de mais de 45 mil coaches no Brasil. Responsável pelas parcerias internacionais firmadas pela SBCOACHING com instituições globais, Flora tem trazido para o Brasil o que há de melhor e de mais atual no coaching internacional. Flora representa a Sociedade Brasileira de Coaching como membro da Graduate School Alliance for Executive Coaching (GSAEC), instituição especializada no ensino acadêmico do coaching, e da Association for Coaching (AC), credenciadora internacional presente em mais de 50 países.

Escritora de obras que são referência no coaching mundial, Flora é coautora dos livros Personal & Professional Coaching®, Executive & Business Coaching®, Positive Psychology Coaching® e Career Coaching®, entre outros. Em parceria com Brian Tracy e Villela da Matta, escreveu Estratégias Avançadas de Vendas e Engajamento Total. Como parte de sua contribuição para o coaching global, Flora foi convidada a integrar uma equipe internacional cujo objetivo foi discutir e compreender a diversidade do coaching no mundo. Esse trabalho resultou no livro Diversity in Coaching: Working with Gender, Culture, Race and Age, lançado pela Association for Coaching (AC). Como especialista em coaching, negócios, liderança e psicologia positiva, escreve artigos para a Revista SBCOACHING, para a Revista Científica Brasileira de Coaching e para diversos portais.

Com graduações acadêmicas e especializações nas áreas de Governança Corporativa pela Harvard Business School, MBA pela FGV, Marketing pela ESPM e Tecnologia pela USCS, a expert em ciências comportamentais, Flora, aplica seu sólido conhecimento teórico e prático para contribuir com diferentes públicos na conquista de resultados e aumento de realizações.

Com uma experiência organizacional consolidada ao longo de 30 anos, antes de fundar a SBCOACHING Flora foi executiva da Claro e atuou em grandes empresas como Volkswagen, Ford e Bell South, nas áreas de planejamento estratégico, gestão de mudanças, governança corporativa, tecnologia e finanças. À frente da SBCOACHING Training™, dedica-se continuamente a expandir o portfólio de serviços e a elevar cada vez mais a qualidade e a eficácia do coaching.