Como lidar com o choro no ambiente de trabalho

Controlar as emoções diante de uma bronca do chefe ou de declarações inesperadas feitas por um colega é um grande desafio, principalmente se isso for consequência de um erro – e se a vida particular já estiver meio abalada. Não é fácil ver os outros olhando para você enquanto se é exposto, mas é preciso sempre manter a serenidade nessas situações.

É importante ter em mente que ficar calmo é o melhor a ser feito, mesmo que as declarações ouvidas o envergonhem. Chorar no ambiente de trabalho não é recomendável. Fora do espaço corporativo, na companhia de parentes e amigos, esta atitude pode até parecer um sinal de humanidade e sensibilidade, mas em meio à rotina da empresa pode evidenciar um perfil comportamental nada desejado: o de uma pessoa desequilibrada. E isso não é bom para a sua carreira.


Manter-se tranquilo enquanto se está sob forte pressão pode ser o diferencial entre uma demissão e uma promoção. É óbvio que há casos em que é extremamente difícil não perder a sensatez, mas quanto mais você a mantém, melhor é para a sua imagem. A recomendação é buscar se adaptar da melhor maneira possível às condições impostas pelo dia a dia e trabalhar em cima da ideia de que não há espaço para lágrimas em seu setor, pois a postura adotada é peça fundamental na engrenagem profissional.

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O empregado não deve demonstrar fragilidade diante de momentos de tensão.

O empregado que demonstra fragilidade diante de momentos de tensão em uma relação interpessoal tende a não ser bem visto pela chefia. Portanto, é indispensável saber lidar com as dificuldades presentes no cotidiano da corporação para merecer o reconhecimento almejado e se tornar um destaque entre os demais.

Mantendo o equilíbrio no ambiente de trabalho

Seja qual for o ramo, as organizações geralmente estão inseridas em um mercado bastante competitivo. Para se sair bem perante a concorrência, o empreendimento precisa contar com uma equipe preparada para este tipo de ambiente. É essencial ainda que os colaboradores estejam em constante desenvolvimento e tenham habilidade para contornar toda e qualquer adversidade proveniente da função que desempenham.

Certamente, as pessoas bem-sucedidas apresentam entre suas qualidades profissionais esta característica. Afinal, o trabalhador que se mantém tranquilo sob as mais variadas circunstâncias é reconhecido pelo bom senso e prudência, que, somados a outras atribuições, podem ser o trampolim para uma trajetória de sucesso. Ter equilíbrio emocional é sinal de maturidade e pode render bons frutos, que vão desde a ascensão funcional ao aumento salarial.

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Brian Tracy

Brian Tracy é uma das maiores autoridades em coaching e negócios do mundo: em mais de 30 anos de atuação, passaram por suas palestras e seminários mais de 5 milhões de pessoas. Já atuou como coach e consultor em mais de mil empresas. Autor de dezenas de best-sellers, foi homenageado em 2011 com o Lifetime Achievement Award, concedido pela National Academy of Best Selling Authors. É fundador e CEO da Brian Tracy International, tem uma carreira de sucesso, principalmente nos setores de vendas e marketing, investimentos, desenvolvimento imobiliário, importação, distribuição e consultoria de gestão.

Flora Victória

Flora Victoria é fundadora da Sociedade Brasileira de Coaching, presidente da SBCOACHING Training e Mestre em Psicologia Positiva Aplicada pela University of Pennsylvania. Diretora educacional das empresas do SBCOACHING Group e founding fellow do Institute of Coaching (IOC) – órgão afiliado à Harvard Medical School dedicado ao avanço do coaching, Flora é considerada a maior especialista em psicologia positiva aplicada ao coaching do país. Seu trabalho precursor resultou na criação do primeiro treinamento de positive coaching do Brasil. Pioneira na condução de projetos de pesquisa e comprovação científica do coaching no país, tem contribuído significativamente para consolidar a credibilidade desse processo e estimular seu desenvolvimento no Brasil e no mundo.

Como trainer e master coach, Flora já participou da formação de mais de 45 mil coaches no Brasil. Responsável pelas parcerias internacionais firmadas pela SBCOACHING com instituições globais, Flora tem trazido para o Brasil o que há de melhor e de mais atual no coaching internacional. Flora representa a Sociedade Brasileira de Coaching como membro da Graduate School Alliance for Executive Coaching (GSAEC), instituição especializada no ensino acadêmico do coaching, e da Association for Coaching (AC), credenciadora internacional presente em mais de 50 países.

Escritora de obras que são referência no coaching mundial, Flora é coautora dos livros Personal & Professional Coaching®, Executive & Business Coaching®, Positive Psychology Coaching® e Career Coaching®, entre outros. Em parceria com Brian Tracy e Villela da Matta, escreveu Estratégias Avançadas de Vendas e Engajamento Total. Como parte de sua contribuição para o coaching global, Flora foi convidada a integrar uma equipe internacional cujo objetivo foi discutir e compreender a diversidade do coaching no mundo. Esse trabalho resultou no livro Diversity in Coaching: Working with Gender, Culture, Race and Age, lançado pela Association for Coaching (AC). Como especialista em coaching, negócios, liderança e psicologia positiva, escreve artigos para a Revista SBCOACHING, para a Revista Científica Brasileira de Coaching e para diversos portais.

Com graduações acadêmicas e especializações nas áreas de Governança Corporativa pela Harvard Business School, MBA pela FGV, Marketing pela ESPM e Tecnologia pela USCS, a expert em ciências comportamentais, Flora, aplica seu sólido conhecimento teórico e prático para contribuir com diferentes públicos na conquista de resultados e aumento de realizações.

Com uma experiência organizacional consolidada ao longo de 30 anos, antes de fundar a SBCOACHING Flora foi executiva da Claro e atuou em grandes empresas como Volkswagen, Ford e Bell South, nas áreas de planejamento estratégico, gestão de mudanças, governança corporativa, tecnologia e finanças. À frente da SBCOACHING Training™, dedica-se continuamente a expandir o portfólio de serviços e a elevar cada vez mais a qualidade e a eficácia do coaching.