Competências Comportamentais: Tipos de competências que todos devem ter

No mercado de trabalho contemporâneo, adquirir novos conhecimentos, habilidades e ter competência é algo fundamental para garantir um bom emprego. Concomitantemente, aqueles profissionais que se acomodam com a sua formação ou experiência e acham que elas são suficientes acabam preteridos por outros que buscam sempre evoluir.
Adquirir novos conhecimentos e habilidades é algo fundamental para quem deseja garantir uma boa vaga no mercado de trabalho contemporâneo. Afinal, a constante evolução é hoje a maior vantagem competitiva das empresas. Por isso, profissionais que se acomodam e não se reciclam estão fadados a perder grandes oportunidades de crescimento na carreira.
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Competências Comportamentais

Para obter posições de destaque numa organização, todo colaborador deve ter determinadas competências comportamentais. Atualmente uma das mais valorizadas pelas empresas é a capacidade de adaptar-se a novas rotinas de trabalho e de assumir atribuições diferentes, ou seja, a predisposição para aceitar mudanças e novos desafios.
Além de flexibilidade e vontade de evoluir, há outros exemplos de competências comportamentais bastante valorizadas no mercado atual. Conheça algumas aptidões desejadas pela maioria dos gestores e veja quais pontos você pode melhorar para ampliar suas chances de sucesso na carreira:
1) Capacidade de decisão: saber ponderar os prós e os contras para seguir o melhor caminho no momento de escolher algo importante é uma das características básicas para quem deseja destacar-se profissionalmente. Rapidez, raciocínio lógico e visão de futuro são qualidades importantes dentro de uma empresa.
2) Empatia: você já procurou colocar-se no lugar do colega de trabalho e compreender o seu ponto de vista, mesmo sem concordar com o mesmo? Essa capacidade, chamada de empatia, é muito importante para desenvolver projetos em grupo e superar as expectativas.
3) Liderança: ter a habilidade de motivar e influenciar as pessoas é uma competência muito visada pelas empresas e que deve ser desenvolvida mesmo por quem não ocupa um cargo de chefia.

Competências Comportamentais - Tipos de Competências
Adquirir novos conhecimentos e habilidades é algo fundamental para quem deseja garantir uma boa vaga no mercado

4) Controle emocional: é comum que o trabalho coloque as pessoas em situações de grande estresse. Por isso, para adotar as decisões mais sensatas e coerentes, é necessário priorizar a razão e evitar atitudes impulsivas. Ter controle emocional é uma característica essencial para evitar conflitos com os colegas e constrangimentos no ambiente organizacional, fatores que podem prejudicar a produtividade da equipe.
5) Antecipação: considerada uma das principais habilidades estratégicas, é muito requisitada em empresas que querem estar sempre à frente da concorrência. Essa competência requer bom conhecimento de mercado e é primordial para estabelecer vantagens competitivas e prevenir eventuais crises.
6) Automotivação: ser capaz de manter-se motivado é mais uma competência comportamental importante, pois assegura um bom rendimento profissional, independentemente das circunstâncias, e pode ser uma característica importante não só para o indivíduo, mas para motivar todo o grupo.
Faça uma avaliação para checar se possui todas essas aptidões e mapear seus pontos positivos e aqueles que precisam ser melhorados. Assim, você pode tornar-se um profissional melhor e conquistar uma boa posição no mercado.

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Brian Tracy é uma das maiores autoridades em coaching e negócios do mundo: em mais de 30 anos de atuação, passaram por suas palestras e seminários mais de 5 milhões de pessoas. Já atuou como coach e consultor em mais de mil empresas. Autor de dezenas de best-sellers, foi homenageado em 2011 com o Lifetime Achievement Award, concedido pela National Academy of Best Selling Authors. É fundador e CEO da Brian Tracy International, tem uma carreira de sucesso, principalmente nos setores de vendas e marketing, investimentos, desenvolvimento imobiliário, importação, distribuição e consultoria de gestão.

Flora Victória

Flora Victoria é fundadora da Sociedade Brasileira de Coaching, presidente da SBCOACHING Training e Mestre em Psicologia Positiva Aplicada pela University of Pennsylvania. Diretora educacional das empresas do SBCOACHING Group e founding fellow do Institute of Coaching (IOC) – órgão afiliado à Harvard Medical School dedicado ao avanço do coaching, Flora é considerada a maior especialista em psicologia positiva aplicada ao coaching do país. Seu trabalho precursor resultou na criação do primeiro treinamento de positive coaching do Brasil. Pioneira na condução de projetos de pesquisa e comprovação científica do coaching no país, tem contribuído significativamente para consolidar a credibilidade desse processo e estimular seu desenvolvimento no Brasil e no mundo.

Como trainer e master coach, Flora já participou da formação de mais de 45 mil coaches no Brasil. Responsável pelas parcerias internacionais firmadas pela SBCOACHING com instituições globais, Flora tem trazido para o Brasil o que há de melhor e de mais atual no coaching internacional. Flora representa a Sociedade Brasileira de Coaching como membro da Graduate School Alliance for Executive Coaching (GSAEC), instituição especializada no ensino acadêmico do coaching, e da Association for Coaching (AC), credenciadora internacional presente em mais de 50 países.

Escritora de obras que são referência no coaching mundial, Flora é coautora dos livros Personal & Professional Coaching®, Executive & Business Coaching®, Positive Psychology Coaching® e Career Coaching®, entre outros. Em parceria com Brian Tracy e Villela da Matta, escreveu Estratégias Avançadas de Vendas e Engajamento Total. Como parte de sua contribuição para o coaching global, Flora foi convidada a integrar uma equipe internacional cujo objetivo foi discutir e compreender a diversidade do coaching no mundo. Esse trabalho resultou no livro Diversity in Coaching: Working with Gender, Culture, Race and Age, lançado pela Association for Coaching (AC). Como especialista em coaching, negócios, liderança e psicologia positiva, escreve artigos para a Revista SBCOACHING, para a Revista Científica Brasileira de Coaching e para diversos portais.

Com graduações acadêmicas e especializações nas áreas de Governança Corporativa pela Harvard Business School, MBA pela FGV, Marketing pela ESPM e Tecnologia pela USCS, a expert em ciências comportamentais, Flora, aplica seu sólido conhecimento teórico e prático para contribuir com diferentes públicos na conquista de resultados e aumento de realizações.

Com uma experiência organizacional consolidada ao longo de 30 anos, antes de fundar a SBCOACHING Flora foi executiva da Claro e atuou em grandes empresas como Volkswagen, Ford e Bell South, nas áreas de planejamento estratégico, gestão de mudanças, governança corporativa, tecnologia e finanças. À frente da SBCOACHING Training™, dedica-se continuamente a expandir o portfólio de serviços e a elevar cada vez mais a qualidade e a eficácia do coaching.