Como se comunicar bem com as pessoas

Antes de 2020 já era possível perceber que uma grande quantidade de pessoas que já conviviam com dificuldades na comunicação, seja no ambiente de trabalho, com os amigos ou no local de estudo.

Com a chegada da pandemia e do isolamento social, a situação ficou ainda mais complicada. O uso exclusivo da internet, de sites para videochamadas e muitas trocas de texto, até pessoas que conseguiam se comunicar com excelência agora tem dificuldade de manter um diálogo efetivo com outras pessoas.

Indiferente da sua situação é inegável dizer que a comunicação é uma das habilidades mais importantes para o nosso desenvolvimento em todas as áreas da vida.

Por isso, neste texto iremos conversar a respeito da comunicação e como fazê-la de maneira exemplar, utilizando esta habilidade para promover realização pessoal e sucesso em sua jornada.

Vamos juntos?

Do que se trata a comunicação

Nós seres humanos somos seres sociáveis, o que significa que estamos constantemente trocando uns com os outros. Justamente por esse motivo, a comunicação é o fator determinante para o sucesso ou o fracasso de pessoas, empresas e civilizações.

Falando especialmente do ambiente de trabalho, gostaríamos de te apresentar uma pesquisa interessante: neste ano de 2021, foi realizado um estudo nos Estados Unidos com mais de mil colaboradores em todo o país. Dessas pessoas, 81% delas dizem preferir trabalhar em empresas que priorizem a comunicação aberta do que em organizações onde existem muitos benefícios, mas com pouca comunicação.

Essa pesquisa foi realizada fora do Brasil, mas não é difícil encontrar em nosso país profissionais de diversos setores que, por não ter a oportunidade de dialogar abertamente ou por não ter essa habilidade desenvolvida, estão frustrados consigo, com sua profissão e com os resultados obtidos através dele.

Essas pessoas lidam com sentimentos negativos como a insegurança, mágoa, conflito e timidez, que ocasionam diversas dificuldades internas e externas, pessoais e sociais.

Infelizmente a saída que a maioria das pessoas que sofrem com essa dificuldade é se esconder, acreditando que o silêncio é o seu lugar. Se você acredita nisso, gostaríamos de dizer que você não poderia estar mais errado!

Saber se expressar, indiferente do meio que utilize para isso, é essencial para organizar suas ideias com lógica, demonstrar conhecimento, expressar pontos de vista e evidenciar sua personalidade.

Caso prefira continuar silenciando a si mesmo, saiba que você indiretamente passa às outras pessoas a impressão de que não tem credibilidade, o que te faz perder grandes oportunidades em âmbito pessoal e profissional.

Seis dicas para se comunicar melhor

A arte de se expressar bem é para todos!

Existem sim aqueles que já nascem um pouco mais preparados, mas com treino, dedicação e mudanças de comportamento qualquer pessoa pode se comunicar muito melhor.

Confira as dicas que separamos para vocês:

1 Converse mais

Se você é do tipo que discute metas profissionais e de carreira poucas vezes ao ano, recomendamos que você faça isso pelo menos uma vez a cada três meses.

Este tipo de conversa é interessante não apenas para você falar, mas também ouvir o que seus gestores têm a dizer sobre sua postura profissional e como você pode manter a melhoria contínua para alcançar ainda mais resultados.

Além disso, você pode fazer essas reuniões de feedback após a conclusão de algum projeto que esteja trabalhando para entender, com honestidade e tranquilidade, o que deu certo e pode ser mantido e o que não deu certo e precisa ser revisto.

2 Aproveite cada momento de interação

Dentro do ambiente de trabalho nem todas as conversas são relacionadas ao trabalho. Quando se espera o elevador, quando se levanta para buscar café ou até mesmo na hora do almoço acontecem os momentos de interação mais informais, que são cruciais na construção de bons relacionamentos e boas conversas.

Se você é do tipo que está sempre ocupado demais para conversar com as pessoas, reveja em sua concepção o que é preciso para criar laços com as pessoas através do diálogo. Toda hora é a hora certa de mostrar interesse pela vida das pessoas com quem você passa grande parte do dia.

3 Foque no melhor das pessoas

Em momentos de troca sobre o trabalho, é interessante que o líder distribua tarefas e atribuições de maneira que o colaborador seja valorizado pelo que tem de melhor a oferecer.

Dessa forma, qualquer diálogo se torna mais leve, pois cada um pode trabalhar com mais alegria e eficiência.

É importante que você invista em testes de estilo de trabalho dos seus colaboradores para que possa conversar com eles com mais propriedade.

4 Utilize sempre a empatia

A grande maioria das empresas possui em seu quadro de talentos pessoas diversas, com vivências e experiências que as tornam únicas. Isso por si só já é motivo para que a empresa fique atenta a forma de comunicar de cada um desses grupos, mas especificamente falando sobre gerações, existe um impasse.

Geralmente pessoas mais velhas preferem resolver situações ou repassar mensagens cara a cara. Já as pessoas mais jovens preferem que tudo relacionado ao trabalho seja enviado por e-mail ou mensagens de texto.

Nestes casos é preciso que o gestor se encarregue de entrar em um acordo com o time, discutindo os prós e contras das duas formas de comunicação e estabelecer um meio termo que seja melhor para todos.

5 Compartilhar = confiar

Você não precisa dividir suas intimidades com as pessoas do seu trabalho, mas trocar algumas experiências de vida com seus colegas de profissão e ser honesto sobre os problemas que enfrenta no trabalho em relação a alguma tarefa ou questões mais mercadológicas criará um sentimento de confiança entre vocês.

