Como Identificar Talentos para Vagas

Identificar e contratar talentos que tenham o perfil desejado para determinada vaga não é uma tarefa fácil. A seleção de um bom profissional exige planejamento, habilidade e responsabilidade, pois a escolha correta é determinante para os objetivos traçados e o sucesso de cada negócio. Saber como agir em uma entrevista de emprego também é fundamental.

A pessoa responsável por selecionar novos funcionários deve possuir critérios para organizar esse processo, levando em consideração fatores como comunicação, relacionamento interpessoal, visão sistêmica e empreendedora. Cada vez mais as empresas estão de olho em colaboradores que vão além das habilidades técnicas, buscando competências comportamentais e demonstrando bom senso.


Recrutando

A área de recrutamento conta com diversas ferramentas para auxiliar na hora da escolha do funcionário. Recursos on-line, como sites especializados e mídias sociais, anúncios em jornais e revistas, além de um banco de dados são algumas opções para a seleção de pessoal. Apesar das inovações tecnológicas e das redes de relacionamento estarem ajudando bastante na identificação de talentos, a boa e velha entrevista de emprego resistiu e ainda é a preferida para determinar a contratação.

Como entrevistar candidatos

Saber como extrair o máximo de informações úteis sobre os candidatos é essencial. Descrever a vaga, detalhando as atribuições e explicando quais os resultados que se espera alcançar, além de saber visualizar a pessoa como um todo, observando como se veste e se comporta diante da equipe, são algumas dicas. Faça uma lista de perguntas específicas, mas não se esqueça de elaborar questionamentos que exijam respostas mais completas, e não apenas sim ou não.

Lupa bonequinhos
Saber como extrair o máximo de informações úteis sobre os candidatos é essencial.

Avaliando o currículo

É importante analisar todo o currículo do interessado. Atente para questões que queira elucidar, como o pouco tempo passado em uma empresa ou alguma outra função que não ficou muito clara. Por fim, agradeça pela participação do aspirante ao cargo na entrevista e diga o que ele deve esperar da corporação. Quando acabar o processo de seleção, informe o resultado aos candidatos, pois é importante que todos recebam um posicionamento.

Não há espaço para erros na hora de contratar, já que uma escolha equivocada pode gerar prejuízos para o desenvolvimento da empresa. O fator humano é um grande diferencial competitivo no mundo dos negócios. Quando se faz a escolha certa de talentos, as metas e objetivos organizacionais são alcançados com êxito.

Dessa forma, para identificá-los, é importante considerar a maneira como agem durante a entrevista. Fundamental também é seguir algumas dicas para não deixar o funcionário ideal escapar:

• Veja se o candidato aparenta ter engajamento compatível com os objetivos da empresa;

• Analise se ele compreende o contexto da organização;

• Verifique se possui características que se adequam ao emprego;

• Peça ao candidato que discorra sobre situações vivenciadas durante a trajetória profissional;

• Do início ao fim, observe se a pessoa possui habilidades comportamentais adequadas, se senta e fala corretamente.

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Brian Tracy é uma das maiores autoridades em coaching e negócios do mundo: em mais de 30 anos de atuação, passaram por suas palestras e seminários mais de 5 milhões de pessoas. Já atuou como coach e consultor em mais de mil empresas. Autor de dezenas de best-sellers, foi homenageado em 2011 com o Lifetime Achievement Award, concedido pela National Academy of Best Selling Authors. É fundador e CEO da Brian Tracy International, tem uma carreira de sucesso, principalmente nos setores de vendas e marketing, investimentos, desenvolvimento imobiliário, importação, distribuição e consultoria de gestão.

Flora Victória

Flora Victoria é fundadora da Sociedade Brasileira de Coaching, presidente da SBCOACHING Training e Mestre em Psicologia Positiva Aplicada pela University of Pennsylvania. Diretora educacional das empresas do SBCOACHING Group e founding fellow do Institute of Coaching (IOC) – órgão afiliado à Harvard Medical School dedicado ao avanço do coaching, Flora é considerada a maior especialista em psicologia positiva aplicada ao coaching do país. Seu trabalho precursor resultou na criação do primeiro treinamento de positive coaching do Brasil. Pioneira na condução de projetos de pesquisa e comprovação científica do coaching no país, tem contribuído significativamente para consolidar a credibilidade desse processo e estimular seu desenvolvimento no Brasil e no mundo.

Como trainer e master coach, Flora já participou da formação de mais de 45 mil coaches no Brasil. Responsável pelas parcerias internacionais firmadas pela SBCOACHING com instituições globais, Flora tem trazido para o Brasil o que há de melhor e de mais atual no coaching internacional. Flora representa a Sociedade Brasileira de Coaching como membro da Graduate School Alliance for Executive Coaching (GSAEC), instituição especializada no ensino acadêmico do coaching, e da Association for Coaching (AC), credenciadora internacional presente em mais de 50 países.

Escritora de obras que são referência no coaching mundial, Flora é coautora dos livros Personal & Professional Coaching®, Executive & Business Coaching®, Positive Psychology Coaching® e Career Coaching®, entre outros. Em parceria com Brian Tracy e Villela da Matta, escreveu Estratégias Avançadas de Vendas e Engajamento Total. Como parte de sua contribuição para o coaching global, Flora foi convidada a integrar uma equipe internacional cujo objetivo foi discutir e compreender a diversidade do coaching no mundo. Esse trabalho resultou no livro Diversity in Coaching: Working with Gender, Culture, Race and Age, lançado pela Association for Coaching (AC). Como especialista em coaching, negócios, liderança e psicologia positiva, escreve artigos para a Revista SBCOACHING, para a Revista Científica Brasileira de Coaching e para diversos portais.

Com graduações acadêmicas e especializações nas áreas de Governança Corporativa pela Harvard Business School, MBA pela FGV, Marketing pela ESPM e Tecnologia pela USCS, a expert em ciências comportamentais, Flora, aplica seu sólido conhecimento teórico e prático para contribuir com diferentes públicos na conquista de resultados e aumento de realizações.

Com uma experiência organizacional consolidada ao longo de 30 anos, antes de fundar a SBCOACHING Flora foi executiva da Claro e atuou em grandes empresas como Volkswagen, Ford e Bell South, nas áreas de planejamento estratégico, gestão de mudanças, governança corporativa, tecnologia e finanças. À frente da SBCOACHING Training™, dedica-se continuamente a expandir o portfólio de serviços e a elevar cada vez mais a qualidade e a eficácia do coaching.