Qual a sua meta? Defina onde você quer chegar!

Como traçar metas

É comum que tenhamos em mente vários sonhos e desejos, mas poucas são as pessoas que realmente colocam no papel tais sonhos como verdadeiras metas. E colocar tudo no papel, por meio de um planejamento detalhado, é primordial para que aquilo que desejamos seja realizado. Quer saber como traçar metas e objetivos? Continue lendo esse artigo.

Antes de tudo, vamos falar sobre a importância de definir e mapear muito bem aquilo que você deseja para que a sua vida não seja vivida no automático, como um barco à deriva sem rumo algum. Não adianta: para ter sucesso na vida, não basta apenas sonhar, é preciso definir um caminho a seguir para tornar esse sonho possível. 

Para isso, vamos esclarecer a diferença de dois conceitos primordiais e que, à primeira vista, aparentam significar a mesma coisa: objetivos e metas. É importante que você saiba o que é cada um, para ter mais clareza e rapidez no seu percurso.

O que são objetivos?

Objetivo é onde desejamos chegar. É o propósito final das nossas ações, responsável por fornecer a direção que devemos seguir. Podemos comparar com o sonho, aquilo que nos guia. Costuma ser algo mais geral: comprar uma casa, viajar para determinado local, abrir um negócio próprio, alcançar o melhor cargo na sua área, dentre outros.

Como traçar metas: o que são metas?

São objetivos quantificados e desmembrados. São tarefas específicas e menores que devemos realizar, regularmente, para que alcancemos a realização tão almejada.  

De forma resumida, os objetivos são feitos de metas. Então, se você desejar comprar uma casa, o que deve fazer, aos poucos, para chegar nesse sonho final? Cada um desses passos são as metas.

Qual a importância da definição de metas?

As metas são essenciais para nos direcionar e motivar. Ver o objetivo final pode, muitas vezes, soar desanimador ou muito distante. Desmembrá-lo em pequenos pontos auxilia no processo de alcançá-lo.

Por isso, é preciso definir metas alcançáveis. Uma das melhores formas é por meio do método SMART. Mas como traçar metas a partir desse método?

O método SMART

Essa palavra é a abreviação das palavras em inglês Specific (específico), Menssurable (mensurável) Achievable (atingível), Realistic (realista) e Time-based (tempo/prazo para alcançar a meta).

Confira o significado de cada letra:

S (specific)

Seja específico quando for definir como traçar metas. Para isso, os objetivos devem estar muito claros e pontuados, facilitando a elaboração das metas.  

Se você deseja, por exemplo, alcançar o cargo dos seus sonhos, coloque no papel, “Quero chegar no cargo x até a data y. Para isso, me especializarei na área por meio do curso y, farei o curso de desenvolvimento pessoal x e aumentarei a minha entrega de resultados em y%”.

M (Measurable)

As metas devem ser mensuráveis, ou seja, elenque aquilo que possa ser medido e acompanhado, para que você monitore seus resultados periodicamente. Isso é importante para saber se está indo no caminho certo ou se deve mudar as suas estratégias.

A (Achievable)

É preciso ser realista e definir metas que sejam atingíveis e que você consiga realmente alcançar. Definir metas inatingíveis gera o impacto negativo da frustração – e isso, certamente, não é o desejo de ninguém.

R (Realistic)

Você conhece a sua realidade e já sabe o que você já realizou e o que ainda pode realizar. Por isso, suas metas precisam ser realistas, além de atingíveis. Esse passo e o anterior caminham juntos.

T (Time-based)

Quando se estabelece um prazo, fica mais fácil se programar e dosar seus esforços. Além disso, objetivos sem prazo se tornam desgastantes.

E se o prazo não foi cumprido, avalie o motivo disso. Se necessário, refaça o plano, com novas estratégias.

Como traçar metas: alcançando suas metas e objetivos

Depois de elencar suas metas, o percurso rumo à realização das mesmas pede:

  • Foco;
  • Disciplina;
  • Dedicação;
  • Confiança;
  • Motivação.

E se tiver mudanças no caminho? É perfeitamente normal! Em casos onde é preciso mudar de rota para se conseguir alcançar os seus objetivos, trabalhe a sua flexibilidade e entenda que insistir no que não está dando resultados só te afasta da realização do seu sonho.

Conclusão

Como foi possível ler ao longo desse artigo, ter metas e objetivos claros e bem definidos é algo muito benéfico para a nossa vida, já que nos dá um sentido para nossas ações e  traz motivação extra para o dia a dia.    

E, para além de benéfico, é algo essencial para qualquer um que deseja alcançar o sucesso na vida pessoal e profissional.

Para isso, seguir o método SMART te ajudará a perseguir aquilo que deseja com mais clareza.