Não se esqueça de dar espaço para que as pessoas também façam o mesmo com você. Só assim você se aproxima das pessoas, consegue opiniões que podem te ajudar de alguma forma e mostra que todos estão vivendo a mesma situação.

6 Coaching

Se você acredita que precisa desenvolver novas habilidades como a comunicação ou qualquer outra, a metodologia coaching é muito interessante.

Isto porque através dessa jornada em busca de autoconhecimento você aprende conhecimentos, técnicas e ferramentas para entender seus pontos fortes e melhorar aqueles que precisam ser melhorados.

Falando especificamente sobre a comunicação, o coaching pode orientá-lo e capacitá-lo a:

  • Apresentar projetos com mais confiança;
  • Desenvolver e transmitir credibilidade em seu marketing pessoal;
  • Utilizar as informações que lhe proporcionam uma melhor compreensão de você a seu favor;
  • Cultivar uma atitude positiva em suas falas;
  • Demonstrar autoconfiança e outros pontos que lhe permitam começar a se expressar melhor, seja no ambiente pessoal ou profissional.

Se você está interessado em transformar sua vida para melhor, confira a nossa formação em coaching. Temos certeza que você perceberá na prática todos os benefícios que mencionamos anteriormente.

Se você gostou do artigo, confira outros temas importantes no nosso blog.

👇 Acompanhe nossas redes sociais 👇

Instagram

Facebook

LinkedIn

YouTube

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quem leu este post leu também :)

Positive Coaching: você precisa saber como funciona

Desenvolvimento de carreira: saiba como o coaching pode te ajudar

Recolocação profissional: confira 10 dicas para conquistá-la

Qual a sua meta? Defina onde você quer chegar!

Potencialize suas competências e alcance resultados extraordinários

Fatores importantes para ter sucesso e ser bem-sucedido

Materiais Educativos

Como se tornar um Coach de sucesso

Escrito por Villela da Matta, presidente da SBCOACHING, este e-book traz 29 perguntas para alavancar o marketing, as vendas e as estratégias do seu negócio para seu sucesso…

Segredos da Paternidade Positiva

O envolvimento do pai contribui de forma significativa para o crescimento intelectual e mental da criança e a estimula na educação, desenvolvimento de habilidades, interesse etc…

Brian Tracy

Brian Tracy é uma das maiores autoridades em coaching e negócios do mundo: em mais de 30 anos de atuação, passaram por suas palestras e seminários mais de 5 milhões de pessoas. Já atuou como coach e consultor em mais de mil empresas. Autor de dezenas de best-sellers, foi homenageado em 2011 com o Lifetime Achievement Award, concedido pela National Academy of Best Selling Authors. É fundador e CEO da Brian Tracy International, tem uma carreira de sucesso, principalmente nos setores de vendas e marketing, investimentos, desenvolvimento imobiliário, importação, distribuição e consultoria de gestão.

Flora Victória

Flora Victoria é fundadora da Sociedade Brasileira de Coaching, presidente da SBCOACHING Training e Mestre em Psicologia Positiva Aplicada pela University of Pennsylvania. Diretora educacional das empresas do SBCOACHING Group e founding fellow do Institute of Coaching (IOC) – órgão afiliado à Harvard Medical School dedicado ao avanço do coaching, Flora é considerada a maior especialista em psicologia positiva aplicada ao coaching do país. Seu trabalho precursor resultou na criação do primeiro treinamento de positive coaching do Brasil. Pioneira na condução de projetos de pesquisa e comprovação científica do coaching no país, tem contribuído significativamente para consolidar a credibilidade desse processo e estimular seu desenvolvimento no Brasil e no mundo.

Como trainer e master coach, Flora já participou da formação de mais de 45 mil coaches no Brasil. Responsável pelas parcerias internacionais firmadas pela SBCOACHING com instituições globais, Flora tem trazido para o Brasil o que há de melhor e de mais atual no coaching internacional. Flora representa a Sociedade Brasileira de Coaching como membro da Graduate School Alliance for Executive Coaching (GSAEC), instituição especializada no ensino acadêmico do coaching, e da Association for Coaching (AC), credenciadora internacional presente em mais de 50 países.

Escritora de obras que são referência no coaching mundial, Flora é coautora dos livros Personal & Professional Coaching®, Executive & Business Coaching®, Positive Psychology Coaching® e Career Coaching®, entre outros. Em parceria com Brian Tracy e Villela da Matta, escreveu Estratégias Avançadas de Vendas e Engajamento Total. Como parte de sua contribuição para o coaching global, Flora foi convidada a integrar uma equipe internacional cujo objetivo foi discutir e compreender a diversidade do coaching no mundo. Esse trabalho resultou no livro Diversity in Coaching: Working with Gender, Culture, Race and Age, lançado pela Association for Coaching (AC). Como especialista em coaching, negócios, liderança e psicologia positiva, escreve artigos para a Revista SBCOACHING, para a Revista Científica Brasileira de Coaching e para diversos portais.

Com graduações acadêmicas e especializações nas áreas de Governança Corporativa pela Harvard Business School, MBA pela FGV, Marketing pela ESPM e Tecnologia pela USCS, a expert em ciências comportamentais, Flora, aplica seu sólido conhecimento teórico e prático para contribuir com diferentes públicos na conquista de resultados e aumento de realizações.

Com uma experiência organizacional consolidada ao longo de 30 anos, antes de fundar a SBCOACHING Flora foi executiva da Claro e atuou em grandes empresas como Volkswagen, Ford e Bell South, nas áreas de planejamento estratégico, gestão de mudanças, governança corporativa, tecnologia e finanças. À frente da SBCOACHING Training™, dedica-se continuamente a expandir o portfólio de serviços e a elevar cada vez mais a qualidade e a eficácia do coaching.