Como se comportar em um novo ambiente de trabalho

Conseguir um novo emprego é o desejo de muitos profissionais, que normalmente estão bem preparados para entrevistas e dinâmicas de grupo, mas não sabem como se comportar em um novo ambiente de trabalho. As atitudes que devem ser tomadas e a maneira de agir com os novos colegas e gestores.

Educação, respeito e gentileza são fatores essenciais para estabelecer relação com qualquer indivíduo. Mostrar-se solícito, prestativo e disponível abre portas para uma aproximação. Respeitar as regras da empresa, ser responsável e dedicado transmite confiabilidade, permitindo que as pessoas sintam seguras para delegar tarefas.

O convívio diário, durante muitas horas, é o que mais auxilia no comportamento em um novo ambiente de trabalho. Por meio da observação, é possível descobrir e analisar o comportamento dos outros funcionários, o funcionamento de uma equipe e da empresa, norteando a conduta do profissional.

Desentendimentos ou divergência de opiniões e atitudes são extremamente comuns. O mais indicado e seguro a fazer é manter a calma, não se deixar levar pela raiva do momento e não transferir o problema profissional para a vida pessoal.

Novo ambiente, novas experiências

Ser admitido em um novo emprego gera tanta ansiedade quanto em qualquer mudança. E também expectativas em relação ao novo ambiente, às novas pessoas, adquirir novos conhecimentos, além da esperança de alcançar satisfação profissional, ser bem aceito e conviver em harmonia com os integrantes da empresa, mas igualmente traz resultados por permitir novos aprendizados, experiências e novos relacionamentos profissionais. As mudanças sempre proporcionam novas possibilidades que trazem algum benefício.




Atitudes positivas, resultado eficaz

É natural que haja uma certa timidez no começo, mas é importante tomar a iniciativa de se relacionar com as pessoas. Formar parcerias é sempre fator contribuinte para o desempenho de uma equipe e o desenvolvimento das tarefas.

Por mais difícil que seja a adaptação ao novo emprego, é importante manter a postura profissional, evitar tomar atitudes fora do ambiente de trabalho que possam prejudicar sua imagem ou dizer coisas que comprometam sua permanência. Procure sempre demonstrar que a sua contratação é benéfica à equipe e à empresa, e desenvolva os esforços necessários para dignificá-la.

Leia mais sobre o assunto no artigo “7 dicas para iniciar em um novo emprego com o pé direito“, no Blog SBCoaching

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Brian Tracy é uma das maiores autoridades em coaching e negócios do mundo: em mais de 30 anos de atuação, passaram por suas palestras e seminários mais de 5 milhões de pessoas. Já atuou como coach e consultor em mais de mil empresas. Autor de dezenas de best-sellers, foi homenageado em 2011 com o Lifetime Achievement Award, concedido pela National Academy of Best Selling Authors. É fundador e CEO da Brian Tracy International, tem uma carreira de sucesso, principalmente nos setores de vendas e marketing, investimentos, desenvolvimento imobiliário, importação, distribuição e consultoria de gestão.

Flora Victória

Flora Victoria é fundadora da Sociedade Brasileira de Coaching, presidente da SBCOACHING Training e Mestre em Psicologia Positiva Aplicada pela University of Pennsylvania. Diretora educacional das empresas do SBCOACHING Group e founding fellow do Institute of Coaching (IOC) – órgão afiliado à Harvard Medical School dedicado ao avanço do coaching, Flora é considerada a maior especialista em psicologia positiva aplicada ao coaching do país. Seu trabalho precursor resultou na criação do primeiro treinamento de positive coaching do Brasil. Pioneira na condução de projetos de pesquisa e comprovação científica do coaching no país, tem contribuído significativamente para consolidar a credibilidade desse processo e estimular seu desenvolvimento no Brasil e no mundo.

Como trainer e master coach, Flora já participou da formação de mais de 45 mil coaches no Brasil. Responsável pelas parcerias internacionais firmadas pela SBCOACHING com instituições globais, Flora tem trazido para o Brasil o que há de melhor e de mais atual no coaching internacional. Flora representa a Sociedade Brasileira de Coaching como membro da Graduate School Alliance for Executive Coaching (GSAEC), instituição especializada no ensino acadêmico do coaching, e da Association for Coaching (AC), credenciadora internacional presente em mais de 50 países.

Escritora de obras que são referência no coaching mundial, Flora é coautora dos livros Personal & Professional Coaching®, Executive & Business Coaching®, Positive Psychology Coaching® e Career Coaching®, entre outros. Em parceria com Brian Tracy e Villela da Matta, escreveu Estratégias Avançadas de Vendas e Engajamento Total. Como parte de sua contribuição para o coaching global, Flora foi convidada a integrar uma equipe internacional cujo objetivo foi discutir e compreender a diversidade do coaching no mundo. Esse trabalho resultou no livro Diversity in Coaching: Working with Gender, Culture, Race and Age, lançado pela Association for Coaching (AC). Como especialista em coaching, negócios, liderança e psicologia positiva, escreve artigos para a Revista SBCOACHING, para a Revista Científica Brasileira de Coaching e para diversos portais.

Com graduações acadêmicas e especializações nas áreas de Governança Corporativa pela Harvard Business School, MBA pela FGV, Marketing pela ESPM e Tecnologia pela USCS, a expert em ciências comportamentais, Flora, aplica seu sólido conhecimento teórico e prático para contribuir com diferentes públicos na conquista de resultados e aumento de realizações.

Com uma experiência organizacional consolidada ao longo de 30 anos, antes de fundar a SBCOACHING Flora foi executiva da Claro e atuou em grandes empresas como Volkswagen, Ford e Bell South, nas áreas de planejamento estratégico, gestão de mudanças, governança corporativa, tecnologia e finanças. À frente da SBCOACHING Training™, dedica-se continuamente a expandir o portfólio de serviços e a elevar cada vez mais a qualidade e a eficácia do coaching.