Como Motivar seus Funcionários para que tenham o Melhor Desempenho

Descobrir como motivar seus funcionários é incrivelmente importante para o sucesso do seu negócio enquanto gestor e para o sucesso dos seus funcionários.

Como você mantem seus funcionários motivados e aproveitando o trabalho toda vez que vêm trabalhar?

Veja a seguir qual é a melhor maneira de motivar seus funcionários para que tenham o melhor desempenho.

A Chave para Criar o Melhor Desempenho no Trabalho

A chave para criar uma organização com o melhor desempenho é criar um ambiente de autoestima elevada removendo os medos do fracasso e de rejeição que inibem o desempenho pessoal. O gestor que cria um ambiente de trabalho repleto de autoestima positiva terá um desempenho melhor, menores níveis de ausência, menor rotatividade de funcionários, maior produtividade e menos erros.

Como Motivar Funcionários: 2 Necessidades Básicas do Ambiente de Trabalho

Para ter o melhor desempenho, indivíduos têm duas necessidades básicas no mundo do trabalho:

1) A Necessidade de Autonomia. A primeira é chamada de “necessidade de autonomia”. Esta é a necessidade de ser visto e respeitado como um indivíduo, sendo destacado pelo desempenho pessoal. É a necessidade de ser reconhecido por realizações individuais ou a necessidade do “Eu sou especial”.

2) A Necessidade de Dependência. A segunda necessidade que todas as pessoas têm no ambiente de trabalho é a “necessidade de dependência”. Essa é a necessidade que as pessoas têm de sentir-se parte de algo maior do que elas mesmas. As pessoas querem sentir-se parte de uma equipe. É a necessidade de sentir-se reconhecido e aceito como parte de um grupo de pessoas no trabalho.

Boas organizações e bons gestores criam ambientes nos quais as pessoas se sentem autônomas e importantes, por um lado, e têm suas necessidades de dependência satisfeitas ao sentir-se parte de uma equipe: parte da organização inteira. As estruturas de recompensa em organizações excelentes são criadas para recompensar não apenas o desempenho autônomo, como também o desempenho de equipes.

Motivação de Funcionários: Usando Reforços Positivos no Trabalho

O fator essencial da motivação de funcionários é um só: o nexo entre o gestor e o gerenciado. Trata-se daquilo que ocorre no momento de contato ou comunicação entre o gestor e o funcionário que determina o desempenho, a eficiência, a produtividade, o resultado e a rentabilidade de uma organização. O ponto no qual duas pessoas se conectam, seja positiva ou negativamente, é o momento no qual o  desempenho passado, presente e futuro do indivíduo e da organização é determinado.

Quando esse contato entre o chefe e o subordinado é positivo e encorajado da autoestima e de uma autoimagem positiva, então o desempenho, a produtividade e os resultados do indivíduo chegarão ao seu nível máximo.

Ambiente de Trabalho com Baixa Autoestima: A Pior Maneira de Obter a Satisfação do Funcionário

Se este ponto de contato entre o gestor e o gerenciado for negativo por qualquer motivo, o desempenho e os resultados irão decair. Uma relação negativa com o chefe ativará medos de fracasso, rejeição e desaprovação. Se o chefe for negativo por algum motivo, as pessoas não correrão riscos e farão exatamente aquilo que for preciso para que não sejam demitidas.

Quase todo mundo já trabalhou em um ambiente de baixa autoestima. Estes ambientes costumam ser lembrados como os piores empregos que as pessoas já tiveram. Tudo que você faz para melhorar esta interseção ou contato melhora a qualidade geral da sua vida profissional, independentemente da sua posição na escada da gestão.

Quanto mais eficaz você pode ser ao obter o melhor desempenho de cada funcionário, melhores serão as pessoas que você irá gerenciar. Os principais líderes e gestores da atualidade são aqueles capazes de obter um desempenho extraordinário de pessoas normais.