Mas é preciso ter persistência. É preciso ter foco! Por isso, investir no desenvolvimento pessoal e no aprimoramento de qualidades positivas que auxiliem nesse processo pode ser de grande ajuda. Uma das formas é por meio de treinamentos coachings, como os oferecidos pela SB Coaching. Você pode saber mais no nosso site.

Além disso, pode ler outros artigos sobre temáticas parecidas, a fim de ser uma pessoa mais bem-sucedida, alcançando resultados extraordinários. Confira aqui nossos artigos.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quem leu este post leu também :)

Positive Coaching: você precisa saber como funciona

Desenvolvimento de carreira: saiba como o coaching pode te ajudar

Recolocação profissional: confira 10 dicas para conquistá-la

Potencialize suas competências e alcance resultados extraordinários

Fatores importantes para ter sucesso e ser bem-sucedido

Como se comunicar bem com as pessoas

Materiais Educativos

Como se tornar um Coach de sucesso

Escrito por Villela da Matta, presidente da SBCOACHING, este e-book traz 29 perguntas para alavancar o marketing, as vendas e as estratégias do seu negócio para seu sucesso…

Segredos da Paternidade Positiva

O envolvimento do pai contribui de forma significativa para o crescimento intelectual e mental da criança e a estimula na educação, desenvolvimento de habilidades, interesse etc…

Brian Tracy

Brian Tracy é uma das maiores autoridades em coaching e negócios do mundo: em mais de 30 anos de atuação, passaram por suas palestras e seminários mais de 5 milhões de pessoas. Já atuou como coach e consultor em mais de mil empresas. Autor de dezenas de best-sellers, foi homenageado em 2011 com o Lifetime Achievement Award, concedido pela National Academy of Best Selling Authors. É fundador e CEO da Brian Tracy International, tem uma carreira de sucesso, principalmente nos setores de vendas e marketing, investimentos, desenvolvimento imobiliário, importação, distribuição e consultoria de gestão.

Flora Victória

Flora Victoria é fundadora da Sociedade Brasileira de Coaching, presidente da SBCOACHING Training e Mestre em Psicologia Positiva Aplicada pela University of Pennsylvania. Diretora educacional das empresas do SBCOACHING Group e founding fellow do Institute of Coaching (IOC) – órgão afiliado à Harvard Medical School dedicado ao avanço do coaching, Flora é considerada a maior especialista em psicologia positiva aplicada ao coaching do país. Seu trabalho precursor resultou na criação do primeiro treinamento de positive coaching do Brasil. Pioneira na condução de projetos de pesquisa e comprovação científica do coaching no país, tem contribuído significativamente para consolidar a credibilidade desse processo e estimular seu desenvolvimento no Brasil e no mundo.

Como trainer e master coach, Flora já participou da formação de mais de 45 mil coaches no Brasil. Responsável pelas parcerias internacionais firmadas pela SBCOACHING com instituições globais, Flora tem trazido para o Brasil o que há de melhor e de mais atual no coaching internacional. Flora representa a Sociedade Brasileira de Coaching como membro da Graduate School Alliance for Executive Coaching (GSAEC), instituição especializada no ensino acadêmico do coaching, e da Association for Coaching (AC), credenciadora internacional presente em mais de 50 países.

Escritora de obras que são referência no coaching mundial, Flora é coautora dos livros Personal & Professional Coaching®, Executive & Business Coaching®, Positive Psychology Coaching® e Career Coaching®, entre outros. Em parceria com Brian Tracy e Villela da Matta, escreveu Estratégias Avançadas de Vendas e Engajamento Total. Como parte de sua contribuição para o coaching global, Flora foi convidada a integrar uma equipe internacional cujo objetivo foi discutir e compreender a diversidade do coaching no mundo. Esse trabalho resultou no livro Diversity in Coaching: Working with Gender, Culture, Race and Age, lançado pela Association for Coaching (AC). Como especialista em coaching, negócios, liderança e psicologia positiva, escreve artigos para a Revista SBCOACHING, para a Revista Científica Brasileira de Coaching e para diversos portais.

Com graduações acadêmicas e especializações nas áreas de Governança Corporativa pela Harvard Business School, MBA pela FGV, Marketing pela ESPM e Tecnologia pela USCS, a expert em ciências comportamentais, Flora, aplica seu sólido conhecimento teórico e prático para contribuir com diferentes públicos na conquista de resultados e aumento de realizações.

Com uma experiência organizacional consolidada ao longo de 30 anos, antes de fundar a SBCOACHING Flora foi executiva da Claro e atuou em grandes empresas como Volkswagen, Ford e Bell South, nas áreas de planejamento estratégico, gestão de mudanças, governança corporativa, tecnologia e finanças. À frente da SBCOACHING Training™, dedica-se continuamente a expandir o portfólio de serviços e a elevar cada vez mais a qualidade e a eficácia do coaching.