Dicas excelentes de como pedir aumento salarial

É imprescindível saber como se deve agir na hora de pedir o aumento salarial, para que não gere tensão ou desgaste na relação entre colaboradores e líderes. Sabendo disso, separamos algumas dicas dadas por Flora Victoria, fundadora da Sociedade Brasileira de Coaching e também um infográfico exclusivo sobre o tema,  para você não cometer erros em uma ocasião importante como essa.

Confira o infográfico “Como pedir aumento salarial”:

Como Pedir Aumento Salarial - Infográfico
Qual o melhor momento para solicitar um aumento de salário?

Copie e cole o código abaixo no seu site ou blog para inserir o infográfico acima:

 

 

Vai pedir aumento? Saiba primeiro se empresa possui plano de carreira

 

Procure saber se a empresa que você trabalha tem plano de carreira e avaliação de performance. Se houver uma política de aumentos pré-estabelecida, é preciso entender como isto funciona para não se “queimar“ e pedir aumento antes da hora.

O aumento salarial pode ser solicitado se houver aumento de desempenho

 

Antes de pedir um aumento, é preciso avaliar se você o merece. Ou seja, se você entrega resultados consistentes e contribui para o crescimento da empresa, faça as seguintes perguntas:

  • A minha empresa está em um momento bom e sólido que permite o aumento do meu salário?
  • A remuneração no mercado é compatível com a minha?
  • No que eu estou contribuindo com o negócio, com a minha equipe, com o meu chefe ou área?
  • Sou produtivo?
  • Tenho um desempenho acima da média?
  • Mereço aumento de salário pelo meu empenho e resultados, ou estou fazendo somente a minha obrigação?

Se sim, escreva no que você está sendo mais produtivo e o que você está desempenhando acima da maioria. Com estas respostas, você pode abordar seu chefe para introduzir a ideia de aumento salarial.

“Mostrar resultados, motivação, entusiasmo e estar pronta para novos desafios são as melhores formas de pedir aumento”, aponta Flora Victoria.

Como e em qual momento pedir o aumento de salário?

 

  • Não fale de aumento quando você ou o seu chefe estiverem cheios de tarefas. Escolha um momento tranquilo e calmo para conversar sem pressa.
  • Demonstre seus resultados e supere as expectativas. Mostre o quão valioso você é para a empresa e que o investimento vale a pena. Dê exemplos de resultados e desempenhos de destaque.
  • Não minta e ou invente outras propostas de emprego. Além de poder dar errado, você ainda deixa uma má impressão.

 

Flora Victoria explica também que para obter a atenção para o seu trabalho é preciso mais do que fazer marketing pessoal, ou seja, é necessário ir além do que esperam de você.

Negocie um acréscimo salarial coerente para ambos os lados

 

  • Ao chegar à negociação, procure saber qual a remuneração para o seu cargo no mercado.
  • Em uma conversa transparente e sincera, demonstre o valor de seu trabalho e a sua importância para empresa.

 

Caso consiga o aumento, aumente suas metas, supere obstáculos e mostre que a decisão foi a mais correta. Se a resposta for negativa, não desanime. Assuma a responsabilidade do seu sucesso e busque atingir resultados ainda mais expressivos. Desta forma, você terá argumentos persuasivos para alcançar a realização profissional e financeira por meio da sua competência.

O melhor momento

 

  • Não fale sobre aumento salarial quando você ou seu chefe estiver ocupado ou preocupado com algum outro assunto do trabalho. Tente agendar um horário num dia mais tranquilo.
  • Nunca peça aumento quando o superior estiver precisando de você para resolver algum problema importante. Pode funcionar, mas existem grandes chances de ele achar que foi chantageado.
  • Não é uma boa idéia pedir assim que se retorna das férias coletivas e nem depois do dissídio anual. O ideal é quando seu trabalho vem sendo constantemente elogiado tanto pelos superiores quanto pelas pessoas dos outros departamentos.
  • Saiba em que momento seu superior e sua empresa estão. Se no último ano houve um grande prejuízo, é provável que você não consiga o ajuste, mesmo que seja o melhor funcionário.

 

Reflexões

Antes de negociar um aumento, reflita sobre alguns pontos:

  • Tenho correspondido à expectativa do meu líder e da empresa onde atuo?
  • A companhia passa por um momento sólido, que permite aumentar meu salário?
  • Minha remuneração está compatível com o praticado pelo mercado?
  • Será que não estou transferindo compromissos financeiros de minha responsabilidade para a empresa?
  • Se tiver certeza de que é a melhor hora para pedir um aumento, agende um horário com seu líder para conversar sobre o assunto.
  • É importante ser claro e objetivo na solicitação, justificando o motivo pelo qual acredita merecer um aumento de salário.

