Como Fazer Pedidos ao Chefe?

Aumento salarial, promoção, férias fora do cronograma previamente estabelecido. Fazer esses pedidos ao chefe pode ser constrangedor para muitas pessoas. Antes de negociar com o seu líder, é importante mergulhar numa autoavaliação de desempenho profissional. Confira algumas dicas para conseguir o “sim” dentro da empresa.


O gestor está atribulado de tarefas, visivelmente estressado e a companhia amargou prejuízos durante o ano. Quando observar qualquer um desses pontos, esteja certo de que a hora não é a ideal para pleitear folgas ou um contracheque mais gordo ao fim do mês. Caso seja novato no emprego ou tenha mudado recentemente de cargo, também não seria adequado requerer um reajuste antes de adquirir mais experiência e provar que é merecedor de uma bonificação.

Humildade, sempre

Ao formular uma demanda, deixe claro que a sua vontade não está sendo imposta, e somente o superior tem o poder do “sim” ou “não”. Fale com segurança, mas evite cobranças, demonstrando que reconhece o lugar que ocupa.

Apresente bons resultados

O profissional que desempenha atribuições com louvor e executa além do que lhe foi incumbido terá chances maiores em qualquer negociação. Mostre que conseguiu cumprir com todas as obrigações e seu chefe estará mais propenso a acreditar que você tem responsabilidade suficiente para assumir novas funções e cargos. Lembre-se: colhe-se o que se planta.

Esteja munido de justificativas

Qualquer solicitação deve ser bem fundamentada. Não vale apresentar razões pessoais na hora de abordar o gestor; pontue motivos plausíveis, se possível com dados e forte embasamento, para que a demanda seja atendida.

chefe empregado reunião
Faça questão de conversar em um local reservado

Conheça as regras da companhia

Confira se o local onde trabalha tem normas específicas para o gozo de férias ou para a promoção de funcionários. Certifique-se de respeitar o regimento e somente negocie uma exceção caso seja estritamente necessário.

Seja direto e coerente

Não reclame o tempo todo do baixo salário ou dê indiretas que está cansado ou insatisfeito – essas atitudes podem causar a impressão errada. Seja discreto e solicite uma reunião formal para esclarecer o que quer.

Converse em local apropriado

Fazer perguntas na frente dos colegas pode intimidar o líder e despertar sensações negativas no ambiente de trabalho. Por isso, faça questão de conversar em um local reservado.

Avalie seu pleito e saiba ouvir não

Antes de recorrer a seu chefe, pense: o que quero é possível de ser executado? É justo? Há chances de a minha solicitação ser atendida? Só siga adiante se as perguntas tiverem respostas positivas. Mesmo assim, esteja preparado para ouvir o não. Levante a cabeça, não mude sua forma de agir e aguarde pelo momento certo para reformular o pedido.

Saiba como fazer uma autoavaliação profissional e análise de comportamento dos que estão à sua volta e estará apto a conseguir o que deseja. Seja positivo e confiante; suas atitudes ajudarão a garantir os resultados esperados.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quem leu este post leu também :)

SKILLS DE HOJE E DO FUTURO

O que é autoeficácia e como ela pode ajudar você

As habilidades mais importantes em 2021

Cursos de extensão EAD: Saiba as vantagens de aderir ao sistema

MBA Coaching: Saiba tudo sobre esse tipo de graduação

O papel do feeling no mundo corporativo

Materiais Educativos

Como se tornar um Coach de sucesso

Escrito por Villela da Matta, presidente da SBCOACHING, este e-book traz 29 perguntas para alavancar o marketing, as vendas e as estratégias do seu negócio para seu sucesso…

Segredos da Paternidade Positiva

O envolvimento do pai contribui de forma significativa para o crescimento intelectual e mental da criança e a estimula na educação, desenvolvimento de habilidades, interesse etc…

Brian Tracy

Brian Tracy é uma das maiores autoridades em coaching e negócios do mundo: em mais de 30 anos de atuação, passaram por suas palestras e seminários mais de 5 milhões de pessoas. Já atuou como coach e consultor em mais de mil empresas. Autor de dezenas de best-sellers, foi homenageado em 2011 com o Lifetime Achievement Award, concedido pela National Academy of Best Selling Authors. É fundador e CEO da Brian Tracy International, tem uma carreira de sucesso, principalmente nos setores de vendas e marketing, investimentos, desenvolvimento imobiliário, importação, distribuição e consultoria de gestão.

Flora Victória

Flora Victoria é fundadora da Sociedade Brasileira de Coaching, presidente da SBCOACHING Training e Mestre em Psicologia Positiva Aplicada pela University of Pennsylvania. Diretora educacional das empresas do SBCOACHING Group e founding fellow do Institute of Coaching (IOC) – órgão afiliado à Harvard Medical School dedicado ao avanço do coaching, Flora é considerada a maior especialista em psicologia positiva aplicada ao coaching do país. Seu trabalho precursor resultou na criação do primeiro treinamento de positive coaching do Brasil. Pioneira na condução de projetos de pesquisa e comprovação científica do coaching no país, tem contribuído significativamente para consolidar a credibilidade desse processo e estimular seu desenvolvimento no Brasil e no mundo.

Como trainer e master coach, Flora já participou da formação de mais de 45 mil coaches no Brasil. Responsável pelas parcerias internacionais firmadas pela SBCOACHING com instituições globais, Flora tem trazido para o Brasil o que há de melhor e de mais atual no coaching internacional. Flora representa a Sociedade Brasileira de Coaching como membro da Graduate School Alliance for Executive Coaching (GSAEC), instituição especializada no ensino acadêmico do coaching, e da Association for Coaching (AC), credenciadora internacional presente em mais de 50 países.

Escritora de obras que são referência no coaching mundial, Flora é coautora dos livros Personal & Professional Coaching®, Executive & Business Coaching®, Positive Psychology Coaching® e Career Coaching®, entre outros. Em parceria com Brian Tracy e Villela da Matta, escreveu Estratégias Avançadas de Vendas e Engajamento Total. Como parte de sua contribuição para o coaching global, Flora foi convidada a integrar uma equipe internacional cujo objetivo foi discutir e compreender a diversidade do coaching no mundo. Esse trabalho resultou no livro Diversity in Coaching: Working with Gender, Culture, Race and Age, lançado pela Association for Coaching (AC). Como especialista em coaching, negócios, liderança e psicologia positiva, escreve artigos para a Revista SBCOACHING, para a Revista Científica Brasileira de Coaching e para diversos portais.

Com graduações acadêmicas e especializações nas áreas de Governança Corporativa pela Harvard Business School, MBA pela FGV, Marketing pela ESPM e Tecnologia pela USCS, a expert em ciências comportamentais, Flora, aplica seu sólido conhecimento teórico e prático para contribuir com diferentes públicos na conquista de resultados e aumento de realizações.

Com uma experiência organizacional consolidada ao longo de 30 anos, antes de fundar a SBCOACHING Flora foi executiva da Claro e atuou em grandes empresas como Volkswagen, Ford e Bell South, nas áreas de planejamento estratégico, gestão de mudanças, governança corporativa, tecnologia e finanças. À frente da SBCOACHING Training™, dedica-se continuamente a expandir o portfólio de serviços e a elevar cada vez mais a qualidade e a eficácia do coaching.