Como ser competitivo 

Como ser competitivo no ambiente profissional
Como ser competitivo no ambiente profissional

A competitividade tem se tornado cada vez mais comum no setor empresarial. Ela está presente nos espaços profissionais e até no planejamento estratégico de empresas concorrentes. Além de ser uma maneira de analisar como anda o desempenho de cada profissional e da empresa, a competitividade proporciona uma visão ampla de quem está se saindo melhor e do que deve continuar sendo realizado para que os resultados continuem sendo lucrativos.

Quando se trata da competição profissional, é importante que haja um estudo de como se tornar melhor no que já faz e como os seus concorrentes estão agindo para ultrapassar as suas qualidades e especializações.

Competição no mercado de trabalho

O lugar onde mais se percebe a competitividade, como dito anteriormente, é no mercado de trabalho. Cada vez mais, os profissionais estão se especializando e buscando ser melhores que os concorrentes. Com isso, é possível observar que as empresas optam pelo mais preparado, ou seja, aquele que tem mais cursos e experiência. O que acaba se tornando um empecilho para o profissional que não teve a oportunidade de se especializar profundamente na área ou não conseguiu comprovar experiências anteriores. Ressalta-se, então, que todos estes fatores são a base para o profissional que deseja competir e sair à frente.



Competitividade no ambiente de trabalho

Quando o profissional já faz parte de um ambiente de trabalho em que convive com vários outros colegas, que estão no mesmo nível que ele, a competitividade se torna diferente. A vontade de se destacar e de ter uma oportunidade de ganhar um aumento de salário ou subir de cargo pode ser uma motivação a mais para que haja mais empenho e demonstração de habilidades, que podem ser notadas como um diferencial.

Mas é essencial destacar que não se deve passar por cima do colega de trabalho tentando prejudicá-lo ou humilhá-lo, ou seja: mostre, honestamente, sua capacidade de ser um bom profissional – para que assim seja reconhecido por suas qualidades e capacitações. Todos têm uma oportunidade, basta buscá-la e aproveitar uma chance assim que ela surgir.

 

Quer saber mais ? Leia o artigo “Uma boa vantagem competitiva“, no Blog SBCoaching.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quem leu este post leu também :)

O que é autoeficácia e como ela pode ajudar você

Entenda o que é sincericídio e como ele pode afetar sua vida

Cursos de extensão EAD: Saiba as vantagens de aderir ao sistema

Descubra a importância de desenvolver a autoaceitação

MBA Coaching: Saiba tudo sobre esse tipo de graduação

Aprenda cinco dicas práticas de como desenvolver o autocontrole

Materiais Educativos

Como se tornar um Coach de sucesso

Escrito por Villela da Matta, presidente da SBCOACHING, este e-book traz 29 perguntas para alavancar o marketing, as vendas e as estratégias do seu negócio para seu sucesso…

Segredos da Paternidade Positiva

O envolvimento do pai contribui de forma significativa para o crescimento intelectual e mental da criança e a estimula na educação, desenvolvimento de habilidades, interesse etc…

Brian Tracy

Brian Tracy é uma das maiores autoridades em coaching e negócios do mundo: em mais de 30 anos de atuação, passaram por suas palestras e seminários mais de 5 milhões de pessoas. Já atuou como coach e consultor em mais de mil empresas. Autor de dezenas de best-sellers, foi homenageado em 2011 com o Lifetime Achievement Award, concedido pela National Academy of Best Selling Authors. É fundador e CEO da Brian Tracy International, tem uma carreira de sucesso, principalmente nos setores de vendas e marketing, investimentos, desenvolvimento imobiliário, importação, distribuição e consultoria de gestão.

Flora Victória

Flora Victoria é fundadora da Sociedade Brasileira de Coaching, presidente da SBCOACHING Training e Mestre em Psicologia Positiva Aplicada pela University of Pennsylvania. Diretora educacional das empresas do SBCOACHING Group e founding fellow do Institute of Coaching (IOC) – órgão afiliado à Harvard Medical School dedicado ao avanço do coaching, Flora é considerada a maior especialista em psicologia positiva aplicada ao coaching do país. Seu trabalho precursor resultou na criação do primeiro treinamento de positive coaching do Brasil. Pioneira na condução de projetos de pesquisa e comprovação científica do coaching no país, tem contribuído significativamente para consolidar a credibilidade desse processo e estimular seu desenvolvimento no Brasil e no mundo.

Como trainer e master coach, Flora já participou da formação de mais de 45 mil coaches no Brasil. Responsável pelas parcerias internacionais firmadas pela SBCOACHING com instituições globais, Flora tem trazido para o Brasil o que há de melhor e de mais atual no coaching internacional. Flora representa a Sociedade Brasileira de Coaching como membro da Graduate School Alliance for Executive Coaching (GSAEC), instituição especializada no ensino acadêmico do coaching, e da Association for Coaching (AC), credenciadora internacional presente em mais de 50 países.

Escritora de obras que são referência no coaching mundial, Flora é coautora dos livros Personal & Professional Coaching®, Executive & Business Coaching®, Positive Psychology Coaching® e Career Coaching®, entre outros. Em parceria com Brian Tracy e Villela da Matta, escreveu Estratégias Avançadas de Vendas e Engajamento Total. Como parte de sua contribuição para o coaching global, Flora foi convidada a integrar uma equipe internacional cujo objetivo foi discutir e compreender a diversidade do coaching no mundo. Esse trabalho resultou no livro Diversity in Coaching: Working with Gender, Culture, Race and Age, lançado pela Association for Coaching (AC). Como especialista em coaching, negócios, liderança e psicologia positiva, escreve artigos para a Revista SBCOACHING, para a Revista Científica Brasileira de Coaching e para diversos portais.

Com graduações acadêmicas e especializações nas áreas de Governança Corporativa pela Harvard Business School, MBA pela FGV, Marketing pela ESPM e Tecnologia pela USCS, a expert em ciências comportamentais, Flora, aplica seu sólido conhecimento teórico e prático para contribuir com diferentes públicos na conquista de resultados e aumento de realizações.

Com uma experiência organizacional consolidada ao longo de 30 anos, antes de fundar a SBCOACHING Flora foi executiva da Claro e atuou em grandes empresas como Volkswagen, Ford e Bell South, nas áreas de planejamento estratégico, gestão de mudanças, governança corporativa, tecnologia e finanças. À frente da SBCOACHING Training™, dedica-se continuamente a expandir o portfólio de serviços e a elevar cada vez mais a qualidade e a eficácia do coaching.