 

Como pedir um aumento de forma eficiente

 

  • Saiba se a empresa possui plano de carreira e avaliação de desempenho.
  • Se ela tiver uma política de aumentos preestabelecida, é preciso entender como isso funciona para não pedir ajustes antes da hora.
  • Não de indiretas ou envie mensagens subliminares para conseguir conversar sobre o assunto.
  • Marque uma reunião formal com seu superior para falar sobre sua condição salarial.
  • Tenha uma proposta embasada em mente e esteja preparado para a negociação.
  • O ideal é pesquisar antes em sites especializados e jornais sobre a média salarial vigente para seu cargo.
  • Mostre o valor que você tem na instituição, se possível em números, mas não se esqueça que isso só é válido se você superou as expectativas do cargo.
  • Ninguém ganha uma promoção por fazer apenas aquilo para o qual foi contratado.
  • Mantenha-se calmo e comedido durante o diálogo e prepare-se para eventuais contrapartidas de seu interlocutor.
  • De certa maneira, você está forçando a sua chefia a confrontar uma realidade inesperada.
  • Se a resposta for positiva, agradeça aos seus superiores e não relaxe no trabalho, justamente para mostrar que a decisão foi acertada.
  • Se receber um “não” como resposta, não desanime. Continue se esforçando para tentar novamente.

 

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quem leu este post leu também :)

O que as empresas esperam de um Profissional no Pós-Pandemia

Inovação no ambiente de trabalho

O coaching para desenvolvimento de carreira

Recolocação Profissional

Você já ouviu falar em Outsourcing?

LIDERANÇA EFETIVA: COMO GUIAR SUA CARREIRA E VIDA EM 2021

Materiais Educativos

Como se tornar um Coach de sucesso

Escrito por Villela da Matta, presidente da SBCOACHING, este e-book traz 29 perguntas para alavancar o marketing, as vendas e as estratégias do seu negócio para seu sucesso…

Segredos da Paternidade Positiva

O envolvimento do pai contribui de forma significativa para o crescimento intelectual e mental da criança e a estimula na educação, desenvolvimento de habilidades, interesse etc…

Brian Tracy

Brian Tracy é uma das maiores autoridades em coaching e negócios do mundo: em mais de 30 anos de atuação, passaram por suas palestras e seminários mais de 5 milhões de pessoas. Já atuou como coach e consultor em mais de mil empresas. Autor de dezenas de best-sellers, foi homenageado em 2011 com o Lifetime Achievement Award, concedido pela National Academy of Best Selling Authors. É fundador e CEO da Brian Tracy International, tem uma carreira de sucesso, principalmente nos setores de vendas e marketing, investimentos, desenvolvimento imobiliário, importação, distribuição e consultoria de gestão.

Flora Victória

Flora Victoria é fundadora da Sociedade Brasileira de Coaching, presidente da SBCOACHING Training e Mestre em Psicologia Positiva Aplicada pela University of Pennsylvania. Diretora educacional das empresas do SBCOACHING Group e founding fellow do Institute of Coaching (IOC) – órgão afiliado à Harvard Medical School dedicado ao avanço do coaching, Flora é considerada a maior especialista em psicologia positiva aplicada ao coaching do país. Seu trabalho precursor resultou na criação do primeiro treinamento de positive coaching do Brasil. Pioneira na condução de projetos de pesquisa e comprovação científica do coaching no país, tem contribuído significativamente para consolidar a credibilidade desse processo e estimular seu desenvolvimento no Brasil e no mundo.

Como trainer e master coach, Flora já participou da formação de mais de 45 mil coaches no Brasil. Responsável pelas parcerias internacionais firmadas pela SBCOACHING com instituições globais, Flora tem trazido para o Brasil o que há de melhor e de mais atual no coaching internacional. Flora representa a Sociedade Brasileira de Coaching como membro da Graduate School Alliance for Executive Coaching (GSAEC), instituição especializada no ensino acadêmico do coaching, e da Association for Coaching (AC), credenciadora internacional presente em mais de 50 países.

Escritora de obras que são referência no coaching mundial, Flora é coautora dos livros Personal & Professional Coaching®, Executive & Business Coaching®, Positive Psychology Coaching® e Career Coaching®, entre outros. Em parceria com Brian Tracy e Villela da Matta, escreveu Estratégias Avançadas de Vendas e Engajamento Total. Como parte de sua contribuição para o coaching global, Flora foi convidada a integrar uma equipe internacional cujo objetivo foi discutir e compreender a diversidade do coaching no mundo. Esse trabalho resultou no livro Diversity in Coaching: Working with Gender, Culture, Race and Age, lançado pela Association for Coaching (AC). Como especialista em coaching, negócios, liderança e psicologia positiva, escreve artigos para a Revista SBCOACHING, para a Revista Científica Brasileira de Coaching e para diversos portais.

Com graduações acadêmicas e especializações nas áreas de Governança Corporativa pela Harvard Business School, MBA pela FGV, Marketing pela ESPM e Tecnologia pela USCS, a expert em ciências comportamentais, Flora, aplica seu sólido conhecimento teórico e prático para contribuir com diferentes públicos na conquista de resultados e aumento de realizações.

Com uma experiência organizacional consolidada ao longo de 30 anos, antes de fundar a SBCOACHING Flora foi executiva da Claro e atuou em grandes empresas como Volkswagen, Ford e Bell South, nas áreas de planejamento estratégico, gestão de mudanças, governança corporativa, tecnologia e finanças. À frente da SBCOACHING Training™, dedica-se continuamente a expandir o portfólio de serviços e a elevar cada vez mais a qualidade e a eficácia do coaching.