Como identificar e prevenir o esgotamento mental

Você já sentiu fadiga física e emocional? Com tantos afazeres no dia a dia, alguns profissionais acabam levando o corpo e a mente ao extremo cansaço. Antes de chegar ao estopim, o esgotamento mental dá indícios de que as coisas não estão bem. Hoje, você aprenderá a combater e identificar esses sinais.

Classificado na década de 70 pelo psicólogo norte-americano Herbert Freudenberger, o esgotamento mental, também conhecido como Síndrome de Burnout, é o estado em que o cérebro é levado a um nível extremamente alto de ansiedade e estresse.

Causas do cansaço físico e mental

O esgotamento mental está relacionado ao lado profissional. Rotinas de trabalho extensivas, que exigem muita concentração e a realização de uma grande quantidade de afazeres em pouco tempo, acabam se caracterizando como condições favoráveis ao desencadeamento dessa síndrome.

Com o cansaço físico vem uma série de sinais de esgotamento mental que se desenvolvem por meio dos sintomas, como dores de cabeça e no corpo, fraqueza e até mesmo problemas gastrointestinais, como úlceras e gastrites.

Como identificar o esgotamento mental

Existem diversos sintomas que caracterizam essa situação. Acompanhe abaixo os principais indícios que identificam o esgotamento mental.

Distúrbios de sono

Na hora de dormir, você se deita, tenta descansar, se vira de um lado para o outro e não consegue pegar no sono? Ou então passa períodos excessivos dormindo ou com sonolência? Quando isso acontece, significa que corpo e mente não estão funcionando como deveriam.

Alterações de humor

Com o cansaço físico e mental, seus sentimentos têm se tornado uma montanha-russa? Em certos momentos você está feliz, alegre, confiante, e em outros está triste e desanimado? Isso acontece pois os altos picos de estresse fazem com que ocorram essas oscilações de humor, que vão de um pólo a outro rapidamente.

Dificuldade de concentração

A dificuldade de concentração acaba se tornando rotineira na vida de quem tem Burnout, sendo um dos principais sintomas de esgotamento mental. Em muitos casos, também ocorre a perda de memória recente. Com tanto cansaço, o cérebro acaba não processando tantas informações com eficiência.

Irritabilidade/agressividade

Você tem ficado irritado ou agressivo com frequência? Quando a mente está sobrecarregada, acaba ficando mais difícil fazer o processamento desses sentimentos de maneira sensata. Eles simplesmente saem de maneira involuntária, e você passa a responder a todos os estímulos externos de maneira agressiva.

Como combater o esgotamento mental

Após conhecer os indicativos de esgotamento físico e mental, é necessário aplicar novos hábitos saudáveis à rotina para combater — de maneira preventiva — essa condição. Confira algumas dicas:

Relaxamento/meditação

A meditação, assim como o relaxamento, pode trazer grandes melhorias para a saúde! Diversos estudos apontam que meditar reduz o estresse, melhora a concentração, o sono, e diminui a ansiedade. Comece aos poucos, com 15 a 20 minutos por dia, e você logo sentirá a diferença.

Exercícios físicos

A prática de exercícios físicos faz bem para todas as áreas da vida! Durante a execução dessas atividades, o cérebro libera um neuro-hormônio chamado endorfina, que regula a emoção e a percepção de dor e ajuda a produzir sensações de bem-estar e prazer.

Atividades de lazer

Se envolver em algo que gostamos faz muito bem para nosso equilíbrio mental e corporal! Pode ser desde uma leitura de livro, tocar algum instrumento ou fazer um piquenique no parque. Por isso,faça algum hobbie para se acalmar, dedique um tempo somente para você fazer o que gosta.

Procure ajuda

Em muitos casos, o que acaba gerando vários problemas no indivíduo é o desgaste físico e mental no trabalho. Nesse caso, é necessário fazer alguns questionamentos. Você está feliz em seu trabalho atual ou área de atuação?

Faça uma reflexão sobre seu estilo de vida, procure ajuda de amigos, familiares e até mesmo profissional, para que você consiga lidar com essas questões e realize as mudanças necessárias para ter mais saúde e bem estar. Pensando nisso, a SBCoaching preparou um presente exclusivo para você.

Para que você evolua ainda mais, a SBCoaching preparou um e-book especial e gratuito de “Como utilizar a negociação positiva para evitar conflitos”. Baixe agora!

Esgotamento mental e depressão

É muito comum haver uma confusão para distinguir a depressão e o esgotamento mental. A diferença é que o Burnout está ligado diretamente com o lado profissional do indivíduo, que gera sentimentos de culpa, irritabilidade e cansaço diante de sua situação trabalhista.

Para o Burnout, você pode tratar os sintomas de maneira preventiva, entender os sinais, reorganizar seus hábitos e manter-se alerta. Portanto, caso haja evolução nos sintomas, procure ajuda especializada.

