Que competências você precisa ter para Vencer a Crise?

Por Villela da Matta

A palavra competência pode ser definida como a capacidade de coordenar, de modo eficaz, diferentes conjuntos de conhecimentos, habilidades e atitudes que permitem um desempenho superior. Logo, como existem diferentes conjuntos de conhecimentos, habilidades e atitudes, existem, também, diferentes

tipos de competências

.
Se você é um líder, é porque domina uma série de competências que o ajudaram a chegar aonde chegou. A questão é: essas competências são suficientes para que você continue conduzindo sua empresa com sucesso durante esse período de turbulência econômica e financeira que o Brasil atravessa?

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Sejam quais forem as circunstâncias, a principal missão do líder é basicamente a mesma: garantir que a organização mantenha uma performance sustentável a fim de gerar os resultados desejados. Porém, se as circunstâncias incluírem um cenário de crise, a relevância dessa missão – bem como os desafios que você terá de superar para cumpri-la – são ainda maiores. Garantir que a empresa mantenha uma performance sustentável requer uma série de competências. E talvez a mais básica e primordial seja a capacidade de manter seus colaboradores engajados. Um ponto-chave para que isso ocorra é o desenvolvimento de uma habilidade fundamental para que o líder possa promover o engajamento. Trata-se de criar e compartilhar uma visão que seja uma imagem poderosa de futuro possível. Essa imagem deve ser capaz de colocar o foco na ação, dar direção e inspirar as pessoas a construírem o futuro que foi visualizado.

Partilhar uma visão capaz de motivar e engajar requer congruência – é preciso que os funcionários sintam que há algo para eles nesse futuro desejado para a organização, e percebam que podem de fato crescer com a empresa. Para isso é importante que eles percebam, também, que a visão está sendo ativamente buscada por meio de objetivos concretos. E no que tange a esses objetivos, uma série de competências são necessárias para atingi-los, o que inclui desde as “soft skills” (ligadas a comportamentos e atitudes) até as “hard skills” (habilidades técnicas específicas para a realização de tarefas determinadas). Em meio a tudo isso, porém, destaca-se algo que pode ser considerado uma competência, uma força ou mesmo um traço de caráter: a esperança.

O líder é, por excelência, um gerador de esperança. E quando uso essa palavra, não me refiro ao mero desejo de que tudo dê certo. No positive coaching, no qual conceitos de psicologia positiva são aplicados ao coaching, a esperança é vista como um processo que reflete a percepção do indivíduo quanto à sua capacidade de definir objetivos desafiadores, traçar estratégias para atingi-los e, também, ter senso de iniciativa para persegui-los. Em época de desafios, na qual medos e incertezas parecem assombrar a todos, a esperança é mais importante do que nunca. Manter-se esperançoso – entendendo que isso também inclui a habilidade de encontrar caminhos e de agir – e manter acesa a chama da esperança em seus colaboradores, é uma competência de extrema importância para liderar e vencer em tempos de crise. O que você tem feito para manter sua esperança e a de seus subordinados?

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Brian Tracy é uma das maiores autoridades em coaching e negócios do mundo: em mais de 30 anos de atuação, passaram por suas palestras e seminários mais de 5 milhões de pessoas. Já atuou como coach e consultor em mais de mil empresas. Autor de dezenas de best-sellers, foi homenageado em 2011 com o Lifetime Achievement Award, concedido pela National Academy of Best Selling Authors. É fundador e CEO da Brian Tracy International, tem uma carreira de sucesso, principalmente nos setores de vendas e marketing, investimentos, desenvolvimento imobiliário, importação, distribuição e consultoria de gestão.

Flora Victória

Flora Victoria é fundadora da Sociedade Brasileira de Coaching, presidente da SBCOACHING Training e Mestre em Psicologia Positiva Aplicada pela University of Pennsylvania. Diretora educacional das empresas do SBCOACHING Group e founding fellow do Institute of Coaching (IOC) – órgão afiliado à Harvard Medical School dedicado ao avanço do coaching, Flora é considerada a maior especialista em psicologia positiva aplicada ao coaching do país. Seu trabalho precursor resultou na criação do primeiro treinamento de positive coaching do Brasil. Pioneira na condução de projetos de pesquisa e comprovação científica do coaching no país, tem contribuído significativamente para consolidar a credibilidade desse processo e estimular seu desenvolvimento no Brasil e no mundo.

Como trainer e master coach, Flora já participou da formação de mais de 45 mil coaches no Brasil. Responsável pelas parcerias internacionais firmadas pela SBCOACHING com instituições globais, Flora tem trazido para o Brasil o que há de melhor e de mais atual no coaching internacional. Flora representa a Sociedade Brasileira de Coaching como membro da Graduate School Alliance for Executive Coaching (GSAEC), instituição especializada no ensino acadêmico do coaching, e da Association for Coaching (AC), credenciadora internacional presente em mais de 50 países.

Escritora de obras que são referência no coaching mundial, Flora é coautora dos livros Personal & Professional Coaching®, Executive & Business Coaching®, Positive Psychology Coaching® e Career Coaching®, entre outros. Em parceria com Brian Tracy e Villela da Matta, escreveu Estratégias Avançadas de Vendas e Engajamento Total. Como parte de sua contribuição para o coaching global, Flora foi convidada a integrar uma equipe internacional cujo objetivo foi discutir e compreender a diversidade do coaching no mundo. Esse trabalho resultou no livro Diversity in Coaching: Working with Gender, Culture, Race and Age, lançado pela Association for Coaching (AC). Como especialista em coaching, negócios, liderança e psicologia positiva, escreve artigos para a Revista SBCOACHING, para a Revista Científica Brasileira de Coaching e para diversos portais.

Com graduações acadêmicas e especializações nas áreas de Governança Corporativa pela Harvard Business School, MBA pela FGV, Marketing pela ESPM e Tecnologia pela USCS, a expert em ciências comportamentais, Flora, aplica seu sólido conhecimento teórico e prático para contribuir com diferentes públicos na conquista de resultados e aumento de realizações.

Com uma experiência organizacional consolidada ao longo de 30 anos, antes de fundar a SBCOACHING Flora foi executiva da Claro e atuou em grandes empresas como Volkswagen, Ford e Bell South, nas áreas de planejamento estratégico, gestão de mudanças, governança corporativa, tecnologia e finanças. À frente da SBCOACHING Training™, dedica-se continuamente a expandir o portfólio de serviços e a elevar cada vez mais a qualidade e a eficácia do coaching.