Comportamento organizacional levado à ação

O comportamento organizacional avalia o impacto que o indivíduo (ou grupos) provoca no microambiente, com o objetivo de melhorar a eficácia, a produtividade e os resultados de seus colaboradores. O resultado é a redução do absenteísmo e a rotatividade que promovem a “cidadania” organizacional.

Seja de pequeno, médio ou grande porte, as empresas possuem sua própria cultura organizacional e seus valores definidos. Algumas delas influenciam positivamente os funcionários e tornam-se referência por sua conduta e organização.

É extremamente importante definir com precisão as ações que a empresa deve produzir, para promover, por meio de sua missão, visão e valores, o comportamento organizacional esperado de seus colaboradores.

Entendendo o comportamento organizacional

Preparar as pessoas e as empresas para os desafios do futuro exige aprender novas formas de comportamento de todos os colaboradores da organização.

Em um ambiente de trabalho, certas condutas podem provocar conflitos entre o indivíduo e aqueles com quem ele se relaciona. Esses vícios e manias prejudicam atividades e relações profissionais e até pessoais.

Felizmente, é possível transformar tais comportamentos, seguindo algumas condutas eficientes de liderança. Assim, para mudar um mau hábito, é necessário observar o problema, buscar soluções e analisar os resultados.

Conhecer pessoas, processos de grupos, cultura organizacional e o modo como esses processos interagem entre si, passou a ser uma exigência essencial para qualquer gestor que almeja sucesso no mundo dos negócios.

Identificação dos comportamentos críticos

O primeiro estágio da mudança apresenta a observação a respeito das atitudes negativas e da conscientização sobre o seu impacto no dia a dia. Assim, é importante listar certas formas de agir que incomodam ou trazem desconforto ao envolvido e aos demais.

Em geral, essa reflexão acontece a partir de uma autoanálise ou feedback de colegas ou líderes. Ao ser informado sobre uma postura irregular, o sujeito não deve encarar o comentário como uma ofensa, mas sim como uma oportunidade para melhorar os pontos destacados.

Identificação das consequências

A análise do profissional é feita a todo instante, com base no comportamento humano e, pela maneira como ele se relaciona com colegas e superiores.

É muito importante perceber os atos individuais, bem como seus efeitos durante o trabalho em equipe, para saber a hora de mudar. Também é fundamental compreender os próprios defeitos para poder corrigi-los e evitar erros irreparáveis que levam a repreensões e até demissões.

Desenvolvimento e implementação de uma estratégia de intervenção

Depois de diagnosticar as possíveis falhas no comportamento organizacional, é preciso planejar ações e estratégias de melhoria e inserir novos hábitos na rotina.

Isso pode ocorrer tanto de forma gradativa, quanto por meio de modificações incisivas. Em ambos os casos, serão necessários foco e determinação para o cumprimento de metas preestabelecidas.

Avaliação da melhoria de conduta

Os fatores positivos servem como motivação para que a pessoa possa seguir em frente, atingir os seus objetivos e manter os já conquistados, ao desenvolver um novo comportamento.

Caso o resultado não esteja suficientemente bom, é indicado mudar o plano de atuação e tentar novamente. É importante também que o sujeito não retroceda no caminho, voltando para velhos costumes.

Busque o melhor

As competências comportamentais têm influência direta na vida profissional dos indivíduos. Saber conviver com as adversidades e situações de conflito, assim como ser um profissional assertivo, responsável, organizado e bem-humorado são algumas atitudes que podem ser desenvolvidas e aprimoradas para que haja um bom relacionamento interpessoal no trabalho.

O planejamento visando à mudança na maneira de agir é o início para alcançar o sucesso em diversas áreas, e o resultado final são as vitórias diárias.

No seminário MBA IN ONE DAY, que acontecerá, pela primeira vez no Brasil, no dia 20 de novembro de 2017, Ben Tiggelaar apresentará dentre algumas de suas estratégias, os melhores modelos de liderança para promoção de um comportamento organizacional saudável e direcionado à ação.

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Brian Tracy é uma das maiores autoridades em coaching e negócios do mundo: em mais de 30 anos de atuação, passaram por suas palestras e seminários mais de 5 milhões de pessoas. Já atuou como coach e consultor em mais de mil empresas. Autor de dezenas de best-sellers, foi homenageado em 2011 com o Lifetime Achievement Award, concedido pela National Academy of Best Selling Authors. É fundador e CEO da Brian Tracy International, tem uma carreira de sucesso, principalmente nos setores de vendas e marketing, investimentos, desenvolvimento imobiliário, importação, distribuição e consultoria de gestão.

Flora Victória

Flora Victoria é fundadora da Sociedade Brasileira de Coaching, presidente da SBCOACHING Training e Mestre em Psicologia Positiva Aplicada pela University of Pennsylvania. Diretora educacional das empresas do SBCOACHING Group e founding fellow do Institute of Coaching (IOC) – órgão afiliado à Harvard Medical School dedicado ao avanço do coaching, Flora é considerada a maior especialista em psicologia positiva aplicada ao coaching do país. Seu trabalho precursor resultou na criação do primeiro treinamento de positive coaching do Brasil. Pioneira na condução de projetos de pesquisa e comprovação científica do coaching no país, tem contribuído significativamente para consolidar a credibilidade desse processo e estimular seu desenvolvimento no Brasil e no mundo.

Como trainer e master coach, Flora já participou da formação de mais de 45 mil coaches no Brasil. Responsável pelas parcerias internacionais firmadas pela SBCOACHING com instituições globais, Flora tem trazido para o Brasil o que há de melhor e de mais atual no coaching internacional. Flora representa a Sociedade Brasileira de Coaching como membro da Graduate School Alliance for Executive Coaching (GSAEC), instituição especializada no ensino acadêmico do coaching, e da Association for Coaching (AC), credenciadora internacional presente em mais de 50 países.

Escritora de obras que são referência no coaching mundial, Flora é coautora dos livros Personal & Professional Coaching®, Executive & Business Coaching®, Positive Psychology Coaching® e Career Coaching®, entre outros. Em parceria com Brian Tracy e Villela da Matta, escreveu Estratégias Avançadas de Vendas e Engajamento Total. Como parte de sua contribuição para o coaching global, Flora foi convidada a integrar uma equipe internacional cujo objetivo foi discutir e compreender a diversidade do coaching no mundo. Esse trabalho resultou no livro Diversity in Coaching: Working with Gender, Culture, Race and Age, lançado pela Association for Coaching (AC). Como especialista em coaching, negócios, liderança e psicologia positiva, escreve artigos para a Revista SBCOACHING, para a Revista Científica Brasileira de Coaching e para diversos portais.

Com graduações acadêmicas e especializações nas áreas de Governança Corporativa pela Harvard Business School, MBA pela FGV, Marketing pela ESPM e Tecnologia pela USCS, a expert em ciências comportamentais, Flora, aplica seu sólido conhecimento teórico e prático para contribuir com diferentes públicos na conquista de resultados e aumento de realizações.

Com uma experiência organizacional consolidada ao longo de 30 anos, antes de fundar a SBCOACHING Flora foi executiva da Claro e atuou em grandes empresas como Volkswagen, Ford e Bell South, nas áreas de planejamento estratégico, gestão de mudanças, governança corporativa, tecnologia e finanças. À frente da SBCOACHING Training™, dedica-se continuamente a expandir o portfólio de serviços e a elevar cada vez mais a qualidade e a eficácia do coaching.