Como identificar um líder em pequenas atitudes

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O comportamento de um líder pode determinar o sucesso da empresa

O comportamento de um líder pode determinar o sucesso da empresa. Este fator é fundamental na condução das atividades e na construção de bons resultados da equipe. Por isso, é importante saber identificar as pessoas que possam desempenhar bem esse papel. A seguir, conheça algumas características que indicam atitudes de liderança em um ambiente corporativo. Elas podem auxiliar no reconhecimento das figuras que possuem este perfil.


Muitas vezes, atitudes grandiosas são esperadas de alguém que exerce um cargo de chefia. Entretanto, são os pequenos atos que constroem uma boa liderança. A pessoa que está à frente de um grupo precisa apresentar algumas qualidades que são essenciais para o desempenho satisfatório do trabalho e, consequentemente, dos negócios.

Primeiramente, é dever do líder manter um bom relacionamento interpessoal com seus colaboradores. Dessa forma, ele conhecerá as pessoas que estão ao seu redor e poderá estimular os potenciais de cada uma delas para um melhor trabalho conjunto. O relacionamento tem um tom ideal quando existe comprometimento das duas partes e não há sentimento de rivalidade. Assim, consegue-se ter pensamentos em comum em relação às atividades executadas.

É preciso também ter estratégia e planejamento em todas as tomadas de decisões. Ações bem pensadas refletem sabedoria e preocupação dos líderes com seus funcionários. Com a conclusão de um projeto, por exemplo, o reconhecimento do esforço da equipe é essencial. Assim, todos estarão motivados para novas metas. O líder deve, ainda, estar atento à busca por conhecimento. É importante estar sempre  capacitado e atualizado, sendo um modelo para os colaboradores. Por isso, nunca deve deixar de ser um aprendiz.

Conhecer ao máximo a equipe de trabalho e estar bem informado sobre as notícias relevantes da empresa e da respectiva área de atuação são outras qualidades destacáveis.  Vale demonstrar de maneira clara o comprometimento com o serviço e o prazer pelo que realiza.

 À procura de um diferencial

Nem sempre essas características naturais de um bom líder são encontradas facilmente. Muitas vezes, não são devidamente trabalhadas em pessoas que apresentam potencial para a liderança. Logo, é importante o olhar atento para o desempenho do grupo. Só assim poderão ser identificados possíveis perfis para a função de líder. Quando isso acontece, todos saem ganhando – a empresa e os funcionários.

A função de um líder é, essencialmente, compreender e extrair o melhor dos colaboradores para que eles possam desenvolver essas qualidades em prol do negócio e de seu crescimento pessoal. Só assim todos estarão capacitados e estimulados a assumir os próprios desafios.

Crédito Imagens

http://www.blog.centersucesso.com/

http://exame.abril.com.br

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Flora Victória

Flora Victoria é fundadora da Sociedade Brasileira de Coaching, presidente da SBCOACHING Training e Mestre em Psicologia Positiva Aplicada pela University of Pennsylvania. Diretora educacional das empresas do SBCOACHING Group e founding fellow do Institute of Coaching (IOC) – órgão afiliado à Harvard Medical School dedicado ao avanço do coaching, Flora é considerada a maior especialista em psicologia positiva aplicada ao coaching do país. Seu trabalho precursor resultou na criação do primeiro treinamento de positive coaching do Brasil. Pioneira na condução de projetos de pesquisa e comprovação científica do coaching no país, tem contribuído significativamente para consolidar a credibilidade desse processo e estimular seu desenvolvimento no Brasil e no mundo.

Como trainer e master coach, Flora já participou da formação de mais de 45 mil coaches no Brasil. Responsável pelas parcerias internacionais firmadas pela SBCOACHING com instituições globais, Flora tem trazido para o Brasil o que há de melhor e de mais atual no coaching internacional. Flora representa a Sociedade Brasileira de Coaching como membro da Graduate School Alliance for Executive Coaching (GSAEC), instituição especializada no ensino acadêmico do coaching, e da Association for Coaching (AC), credenciadora internacional presente em mais de 50 países.

Escritora de obras que são referência no coaching mundial, Flora é coautora dos livros Personal & Professional Coaching®, Executive & Business Coaching®, Positive Psychology Coaching® e Career Coaching®, entre outros. Em parceria com Brian Tracy e Villela da Matta, escreveu Estratégias Avançadas de Vendas e Engajamento Total. Como parte de sua contribuição para o coaching global, Flora foi convidada a integrar uma equipe internacional cujo objetivo foi discutir e compreender a diversidade do coaching no mundo. Esse trabalho resultou no livro Diversity in Coaching: Working with Gender, Culture, Race and Age, lançado pela Association for Coaching (AC). Como especialista em coaching, negócios, liderança e psicologia positiva, escreve artigos para a Revista SBCOACHING, para a Revista Científica Brasileira de Coaching e para diversos portais.

Com graduações acadêmicas e especializações nas áreas de Governança Corporativa pela Harvard Business School, MBA pela FGV, Marketing pela ESPM e Tecnologia pela USCS, a expert em ciências comportamentais, Flora, aplica seu sólido conhecimento teórico e prático para contribuir com diferentes públicos na conquista de resultados e aumento de realizações.

Com uma experiência organizacional consolidada ao longo de 30 anos, antes de fundar a SBCOACHING Flora foi executiva da Claro e atuou em grandes empresas como Volkswagen, Ford e Bell South, nas áreas de planejamento estratégico, gestão de mudanças, governança corporativa, tecnologia e finanças. À frente da SBCOACHING Training™, dedica-se continuamente a expandir o portfólio de serviços e a elevar cada vez mais a qualidade e a eficácia do coaching.