Competição Interna – Como Lidar?

A competitividade no trabalho pode estimular o funcionário a empenhar-se mais para atingir melhores resultados e superar as expectativas.

A competição interna é uma prática comum entre as corporações. Mas ela não está presente apenas no ambiente externo. Dentro das empresas também é comum e, até certo ponto, saudável que os colaboradores se vejam como concorrentes. A competitividade no trabalho pode estimular o funcionário a empenhar-se mais para atingir melhores resultados e superar as expectativas. Isso garante sucesso e segurança no emprego.

Nos dias atuais não há como fugir dessa realidade e, para que isso não se torne um grande problema para os negócios, o nível de competição interna entre os colaboradores precisa ser constantemente medido e direcionado.

Ao analisarem de forma criteriosa a disputa no trabalho, as organizações conseguem encontrar os profissionais ideais para cada cargo oferecido, o que otimiza a gestão de talentos e traz como consequência o aumento da produtividade e dos lucros e da competição interna.

 

Aspectos positivos da competição interna

  • É uma grande oportunidade de desenvolvimento, tanto para a pessoa como para a equipe. Tudo depende da competência do trabalhador. Ele precisa enxergar a competição como um desafio, uma chance de desenvolver suas habilidades.
  • Exige maior esforço dos funcionários para os novos projetos, por isso é muito benéfica quando se tem um desafio a ser superado.
  • Estimula a criatividade e a geração de ideias inovadoras no dia a dia da empresa.
  • Ajuda a difundir o conhecimento entre os colaboradores. Afinal, quem compete sabe que precisa mostrar suas habilidades para sair na frente e conquistar boas oportunidades.
  • Elimina o receio na exposição de novas ideias. Quando a competição é saudável, todos os membros da equipe sabem que têm direito de expor seu ponto de vista.
Quem compete sabe que precisa mostrar suas habilidades para sair na frente e conquistar boas oportunidades.

Pontos negativos da competição

Quando sai de controle, a competição no ambiente interno pode provocar alguns problemas e trazer prejuízos para a organização. A situação se torna desfavorável quando:

  • Interfere no cotidiano do trabalho, baixando a produtividade e gerando estresse.
  • Deixa de lado a ética. Profissionais que prejudicam os colegas para sobressair-se no emprego não são confiáveis.
  • Transforma o local de trabalho num ambiente hostil, comprometendo o desempenho da equipe e da organização como um todo.
  • Passa a gerar ciúmes, inveja e conflitos internos. A disputa deve ser honesta, sem intrigas ou sabotagens.

A competição no ambiente corporativo é essencial para o desenvolvimento das empresas, porém deve ser estimulada e ocorrer de forma saudável, tanto para a instituição quanto para os profissionais. O objetivo deve ser crescer e não derrubar o outro para continuar de pé.

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Brian Tracy é uma das maiores autoridades em coaching e negócios do mundo: em mais de 30 anos de atuação, passaram por suas palestras e seminários mais de 5 milhões de pessoas. Já atuou como coach e consultor em mais de mil empresas. Autor de dezenas de best-sellers, foi homenageado em 2011 com o Lifetime Achievement Award, concedido pela National Academy of Best Selling Authors. É fundador e CEO da Brian Tracy International, tem uma carreira de sucesso, principalmente nos setores de vendas e marketing, investimentos, desenvolvimento imobiliário, importação, distribuição e consultoria de gestão.

Flora Victória

Flora Victoria é fundadora da Sociedade Brasileira de Coaching, presidente da SBCOACHING Training e Mestre em Psicologia Positiva Aplicada pela University of Pennsylvania. Diretora educacional das empresas do SBCOACHING Group e founding fellow do Institute of Coaching (IOC) – órgão afiliado à Harvard Medical School dedicado ao avanço do coaching, Flora é considerada a maior especialista em psicologia positiva aplicada ao coaching do país. Seu trabalho precursor resultou na criação do primeiro treinamento de positive coaching do Brasil. Pioneira na condução de projetos de pesquisa e comprovação científica do coaching no país, tem contribuído significativamente para consolidar a credibilidade desse processo e estimular seu desenvolvimento no Brasil e no mundo.

Como trainer e master coach, Flora já participou da formação de mais de 45 mil coaches no Brasil. Responsável pelas parcerias internacionais firmadas pela SBCOACHING com instituições globais, Flora tem trazido para o Brasil o que há de melhor e de mais atual no coaching internacional. Flora representa a Sociedade Brasileira de Coaching como membro da Graduate School Alliance for Executive Coaching (GSAEC), instituição especializada no ensino acadêmico do coaching, e da Association for Coaching (AC), credenciadora internacional presente em mais de 50 países.

Escritora de obras que são referência no coaching mundial, Flora é coautora dos livros Personal & Professional Coaching®, Executive & Business Coaching®, Positive Psychology Coaching® e Career Coaching®, entre outros. Em parceria com Brian Tracy e Villela da Matta, escreveu Estratégias Avançadas de Vendas e Engajamento Total. Como parte de sua contribuição para o coaching global, Flora foi convidada a integrar uma equipe internacional cujo objetivo foi discutir e compreender a diversidade do coaching no mundo. Esse trabalho resultou no livro Diversity in Coaching: Working with Gender, Culture, Race and Age, lançado pela Association for Coaching (AC). Como especialista em coaching, negócios, liderança e psicologia positiva, escreve artigos para a Revista SBCOACHING, para a Revista Científica Brasileira de Coaching e para diversos portais.

Com graduações acadêmicas e especializações nas áreas de Governança Corporativa pela Harvard Business School, MBA pela FGV, Marketing pela ESPM e Tecnologia pela USCS, a expert em ciências comportamentais, Flora, aplica seu sólido conhecimento teórico e prático para contribuir com diferentes públicos na conquista de resultados e aumento de realizações.

Com uma experiência organizacional consolidada ao longo de 30 anos, antes de fundar a SBCOACHING Flora foi executiva da Claro e atuou em grandes empresas como Volkswagen, Ford e Bell South, nas áreas de planejamento estratégico, gestão de mudanças, governança corporativa, tecnologia e finanças. À frente da SBCOACHING Training™, dedica-se continuamente a expandir o portfólio de serviços e a elevar cada vez mais a qualidade e a eficácia do coaching.