Como viver de coaching?

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Muitas pessoas me perguntam se é realmente possível viver de coaching.

Não é difícil entender o motivo da dúvida, já que a carreira de coach está longe de figurar entre as mais tradicionais, gerando incertezas.

Acredite: você pode sim viver de coaching, impactar a vida das pessoas e ainda ser bem-sucedido financeiramente.

Esta é uma área cada vez mais viável e cheia de possibilidades, que tem crescido no mundo inteiro, de maneira exponencial.

Mesmo assim, ainda me deparo com os seguintes relatos:

  • Por mais que eu acredite em meu potencial como coach, ainda sinto-me um pouco inseguro no que diz respeito a tocar um negócio nesta área e largar um emprego estável para recomeçar tudo do zero.”
  • “Ainda que o coaching me dê dinheiro hoje, não sei como fazer para sempre ter clientes e tornar este negócio em algo altamente rentável.”
  • “Eu sei bastante sobre venda, mas ainda conheço pouco sobre como funciona o mercado de coaching, como fazer um marketing eficiente e vender os serviços de melhor maneira.”
  • “Atualmente, o que ainda me impede de largar a minha profissão é ter a certeza de que consigo empreender  e levar este negócio adiante, pois tenho uma família, gastos de casa e um padrão de vida que não quero perder, mas sim, melhorar.”

Antes de me tornar o presidente da SBCOACHING, a maior instituição de coaching do mundo, eu também enfrentei alguns desafios, afinal a minha vida não foi fácil.

Eu perdi todo meu patrimônio financeiro, conquistado em mais de 20 anos de trabalho, simplesmente porque ninguém sabia o que era coaching neste continente. Eu era totalmente incompetente em me divulgar e vender o processo, mas eu não desisti: pedi dinheiro emprestado para um amigo, estudei tudo o que era preciso sobre vendas e marketing, e dei a volta por cima.

Por que você deveria empreender em coaching?

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São muitos os motivos para você empreender no mercado de coaching, que é um dos que mais cresce no Brasil.

Primeiramente, gostaria de deixar aqui alguns dos principais motivos para você empreender no mercado de coaching:

  • Oportunidade de sempre adquirir conhecimento.
  • Ser um ser humano melhor.
  • Tornar o mundo melhor.
  • Obter independência financeira atuando na profissão que mais cresce no mundo.
  • Ter mais tempo com a família e se divertir.
  • Deixar um legado para sua família.
  • Deixar um legado para a sociedade.
  • O mercado do Coaching no Brasil cresceu 300% entre 2010 e 2016. São mais de 40.000 Coaches e 4.000 Master Coaches. Segundo uma matéria realizada pela Conta Azul, este mercado é um dos mais lucrativos neste ano. Confira aqui.
  • O mercado é muito promissor, tendo em vista que, nos Estados Unidos, o Coaching já movimentou cerca de US$ 3 bilhões ao ano, muito acima da realidade brasileira.

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Legenda da imagem: confira uma websérie exclusiva onde eu, Villela da Matta, te apresento os 4 pilares fundamentais da carreira de um coach de sucesso, explicando o que você precisa fazer agora mesmo para colocá-los em prática em seu negócio.  

Os maiores erros que te impedem de ser um coach de sucesso

Se você realmente deseja viver de coaching, é fundamental estar ciente dos maiores erros que podem te impedir de ser um coach de sucesso.

  1. Zona de conforto

Quem atua na área de coaching sabe o quanto a zona de conforto pode ser traiçoeira e perigosa.

Diante de uma falsa sensação de tranquilidade, nos acostumamos a repetir velhos hábitos sem questionar para onde eles estão nos levando – se é que estão nos conduzindo a algum lugar.

Por isso, está na hora de também colocar em prática tudo aquilo que você mesmo ensina aos seus coachees e deixar para trás esse estado de estagnação que em nada contribui para a realização dos seus objetivos.

  1. Falta de persistência

Às vezes, nem tudo sai conforme o planejado, e o desânimo começa a bater, especialmente em um cenário econômico de instabilidade como o atual.

A questão é: você vai deixar que isso limite os seus sonhos e impeça o seu negócio de prosperar?

Desistir logo nas primeiras barreiras não é a atitude ideal para um coach – e nós sabemos que potencial não falta para você se desenvolver e desenvolver também o seu negócio em coaching.

Para driblar estas dificuldades, é importante entender a fundo o seu empreendimento e suas fortalezas e fraquezas, usando todas essas informações para montar um planejamento.

  1. Ter parado no tempo

Sabe aquele papo de “eu sempre fiz assim e deu certo”? É hora de rever alguns conceitos.

Talvez você tenha atuado com sucesso na área durante muito tempo, aplicando um modelo que já parecia consolidado.

Acontece que o mundo mudou e ainda muda todos os dias, em uma velocidade cada vez mais rápida. A realidade de dez anos atrás, certamente, não é mais a mesma de hoje. Ou seja, é preciso estar aberto para se reinventar e rever velhos hábitos e práticas, permanecendo em constante atualização.

Na área de coaching, trata-se também de acompanhar as transformações do comportamento humano e do modo como as pessoas se relacionam.

  1. Não ter a estrutura necessária

Insegurança, falta de atualização, sensação de impotência e crenças negativas podem ser, como já vimos, alguns limitadores importantes para que você consiga se tornar um coach de sucesso.

No entanto, existe outro fator determinante que nem sempre é considerado: a falta de estrutura.

Afinal, não basta ter todo o empenho do mundo se você não sabe ao certo por onde começar a montar o seu negócio, ou se não dispõe do suporte necessário para que ele siga funcionando mesmo diante de obstáculos que podem surgir.

