Como Serão os Clientes em 2014

Reduzir o preço e melhorar as condições de pagamento dos produtos e serviços são algumas das estratégias mais utilizadas pelas empresas para conquistar e fidelizar clientes. Entretanto, somente estas medidas não são suficientes para atingir os consumidores atuais, que estão cada vez mais exigentes.

Além de ter as necessidades supridas, hoje, o consumidor quer mais: exclusividade, atenção e dedicação são fatores essenciais para que as vendas aconteçam. Para melhor atender seus compradores, é fundamental que as empresas conheçam o perfil dessa nova geração de clientes e, dessa forma, se posicionarem de forma mais competitiva no mercado de trabalho.

Os novos clientes estão sempre conectados



As redes sociais são capazes de disseminar informações em poucos segundos para uma grande quantidade de pessoas em todo o mundo. Dessa forma, uma boa experiência de venda pode ser divulgada pelo comprador e se transformar em propaganda para a empresa. Isso também exige um cuidado ainda maior por parte dos empreendedores, pois, se a experiência do cliente não for tão boa, a propaganda negativa pode se espalhar pela rede na mesma velocidade.

O relacionamento não termina após a compra

É preciso levar em conta que o relacionamento com o cliente não está restrito somente ao momento da compra. Para conquistá-lo  é preciso investir num sistema efetivo de pós-venda e de assistência, bem como em ações de cortesia e fidelização, como cupons de desconto e brindes.

O público está atento ao custo e vantagens oferecidas

A relação custo/benefício é o que geralmente pauta o “desejo de compra” dos novos clientes. Se o seu serviço ou produto não oferece atrativos fortes e claramente definidos, não convém esperar vendas com preço elevado. Com as mudanças de mercado as marcas não serão mais sustentadas pelo status ou renome, mas sim, pela real qualidade oferecida ao comprador.

O cliente está bem informado

Antes de relacionar-se comercialmente com a sua empresa, com certeza o consumidor pesquisou sobre sua organização e seus concorrentes na internet ou pediu a opinião de amigos. Por isso, é importante que a corporação esteja bem ranqueada nos sites de busca, oferecendo um site atrativo e prático, apresentando uma boa reputação no mercado. Afinal, o comprador atual valoriza a praticidade, a agilidade, a facilidade e a segurança na hora de fechar negócio.

Estar sempre atento ao comportamento do público-alvo é fundamental para a elaboração de uma estratégia mercadológica eficaz.
Estar sempre atento ao comportamento do público-alvo é fundamental para a elaboração de uma estratégia mercadológica eficaz

A expectativa do cliente ultrapassa a venda

O consumidor espera que a empresa vá além da venda e o ensine a comprar melhor. Isso significa fornecer dicas sobre a utilização do produto ou do serviço, expor informações sobre novidades e tendências no mercado, enfim, que o relacionamento supere o tradicional modelo de compra e venda.

Estar sempre atento ao comportamento do público-alvo é fundamental para a elaboração de uma estratégia mercadológica eficaz. Só assim a empresa pode posicionar-se de maneira mais competitiva e cumprir seus objetivos de valorização de imagem e de lucro.

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Brian Tracy é uma das maiores autoridades em coaching e negócios do mundo: em mais de 30 anos de atuação, passaram por suas palestras e seminários mais de 5 milhões de pessoas. Já atuou como coach e consultor em mais de mil empresas. Autor de dezenas de best-sellers, foi homenageado em 2011 com o Lifetime Achievement Award, concedido pela National Academy of Best Selling Authors. É fundador e CEO da Brian Tracy International, tem uma carreira de sucesso, principalmente nos setores de vendas e marketing, investimentos, desenvolvimento imobiliário, importação, distribuição e consultoria de gestão.

Flora Victória

Flora Victoria é fundadora da Sociedade Brasileira de Coaching, presidente da SBCOACHING Training e Mestre em Psicologia Positiva Aplicada pela University of Pennsylvania. Diretora educacional das empresas do SBCOACHING Group e founding fellow do Institute of Coaching (IOC) – órgão afiliado à Harvard Medical School dedicado ao avanço do coaching, Flora é considerada a maior especialista em psicologia positiva aplicada ao coaching do país. Seu trabalho precursor resultou na criação do primeiro treinamento de positive coaching do Brasil. Pioneira na condução de projetos de pesquisa e comprovação científica do coaching no país, tem contribuído significativamente para consolidar a credibilidade desse processo e estimular seu desenvolvimento no Brasil e no mundo.

Como trainer e master coach, Flora já participou da formação de mais de 45 mil coaches no Brasil. Responsável pelas parcerias internacionais firmadas pela SBCOACHING com instituições globais, Flora tem trazido para o Brasil o que há de melhor e de mais atual no coaching internacional. Flora representa a Sociedade Brasileira de Coaching como membro da Graduate School Alliance for Executive Coaching (GSAEC), instituição especializada no ensino acadêmico do coaching, e da Association for Coaching (AC), credenciadora internacional presente em mais de 50 países.

Escritora de obras que são referência no coaching mundial, Flora é coautora dos livros Personal & Professional Coaching®, Executive & Business Coaching®, Positive Psychology Coaching® e Career Coaching®, entre outros. Em parceria com Brian Tracy e Villela da Matta, escreveu Estratégias Avançadas de Vendas e Engajamento Total. Como parte de sua contribuição para o coaching global, Flora foi convidada a integrar uma equipe internacional cujo objetivo foi discutir e compreender a diversidade do coaching no mundo. Esse trabalho resultou no livro Diversity in Coaching: Working with Gender, Culture, Race and Age, lançado pela Association for Coaching (AC). Como especialista em coaching, negócios, liderança e psicologia positiva, escreve artigos para a Revista SBCOACHING, para a Revista Científica Brasileira de Coaching e para diversos portais.

Com graduações acadêmicas e especializações nas áreas de Governança Corporativa pela Harvard Business School, MBA pela FGV, Marketing pela ESPM e Tecnologia pela USCS, a expert em ciências comportamentais, Flora, aplica seu sólido conhecimento teórico e prático para contribuir com diferentes públicos na conquista de resultados e aumento de realizações.

Com uma experiência organizacional consolidada ao longo de 30 anos, antes de fundar a SBCOACHING Flora foi executiva da Claro e atuou em grandes empresas como Volkswagen, Ford e Bell South, nas áreas de planejamento estratégico, gestão de mudanças, governança corporativa, tecnologia e finanças. À frente da SBCOACHING Training™, dedica-se continuamente a expandir o portfólio de serviços e a elevar cada vez mais a qualidade e a eficácia do coaching.