Conclusão

Gestores eficientes são intensamente orientados para ações. Quando eles ouvem uma boa ideia, eles se movem rapidamente para implementar a ideia e colocá-la em ação. Portanto, se você ouvir falar sobre algo que pode ajudá-lo a motivar seus funcionários, não demore e coloque isso em prática imediatamente. Você se impressionará com os resultados.

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Brian Tracy

Brian Tracy é uma das maiores autoridades em coaching e negócios do mundo: em mais de 30 anos de atuação, passaram por suas palestras e seminários mais de 5 milhões de pessoas. Já atuou como coach e consultor em mais de mil empresas. Autor de dezenas de best-sellers, foi homenageado em 2011 com o Lifetime Achievement Award, concedido pela National Academy of Best Selling Authors. É fundador e CEO da Brian Tracy International, tem uma carreira de sucesso, principalmente nos setores de vendas e marketing, investimentos, desenvolvimento imobiliário, importação, distribuição e consultoria de gestão.

Flora Victória

Flora Victoria é fundadora da Sociedade Brasileira de Coaching, presidente da SBCOACHING Training e Mestre em Psicologia Positiva Aplicada pela University of Pennsylvania. Diretora educacional das empresas do SBCOACHING Group e founding fellow do Institute of Coaching (IOC) – órgão afiliado à Harvard Medical School dedicado ao avanço do coaching, Flora é considerada a maior especialista em psicologia positiva aplicada ao coaching do país. Seu trabalho precursor resultou na criação do primeiro treinamento de positive coaching do Brasil. Pioneira na condução de projetos de pesquisa e comprovação científica do coaching no país, tem contribuído significativamente para consolidar a credibilidade desse processo e estimular seu desenvolvimento no Brasil e no mundo.

Como trainer e master coach, Flora já participou da formação de mais de 45 mil coaches no Brasil. Responsável pelas parcerias internacionais firmadas pela SBCOACHING com instituições globais, Flora tem trazido para o Brasil o que há de melhor e de mais atual no coaching internacional. Flora representa a Sociedade Brasileira de Coaching como membro da Graduate School Alliance for Executive Coaching (GSAEC), instituição especializada no ensino acadêmico do coaching, e da Association for Coaching (AC), credenciadora internacional presente em mais de 50 países.

Escritora de obras que são referência no coaching mundial, Flora é coautora dos livros Personal & Professional Coaching®, Executive & Business Coaching®, Positive Psychology Coaching® e Career Coaching®, entre outros. Em parceria com Brian Tracy e Villela da Matta, escreveu Estratégias Avançadas de Vendas e Engajamento Total. Como parte de sua contribuição para o coaching global, Flora foi convidada a integrar uma equipe internacional cujo objetivo foi discutir e compreender a diversidade do coaching no mundo. Esse trabalho resultou no livro Diversity in Coaching: Working with Gender, Culture, Race and Age, lançado pela Association for Coaching (AC). Como especialista em coaching, negócios, liderança e psicologia positiva, escreve artigos para a Revista SBCOACHING, para a Revista Científica Brasileira de Coaching e para diversos portais.

Com graduações acadêmicas e especializações nas áreas de Governança Corporativa pela Harvard Business School, MBA pela FGV, Marketing pela ESPM e Tecnologia pela USCS, a expert em ciências comportamentais, Flora, aplica seu sólido conhecimento teórico e prático para contribuir com diferentes públicos na conquista de resultados e aumento de realizações.

Com uma experiência organizacional consolidada ao longo de 30 anos, antes de fundar a SBCOACHING Flora foi executiva da Claro e atuou em grandes empresas como Volkswagen, Ford e Bell South, nas áreas de planejamento estratégico, gestão de mudanças, governança corporativa, tecnologia e finanças. À frente da SBCOACHING Training™, dedica-se continuamente a expandir o portfólio de serviços e a elevar cada vez mais a qualidade e a eficácia do coaching.