Saiba quais são as melhores estratégias para aumentar suas vendas, relevância e autoridade, agregando ainda mais valor à sua entrega, neste e-book exclusivo.

Viver de coaching

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Antes de decidir viver de coaching, você precisa descobrir qual é o seu verdadeiro propósito.

Se você pensa em montar ou manter um negócio de coaching, é preciso viver por um propósito de fato. Por isso, faça os seguintes questionamentos para você mesmo:

  • Quais são as principais características, forças ou qualidades que evidenciam que você realmente possui as características necessárias para contribuir com pessoas, times, empresas e com a sociedade geral?
  • Quais serão os seus ganhos pessoais se você viver sua missão plenamente?
  • O que lhe proporcionaria maior segurança e sentido de urgência para viver agora sua missão?

Além disso, uma dica simples, mas muito poderosa, é vender o valor e não o processo de coaching. Explico: quando te questionam o que você faz, você responde algo como: “sou coach de relacionamento“, “sou coach” ou “trabalho com coaching”?

Respostas como estas mostram que você está no caminho errado, dificultando a sua venda.

O que você deveria falar, por exemplo, se for um coach de relacionamento:

“Eu contribuo com casais que estão prestes a se divorciarem. Salvo casamentos e faço com que eles voltem a se apaixonar perdidamente, mais uma vez e para toda eternidade.”

Preste atenção: você tem que vender o resultado que oferecerá para os seus clientes. Quando você entende este conceito, todo o jogo muda.

Oportunidade para você viver de coaching

Se você realmente quer alcançar a prosperidade financeira vivendo de coaching, quero deixar aqui uma oportunidade única: assista a MASTERCLASS exclusiva que preparei. Ela será fundamental para que você:

Quero garantir a minha vaga!

Não espere mais: chegou a hora de você prosperar vivendo de coaching!

Quero compartilhar todo o meu conhecimento com você!

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Villela da Matta – Presidente da SBCoaching

Pai do coaching no Brasil, Villela da Matta é fundador e presidente da SBCOACHING. Um dos maiores especialistas em business coaching do País, o empresário já participou da formação de mais de 35 mil coaches, em mais de 20 anos de trabalho dedicado ao desenvolvimento do potencial humano, tornando-se conhecido por seu estilo único de transformação de alto impacto.

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Brian Tracy

Brian Tracy é uma das maiores autoridades em coaching e negócios do mundo: em mais de 30 anos de atuação, passaram por suas palestras e seminários mais de 5 milhões de pessoas. Já atuou como coach e consultor em mais de mil empresas. Autor de dezenas de best-sellers, foi homenageado em 2011 com o Lifetime Achievement Award, concedido pela National Academy of Best Selling Authors. É fundador e CEO da Brian Tracy International, tem uma carreira de sucesso, principalmente nos setores de vendas e marketing, investimentos, desenvolvimento imobiliário, importação, distribuição e consultoria de gestão.

Flora Victória

Flora Victoria é fundadora da Sociedade Brasileira de Coaching, presidente da SBCOACHING Training e Mestre em Psicologia Positiva Aplicada pela University of Pennsylvania. Diretora educacional das empresas do SBCOACHING Group e founding fellow do Institute of Coaching (IOC) – órgão afiliado à Harvard Medical School dedicado ao avanço do coaching, Flora é considerada a maior especialista em psicologia positiva aplicada ao coaching do país. Seu trabalho precursor resultou na criação do primeiro treinamento de positive coaching do Brasil. Pioneira na condução de projetos de pesquisa e comprovação científica do coaching no país, tem contribuído significativamente para consolidar a credibilidade desse processo e estimular seu desenvolvimento no Brasil e no mundo.

Como trainer e master coach, Flora já participou da formação de mais de 45 mil coaches no Brasil. Responsável pelas parcerias internacionais firmadas pela SBCOACHING com instituições globais, Flora tem trazido para o Brasil o que há de melhor e de mais atual no coaching internacional. Flora representa a Sociedade Brasileira de Coaching como membro da Graduate School Alliance for Executive Coaching (GSAEC), instituição especializada no ensino acadêmico do coaching, e da Association for Coaching (AC), credenciadora internacional presente em mais de 50 países.

Escritora de obras que são referência no coaching mundial, Flora é coautora dos livros Personal & Professional Coaching®, Executive & Business Coaching®, Positive Psychology Coaching® e Career Coaching®, entre outros. Em parceria com Brian Tracy e Villela da Matta, escreveu Estratégias Avançadas de Vendas e Engajamento Total. Como parte de sua contribuição para o coaching global, Flora foi convidada a integrar uma equipe internacional cujo objetivo foi discutir e compreender a diversidade do coaching no mundo. Esse trabalho resultou no livro Diversity in Coaching: Working with Gender, Culture, Race and Age, lançado pela Association for Coaching (AC). Como especialista em coaching, negócios, liderança e psicologia positiva, escreve artigos para a Revista SBCOACHING, para a Revista Científica Brasileira de Coaching e para diversos portais.

Com graduações acadêmicas e especializações nas áreas de Governança Corporativa pela Harvard Business School, MBA pela FGV, Marketing pela ESPM e Tecnologia pela USCS, a expert em ciências comportamentais, Flora, aplica seu sólido conhecimento teórico e prático para contribuir com diferentes públicos na conquista de resultados e aumento de realizações.

Com uma experiência organizacional consolidada ao longo de 30 anos, antes de fundar a SBCOACHING Flora foi executiva da Claro e atuou em grandes empresas como Volkswagen, Ford e Bell South, nas áreas de planejamento estratégico, gestão de mudanças, governança corporativa, tecnologia e finanças. À frente da SBCOACHING Training™, dedica-se continuamente a expandir o portfólio de serviços e a elevar cada vez mais a qualidade e a eficácia do coaching.