Como se comportar no ambiente de trabalho

A disputa por uma vaga no mercado de trabalho aumenta progressivamente a cada dia, e, junto com ela, as exigências das empresas contratantes. Um bom currículo e uma vasta experiência não são os únicos requisitos que vão lhe assegurar estabilidade em um emprego, um bom comportamento no ambiente de trabalho  também tem um alto valor para os contratantes.

 

Atualmente, os empregadores julgam outras características do candidato que também são de suma importância quando se trata de garantir sua permanência na função. A maneira como o profissional age com seus colegas, encara as determinações da empresa e conduz seu comportamento permite a um gestor avaliar se ele está apto para ocupar determinado cargo.

Vale ressaltar que a etiqueta profissional atua como fator determinante em casos de disputa por uma mesma vaga de emprego. Os profissionais podem ter o mesmo conhecimento e a mesma capacidade, mas o que terá mais chances de ocupar o lugar é o que se apresentar melhor e souber tratar mais adequadamente as pessoas.

Ambiente saudável no trabalho

Ambiente saudável para todos

Acima de tudo, seja educado, gentil, simpático, respeitoso, tolerante e prestativo. Evite gírias e expressões inadequadas para um ambiente de trabalho. Não aumente o tom de voz e deixe sempre o celular no modo silencioso.

Respeite a empresa e suas regras, seja pontual, ético e discreto. Ajude a cuidar do patrimônio da empresa. Não conduza suas relações profissionais além do que elas lhe permitem.

Expresse-se de maneira correta e de forma objetiva, tanto verbalmente quanto por e-mail. Seja honesto em suas negociações e saiba lidar com conflitos.

Seja um indivíduo asseado, usando roupas limpas e unhas curtas, e deixe sempre sua mesa organizada. Colabore com sua equipe, assuma responsabilidades, trabalhe com prazer e dedique-se para alcançar os objetivos.

Vida no trabalho

Cumprimente a todos ao chegar, seja solícito com quem lhe pedir ajuda e não permita que seus problemas pessoais interfiram no seu humor e no seu comportamento no trabalho, mantendo um bom ambiente de trabalho.

Leve em consideração que no ambiente empresarial existem diversos tipos de pessoas e cada uma delas tem seus gostos e opiniões. É importante respeitar as diferenças e não invadir o espaço de ninguém.

Tenha jogo de cintura, seja um bom ouvinte, não cometa julgamentos precipitados e nem tome atitudes que possa se arrepender mais tarde.

Leia mais sobre o assunto no artigo, , no nosso Blog SBCoaching.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quem leu este post leu também :)

Desenvolvimento de carreira: saiba como o coaching pode te ajudar

Como viver de coaching?

Coaching Generativo: O que é, Como Funciona e Como Aplicar

5 passos de como construir um negócio milionário em coaching

6 passos de como ter um negócio bem-sucedido como coach

Aprenda a viver 100% de coaching: guia completo

Materiais Educativos

Como se tornar um Coach de sucesso

Escrito por Villela da Matta, presidente da SBCOACHING, este e-book traz 29 perguntas para alavancar o marketing, as vendas e as estratégias do seu negócio para seu sucesso…

Segredos da Paternidade Positiva

O envolvimento do pai contribui de forma significativa para o crescimento intelectual e mental da criança e a estimula na educação, desenvolvimento de habilidades, interesse etc…

Brian Tracy

Brian Tracy é uma das maiores autoridades em coaching e negócios do mundo: em mais de 30 anos de atuação, passaram por suas palestras e seminários mais de 5 milhões de pessoas. Já atuou como coach e consultor em mais de mil empresas. Autor de dezenas de best-sellers, foi homenageado em 2011 com o Lifetime Achievement Award, concedido pela National Academy of Best Selling Authors. É fundador e CEO da Brian Tracy International, tem uma carreira de sucesso, principalmente nos setores de vendas e marketing, investimentos, desenvolvimento imobiliário, importação, distribuição e consultoria de gestão.

Flora Victória

Flora Victoria é fundadora da Sociedade Brasileira de Coaching, presidente da SBCOACHING Training e Mestre em Psicologia Positiva Aplicada pela University of Pennsylvania. Diretora educacional das empresas do SBCOACHING Group e founding fellow do Institute of Coaching (IOC) – órgão afiliado à Harvard Medical School dedicado ao avanço do coaching, Flora é considerada a maior especialista em psicologia positiva aplicada ao coaching do país. Seu trabalho precursor resultou na criação do primeiro treinamento de positive coaching do Brasil. Pioneira na condução de projetos de pesquisa e comprovação científica do coaching no país, tem contribuído significativamente para consolidar a credibilidade desse processo e estimular seu desenvolvimento no Brasil e no mundo.

Como trainer e master coach, Flora já participou da formação de mais de 45 mil coaches no Brasil. Responsável pelas parcerias internacionais firmadas pela SBCOACHING com instituições globais, Flora tem trazido para o Brasil o que há de melhor e de mais atual no coaching internacional. Flora representa a Sociedade Brasileira de Coaching como membro da Graduate School Alliance for Executive Coaching (GSAEC), instituição especializada no ensino acadêmico do coaching, e da Association for Coaching (AC), credenciadora internacional presente em mais de 50 países.

Escritora de obras que são referência no coaching mundial, Flora é coautora dos livros Personal & Professional Coaching®, Executive & Business Coaching®, Positive Psychology Coaching® e Career Coaching®, entre outros. Em parceria com Brian Tracy e Villela da Matta, escreveu Estratégias Avançadas de Vendas e Engajamento Total. Como parte de sua contribuição para o coaching global, Flora foi convidada a integrar uma equipe internacional cujo objetivo foi discutir e compreender a diversidade do coaching no mundo. Esse trabalho resultou no livro Diversity in Coaching: Working with Gender, Culture, Race and Age, lançado pela Association for Coaching (AC). Como especialista em coaching, negócios, liderança e psicologia positiva, escreve artigos para a Revista SBCOACHING, para a Revista Científica Brasileira de Coaching e para diversos portais.

Com graduações acadêmicas e especializações nas áreas de Governança Corporativa pela Harvard Business School, MBA pela FGV, Marketing pela ESPM e Tecnologia pela USCS, a expert em ciências comportamentais, Flora, aplica seu sólido conhecimento teórico e prático para contribuir com diferentes públicos na conquista de resultados e aumento de realizações.

Com uma experiência organizacional consolidada ao longo de 30 anos, antes de fundar a SBCOACHING Flora foi executiva da Claro e atuou em grandes empresas como Volkswagen, Ford e Bell South, nas áreas de planejamento estratégico, gestão de mudanças, governança corporativa, tecnologia e finanças. À frente da SBCOACHING Training™, dedica-se continuamente a expandir o portfólio de serviços e a elevar cada vez mais a qualidade e a eficácia do coaching.