Como tornar suas críticas construtivas

No ambiente corporativo, é mais difícil expor os incômodos com as atitudes e as entregas dos colegas, especialmente se não é a figura do chefe que irá apresentar estas críticas. Receber este tipo de notícia nunca é algo agradável e, por isso, devemos garantir que ela seja uma crítica construtiva.

Preparar-se para dar um feedback também não é uma atividade para a qual estamos facilmente capacitados. Críticas, ainda que construtivas, nem sempre são recebidas positivamente.

Pilares do feedback

 

A oportunidade de mostrar os pontos a melhorar em seu colega de trabalho não deve ser utilizada para cercá-lo de críticas destrutivas. Você não deve aproveitar esta chance para inferiorizá-lo com impressões pessoais, como a antipatia, que impedirá que perceba e/ou ressalte as qualidades dele. Para evitar constrangimentos, o ambiente para dar o feedback deve ser em uma sala de reunião, na qual ambos se sintam à vontade e com privacidade.

Na elaboração de suas críticas – para que elas sejam interpretadas o mais claramente possível – cada palavra tem importância, pois assim a mensagem não será compreendida como uma crítica destrutiva. Outro fator importante é a reflexão: antes de expor sua opinião, certifique-se de que o incômodo que seu colega causou não foi apenas um acontecimento pontual.

As críticas construtivas devem dar abertura ao diálogo. O feedback parte da opinião formulada por você por meio da imagem que seu colega apresenta no trabalho, o que pode não estar de acordo com a verdade para ele. Dedique-se, então, durante a exposição de suas críticas, a questioná-lo sobre suas ações e atividades para que haja espaço para a autoanálise. Este caminho facilitará a conversa, pois podem surgir pontos que seriam expostos por você e, com a autocrítica, estes tópicos serão abordados com o foco na resolução do problema.

Críticas construtivas, aprenda com elas.

Oferecer ajuda também é uma característica da crítica construtiva. Não basta apontar os erros, deve-se pensar em soluções e mostrar disponibilidade para ajudar o colega. A reflexão dele é um processo importante, independentemente da reação que tenha durante o feedback. Algum tempo é gasto para assimilar as informações e apresentar resultados.

Para diminuir este tempo, a crítica pontual também é uma boa estratégia: assim que ocorrer um incômodo ou um erro, converse com o seu colega para que ele possa verificar, quase imediatamente, a falha. Estes fatores o impedirão de cruzar a linha que separa as críticas construtivas das destrutivas.

Importância das críticas construtivas

Investir tempo em elaborar e dar feedbacks é um comprometimento importante com o outro e com a empresa. A crítica construtiva deve mostrar a preocupação com desenvolvimento do colega e sua felicidade. Esta é uma oportunidade de crescimento para ambos, como indivíduos e profissionais.

Quer saber mais ? Leia o artigo “Você sabe ouvir a verdade?“, no Blog SBCoaching

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Brian Tracy é uma das maiores autoridades em coaching e negócios do mundo: em mais de 30 anos de atuação, passaram por suas palestras e seminários mais de 5 milhões de pessoas. Já atuou como coach e consultor em mais de mil empresas. Autor de dezenas de best-sellers, foi homenageado em 2011 com o Lifetime Achievement Award, concedido pela National Academy of Best Selling Authors. É fundador e CEO da Brian Tracy International, tem uma carreira de sucesso, principalmente nos setores de vendas e marketing, investimentos, desenvolvimento imobiliário, importação, distribuição e consultoria de gestão.

Flora Victória

Flora Victoria é fundadora da Sociedade Brasileira de Coaching, presidente da SBCOACHING Training e Mestre em Psicologia Positiva Aplicada pela University of Pennsylvania. Diretora educacional das empresas do SBCOACHING Group e founding fellow do Institute of Coaching (IOC) – órgão afiliado à Harvard Medical School dedicado ao avanço do coaching, Flora é considerada a maior especialista em psicologia positiva aplicada ao coaching do país. Seu trabalho precursor resultou na criação do primeiro treinamento de positive coaching do Brasil. Pioneira na condução de projetos de pesquisa e comprovação científica do coaching no país, tem contribuído significativamente para consolidar a credibilidade desse processo e estimular seu desenvolvimento no Brasil e no mundo.

Como trainer e master coach, Flora já participou da formação de mais de 45 mil coaches no Brasil. Responsável pelas parcerias internacionais firmadas pela SBCOACHING com instituições globais, Flora tem trazido para o Brasil o que há de melhor e de mais atual no coaching internacional. Flora representa a Sociedade Brasileira de Coaching como membro da Graduate School Alliance for Executive Coaching (GSAEC), instituição especializada no ensino acadêmico do coaching, e da Association for Coaching (AC), credenciadora internacional presente em mais de 50 países.

Escritora de obras que são referência no coaching mundial, Flora é coautora dos livros Personal & Professional Coaching®, Executive & Business Coaching®, Positive Psychology Coaching® e Career Coaching®, entre outros. Em parceria com Brian Tracy e Villela da Matta, escreveu Estratégias Avançadas de Vendas e Engajamento Total. Como parte de sua contribuição para o coaching global, Flora foi convidada a integrar uma equipe internacional cujo objetivo foi discutir e compreender a diversidade do coaching no mundo. Esse trabalho resultou no livro Diversity in Coaching: Working with Gender, Culture, Race and Age, lançado pela Association for Coaching (AC). Como especialista em coaching, negócios, liderança e psicologia positiva, escreve artigos para a Revista SBCOACHING, para a Revista Científica Brasileira de Coaching e para diversos portais.

Com graduações acadêmicas e especializações nas áreas de Governança Corporativa pela Harvard Business School, MBA pela FGV, Marketing pela ESPM e Tecnologia pela USCS, a expert em ciências comportamentais, Flora, aplica seu sólido conhecimento teórico e prático para contribuir com diferentes públicos na conquista de resultados e aumento de realizações.

Com uma experiência organizacional consolidada ao longo de 30 anos, antes de fundar a SBCOACHING Flora foi executiva da Claro e atuou em grandes empresas como Volkswagen, Ford e Bell South, nas áreas de planejamento estratégico, gestão de mudanças, governança corporativa, tecnologia e finanças. À frente da SBCOACHING Training™, dedica-se continuamente a expandir o portfólio de serviços e a elevar cada vez mais a qualidade e a eficácia do coaching.