Já a depressão possui os mesmos fatores de condicionamento, só que voltados para a vida como um todo, e não apenas sobre o ambiente ou local onde a pessoa trabalha. Portanto, em caso de depressão, é necessário procurar ajuda médica de um especialista em psicologia ou psiquiatria, que de acordo com cada perfil, poderá indicar o melhor tratamento.


Personal & Professional Coaching

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quem leu este post leu também :)

Entenda o que é sincericídio e como ele pode afetar sua vida

Descubra a importância de desenvolver a autoaceitação

Aprenda cinco dicas práticas de como desenvolver o autocontrole

Entenda as diferenças entre eficiência e eficácia

Aprenda a desenvolver o equilíbrio emocional

Aprenda a fazer um planejamento semanal e otimize seus resultados

Materiais Educativos

Como se tornar um Coach de sucesso

Escrito por Villela da Matta, presidente da SBCOACHING, este e-book traz 29 perguntas para alavancar o marketing, as vendas e as estratégias do seu negócio para seu sucesso…

Segredos da Paternidade Positiva

O envolvimento do pai contribui de forma significativa para o crescimento intelectual e mental da criança e a estimula na educação, desenvolvimento de habilidades, interesse etc…

Brian Tracy

Brian Tracy é uma das maiores autoridades em coaching e negócios do mundo: em mais de 30 anos de atuação, passaram por suas palestras e seminários mais de 5 milhões de pessoas. Já atuou como coach e consultor em mais de mil empresas. Autor de dezenas de best-sellers, foi homenageado em 2011 com o Lifetime Achievement Award, concedido pela National Academy of Best Selling Authors. É fundador e CEO da Brian Tracy International, tem uma carreira de sucesso, principalmente nos setores de vendas e marketing, investimentos, desenvolvimento imobiliário, importação, distribuição e consultoria de gestão.

Flora Victória

Flora Victoria é fundadora da Sociedade Brasileira de Coaching, presidente da SBCOACHING Training e Mestre em Psicologia Positiva Aplicada pela University of Pennsylvania. Diretora educacional das empresas do SBCOACHING Group e founding fellow do Institute of Coaching (IOC) – órgão afiliado à Harvard Medical School dedicado ao avanço do coaching, Flora é considerada a maior especialista em psicologia positiva aplicada ao coaching do país. Seu trabalho precursor resultou na criação do primeiro treinamento de positive coaching do Brasil. Pioneira na condução de projetos de pesquisa e comprovação científica do coaching no país, tem contribuído significativamente para consolidar a credibilidade desse processo e estimular seu desenvolvimento no Brasil e no mundo.

Como trainer e master coach, Flora já participou da formação de mais de 45 mil coaches no Brasil. Responsável pelas parcerias internacionais firmadas pela SBCOACHING com instituições globais, Flora tem trazido para o Brasil o que há de melhor e de mais atual no coaching internacional. Flora representa a Sociedade Brasileira de Coaching como membro da Graduate School Alliance for Executive Coaching (GSAEC), instituição especializada no ensino acadêmico do coaching, e da Association for Coaching (AC), credenciadora internacional presente em mais de 50 países.

Escritora de obras que são referência no coaching mundial, Flora é coautora dos livros Personal & Professional Coaching®, Executive & Business Coaching®, Positive Psychology Coaching® e Career Coaching®, entre outros. Em parceria com Brian Tracy e Villela da Matta, escreveu Estratégias Avançadas de Vendas e Engajamento Total. Como parte de sua contribuição para o coaching global, Flora foi convidada a integrar uma equipe internacional cujo objetivo foi discutir e compreender a diversidade do coaching no mundo. Esse trabalho resultou no livro Diversity in Coaching: Working with Gender, Culture, Race and Age, lançado pela Association for Coaching (AC). Como especialista em coaching, negócios, liderança e psicologia positiva, escreve artigos para a Revista SBCOACHING, para a Revista Científica Brasileira de Coaching e para diversos portais.

Com graduações acadêmicas e especializações nas áreas de Governança Corporativa pela Harvard Business School, MBA pela FGV, Marketing pela ESPM e Tecnologia pela USCS, a expert em ciências comportamentais, Flora, aplica seu sólido conhecimento teórico e prático para contribuir com diferentes públicos na conquista de resultados e aumento de realizações.

Com uma experiência organizacional consolidada ao longo de 30 anos, antes de fundar a SBCOACHING Flora foi executiva da Claro e atuou em grandes empresas como Volkswagen, Ford e Bell South, nas áreas de planejamento estratégico, gestão de mudanças, governança corporativa, tecnologia e finanças. À frente da SBCOACHING Training™, dedica-se continuamente a expandir o portfólio de serviços e a elevar cada vez mais a qualidade e a eficácia do coaching.