Como lidar com ordens

No ambiente corporativo, onde a hierarquia é um elemento constante, chefes e subordinados precisam estar em harmonia para que o trabalho seja eficiente. A divisão de papéis, que envolve dar e receber ordens, deve ser vista com profissionalismo, pois uma má relação prejudica a produtividade de todos.

Muitas vezes, os encarregados desenvolvem resistência para aceitar determinações superiores, motivados pela arrogância e desinteresse pelas atividades coletivas. O excesso de confiança é outro obstáculo, pois passa a impressão de que o papel do gestor não é relevante.

Uma maneira de solucionar essa questão é a companhia investir no treinamento de líderes, capacitando os funcionários para que eles entendam que todos os membros da corporação são necessários e que os melhores resultados são obtidos por meio do esforço conjunto do grupo.



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Algumas dicas podem ajudar os trabalhadores a como lidar com ordens e a evitar a má vontade e o orgulho, que impedem de segui-las:

Saiba ouvir – A falta de atenção leva a interpretações erradas sobre o que foi solicitado. Compreenda as instruções e pergunte se houver dúvidas. Desta forma, é mais fácil entender qual o objetivo da tarefa e como os resultados vão agregar valor ao trabalho, afastando indisposições.

Seja cordial – Tenha em mente que todos os integrantes da organização merecem respeito. Uma boa educação torna as argumentações menos agressivas, facilitando a troca de ideias na hierarquia funcional. Também é uma maneira de conquistar o respeito dos superiores e trabalhar com liberdade, sempre dentro do contexto de subordinação. Lembre-se que mesmo as melhores ideias devem ser reportadas.

equipe profissionais e resultados
Os melhores resultados são obtidos por meio do esforço conjunto do grupo.

Acredite no gestor – Cargos de alto nível são ocupados por profissionais competentes, que passaram por seleções rigorosas e sabem como ser um líder. Confiar no preparo deles ajuda a compreender decisões e tarefas inovadoras, além de inspirar atitudes semelhantes, contribuindo para o crescimento pessoal dos colaboradores.

Tenha opinião – As organizações valorizam funcionários que sabem posicionar-se e fazer questionamentos, mas é necessário cuidado para não impor suas ideias. Ao expressar um ponto de vista, use argumentos coerentes que fundamentem o discurso.

Atualmente, as grandes corporações apostam em incentivos para estimular a permanência de profissionais exemplares, que se adequam à hierarquia e sabem trabalhar para alcançar os melhores resultados. Como ajudam a criar ambientes tranquilos e produtivos, eles têm a atitude recompensada com cursos de qualificação, horários flexíveis e confortos maiores no escritório. A capacidade de adaptação à empresa só traz benefícios.

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Brian Tracy é uma das maiores autoridades em coaching e negócios do mundo: em mais de 30 anos de atuação, passaram por suas palestras e seminários mais de 5 milhões de pessoas. Já atuou como coach e consultor em mais de mil empresas. Autor de dezenas de best-sellers, foi homenageado em 2011 com o Lifetime Achievement Award, concedido pela National Academy of Best Selling Authors. É fundador e CEO da Brian Tracy International, tem uma carreira de sucesso, principalmente nos setores de vendas e marketing, investimentos, desenvolvimento imobiliário, importação, distribuição e consultoria de gestão.

Flora Victória

Flora Victoria é fundadora da Sociedade Brasileira de Coaching, presidente da SBCOACHING Training e Mestre em Psicologia Positiva Aplicada pela University of Pennsylvania. Diretora educacional das empresas do SBCOACHING Group e founding fellow do Institute of Coaching (IOC) – órgão afiliado à Harvard Medical School dedicado ao avanço do coaching, Flora é considerada a maior especialista em psicologia positiva aplicada ao coaching do país. Seu trabalho precursor resultou na criação do primeiro treinamento de positive coaching do Brasil. Pioneira na condução de projetos de pesquisa e comprovação científica do coaching no país, tem contribuído significativamente para consolidar a credibilidade desse processo e estimular seu desenvolvimento no Brasil e no mundo.

Como trainer e master coach, Flora já participou da formação de mais de 45 mil coaches no Brasil. Responsável pelas parcerias internacionais firmadas pela SBCOACHING com instituições globais, Flora tem trazido para o Brasil o que há de melhor e de mais atual no coaching internacional. Flora representa a Sociedade Brasileira de Coaching como membro da Graduate School Alliance for Executive Coaching (GSAEC), instituição especializada no ensino acadêmico do coaching, e da Association for Coaching (AC), credenciadora internacional presente em mais de 50 países.

Escritora de obras que são referência no coaching mundial, Flora é coautora dos livros Personal & Professional Coaching®, Executive & Business Coaching®, Positive Psychology Coaching® e Career Coaching®, entre outros. Em parceria com Brian Tracy e Villela da Matta, escreveu Estratégias Avançadas de Vendas e Engajamento Total. Como parte de sua contribuição para o coaching global, Flora foi convidada a integrar uma equipe internacional cujo objetivo foi discutir e compreender a diversidade do coaching no mundo. Esse trabalho resultou no livro Diversity in Coaching: Working with Gender, Culture, Race and Age, lançado pela Association for Coaching (AC). Como especialista em coaching, negócios, liderança e psicologia positiva, escreve artigos para a Revista SBCOACHING, para a Revista Científica Brasileira de Coaching e para diversos portais.

Com graduações acadêmicas e especializações nas áreas de Governança Corporativa pela Harvard Business School, MBA pela FGV, Marketing pela ESPM e Tecnologia pela USCS, a expert em ciências comportamentais, Flora, aplica seu sólido conhecimento teórico e prático para contribuir com diferentes públicos na conquista de resultados e aumento de realizações.

Com uma experiência organizacional consolidada ao longo de 30 anos, antes de fundar a SBCOACHING Flora foi executiva da Claro e atuou em grandes empresas como Volkswagen, Ford e Bell South, nas áreas de planejamento estratégico, gestão de mudanças, governança corporativa, tecnologia e finanças. À frente da SBCOACHING Training™, dedica-se continuamente a expandir o portfólio de serviços e a elevar cada vez mais a qualidade e a eficácia do coaching.