Como ser um coach de sucesso?

O sucesso, no processo de coaching, é um caminho de mão dupla. Para que o coachee obtenha bons resultados, além da dedicação própria, é preciso que conte com um coach preparado e profundo conhecedor das competências necessárias para levar seu cliente a alcançar os melhores resultados.

Muitas inseguranças surgem com o questionamento de como ser um coach de sucesso, mas há alguns posicionamentos fundamentais que o auxiliarão a trilhar caminhos para se tornar um coach eficaz e admirado por seus coachees.

Destaque-se como coach

Para ser um coach exemplar, desenvolva qualidades, uma vez que elas são fundamentais para que a prática atinja resultados excelentes. Estas competências, se dominadas pelo profissional, proporcionarão um processo de coach poderoso e renovador.

Estudos e pesquisas indicam quais são as principais competências que o coach deve desenvolver para trabalhar com excelência. Elas são:

  • Estimular a busca de soluções;
  • Ampliar os horizontes;
  • Não julgar nem pressupor;
  • Ter foco no futuro;
  • Promover a ação;
  • Ter paixão pelo o que faz;

Quem se submete ao processo do coaching amplia as possibilidades de sucesso, realização e felicidade. É preciso que o coach, devido a este quadro, seja o primeiro a comprovar seus resultados demonstrando engajamento, comprometimento e desenvolvimento em sua função para motivar, por sua vez, seu cliente a encontrar as soluções necessárias para sua carreira e vida pessoal.

Outro benefício do coaching é que o próprio profissional negocia suas condições de trabalho e suas funções e deveres são definidos pelo Código de Ética e de Conduta do Coach

Ampliando horizontes

A profissão coach é gratificante, pois oferece a possibilidade de acompanhar os desenvolvimento e conquistas do cliente e, assim, além de aliar ganhos financeiros, há também a satisfação de ver os resultados do próprio trabalho e a importância deles na vida do coachee e este deve ser o ponto chave para responder a questão de como ser um coach de sucesso: é preciso melhorar os próprios resultados e do cliente, sempre.

A competência fundamental para levar seus clientes a outro nível é ampliar seus horizontes e, portanto, restaurar a visão completa sobre a realidade. A estagnação, falta de percepção e interpretação da realidade conduzem à visão de túnel, ou seja: restrita, mirando apenas o que está diretamente à frente, impossibilitando a visão ampla da realidade. O coach terá a missão de estimular seu cliente a questionar suas limitações e a expandir sua intepretação sobre a realidade.

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Brian Tracy

Brian Tracy é uma das maiores autoridades em coaching e negócios do mundo: em mais de 30 anos de atuação, passaram por suas palestras e seminários mais de 5 milhões de pessoas. Já atuou como coach e consultor em mais de mil empresas. Autor de dezenas de best-sellers, foi homenageado em 2011 com o Lifetime Achievement Award, concedido pela National Academy of Best Selling Authors. É fundador e CEO da Brian Tracy International, tem uma carreira de sucesso, principalmente nos setores de vendas e marketing, investimentos, desenvolvimento imobiliário, importação, distribuição e consultoria de gestão.

Flora Victória

Flora Victoria é fundadora da Sociedade Brasileira de Coaching, presidente da SBCOACHING Training e Mestre em Psicologia Positiva Aplicada pela University of Pennsylvania. Diretora educacional das empresas do SBCOACHING Group e founding fellow do Institute of Coaching (IOC) – órgão afiliado à Harvard Medical School dedicado ao avanço do coaching, Flora é considerada a maior especialista em psicologia positiva aplicada ao coaching do país. Seu trabalho precursor resultou na criação do primeiro treinamento de positive coaching do Brasil. Pioneira na condução de projetos de pesquisa e comprovação científica do coaching no país, tem contribuído significativamente para consolidar a credibilidade desse processo e estimular seu desenvolvimento no Brasil e no mundo.

Como trainer e master coach, Flora já participou da formação de mais de 45 mil coaches no Brasil. Responsável pelas parcerias internacionais firmadas pela SBCOACHING com instituições globais, Flora tem trazido para o Brasil o que há de melhor e de mais atual no coaching internacional. Flora representa a Sociedade Brasileira de Coaching como membro da Graduate School Alliance for Executive Coaching (GSAEC), instituição especializada no ensino acadêmico do coaching, e da Association for Coaching (AC), credenciadora internacional presente em mais de 50 países.

Escritora de obras que são referência no coaching mundial, Flora é coautora dos livros Personal & Professional Coaching®, Executive & Business Coaching®, Positive Psychology Coaching® e Career Coaching®, entre outros. Em parceria com Brian Tracy e Villela da Matta, escreveu Estratégias Avançadas de Vendas e Engajamento Total. Como parte de sua contribuição para o coaching global, Flora foi convidada a integrar uma equipe internacional cujo objetivo foi discutir e compreender a diversidade do coaching no mundo. Esse trabalho resultou no livro Diversity in Coaching: Working with Gender, Culture, Race and Age, lançado pela Association for Coaching (AC). Como especialista em coaching, negócios, liderança e psicologia positiva, escreve artigos para a Revista SBCOACHING, para a Revista Científica Brasileira de Coaching e para diversos portais.

Com graduações acadêmicas e especializações nas áreas de Governança Corporativa pela Harvard Business School, MBA pela FGV, Marketing pela ESPM e Tecnologia pela USCS, a expert em ciências comportamentais, Flora, aplica seu sólido conhecimento teórico e prático para contribuir com diferentes públicos na conquista de resultados e aumento de realizações.

Com uma experiência organizacional consolidada ao longo de 30 anos, antes de fundar a SBCOACHING Flora foi executiva da Claro e atuou em grandes empresas como Volkswagen, Ford e Bell South, nas áreas de planejamento estratégico, gestão de mudanças, governança corporativa, tecnologia e finanças. À frente da SBCOACHING Training™, dedica-se continuamente a expandir o portfólio de serviços e a elevar cada vez mais a qualidade e a eficácia do coaching.