Comunicação corporativa

A comunicação é uma das habilidades sociais mais primárias que nós seres humanos desenvolvemos, o que consequentemente a torna uma das mais importantes.

Através da comunicação nós pudemos nos organizar socialmente, trocar informações, discutir a respeito dos mais diversos temas e conviver em busca de nossos objetivos.

Especificamente dentro do ambiente de trabalho, a comunicação bem executada é capaz de gerar resultados acima da média através da criação de metas, busca constante de picos de performance, organização do trabalho dos colaboradores e muitos outros benefícios.

Por si só este já é um enorme desafio, visto que cada indivíduo possui sua própria forma de comunicação e cada empresa possui suas próprias regras internas. Agora imagine os desafios que colaboradores, gestores e CEOs estão enfrentando durante o isolamento social que enfrentamos por conta da pandemia.

A comunicação essencialmente se tornou digital, o gestor não tem mais acesso direto ao seu time e toda conversa ou reunião se tornou mais fria devido à distância e às telas que nos separam.

Neste texto nós apresentaremos a você mais informações a respeito da comunicação corporativa, o que deve ser cultivado entre os envolvidos e algumas dicas de como você pode trabalhar essa questão dentro e fora do escritório – ou qualquer ambiente de trabalho.

Boa leitura e bom autodesenvolvimento.

Entendendo a comunicação corporativa

Em definição, a comunicação corporativa diz respeito à maneira com que uma empresa ou organização se comunica com as partes interessadas, tanto o público interno quanto o público externo.

A comunicação corporativa eficiente é caracterizada pela transmissão de informações importantes de forma segura, organizada e objetiva.

Para isso, inicialmente é necessário realizar uma análise do ambiente empresarial, estudando o negócio, a cultura organizacional em vigor, a reputação da empresa no mercado, o posicionamento da organização perante diversos temas internos, externos e sociais com a finalidade de descobrir qual a percepção que o público tem a respeito desta empresa.

Com os diagnósticos oferecidos por essa análise, é preciso planejar quais serão os passos que a empresa seguirá a partir deste ponto. Seu negócio precisa realizar uma mudança de imagem? Melhorar a reputação? Gerenciar crises? Aumentar engajamento?

Indiferente do objetivo é possível utilizar diversos veículos e meios de comunicação para dialogar com seus stakeholders, tais como: publicações específicas nas redes sociais, murais internos, relatórios, folders, e-mails marketing, blogs e tantas outras, impressas ou digitais.

É preciso ter em mente que qualquer recurso utilizado tem o objetivo de criar, melhorar ou restabelecer o relacionamento com seu público interno e externo informando, integrando e melhorando cada vez mais a reputação da empresa.

Dentro do universo da comunicação corporativa podemos mencionar dois grandes grupos:

Comunicação Corporativa Interna

O público interno de uma empresa é formado por colaboradores, empresas parceiras e prestadoras de serviço. Sabendo disso, suas estratégias de comunicação corporativa para este público devem ser voltadas à motivação e produtividade com o objetivo de propiciar um bom ambiente de trabalho.

Também conhecido como endomarketing, a comunicação corporativa externa utiliza algumas ferramentas como reuniões, apresentações, conferências, newsletters e cartas comerciais, por exemplo, para realizar essa troca de informações.

Comunicação Corporativa Externa

Como o próprio nome já diz, a comunicação corporativa externa abrange potenciais e atuais clientes, investidores e demais instituições que são externas à sua empresa. Isto significa que os esforços em comunicação devem criar e melhorar a identidade da marca, aumentando suas chances de negócios com essas pessoas.

Alguns exemplos de ferramentas de comunicação corporativa externa: propaganda, marketing e relações públicas, que abrangem campanhas de publicidade e eventos promocionais.

IMPORTANTE:

Vale ressaltar que o trabalho de comunicação é extremamente importante para o sucesso de seu negócio, portanto se você não possui os conhecimentos ou ferramentas necessários para fazê-los, procure especialistas em comunicação e marketing para te auxiliar com suas demandas.

Endomarketing em tempos de distanciamento social

Principalmente no momento em que vivemos é extremamente importante que a comunicação interna seja desenvolvida com foco no destinatário, ou seja, no colaborador que está recebendo aquele material.

Construir um fluxo de informação confiável com os colaboradores, estimulando a produtividade e integração e comunicando apenas o essencial é importantíssimo para o sucesso dessa comunicação.

Veja alguns exemplos do que você pode fazer para manter acesa a chama do engajamento mesmo a distância:

  • Disparos de e-mail marketing com dicas de atividades físicas que podem ser realizadas em casa;
  • Dicas de conteúdo feitas por líderes e outros colaboradores sobre livros, filmes, séries e outros assuntos além dos tratados em ambiente profissional;
  • Desenvolvimento de ações onde os colaboradores compartilhem fotos do seu home office;
  • Criação de séries de vídeos especiais com os líderes da companhia a respeito de assuntos relevantes do mercado em que atua.

Podemos destacar também ações que devem ser evitadas nestes tempos de pandemia:

  • Evite focar todas as comunicações oficiais de sua empresa em atualizações sobre o Coronavírus;
  • Nunca desenvolva comunicados com tom alarmistas;
  • Evite focar apenas em vendas e cumprimentos de metas em suas comunicações.

É importante dizer também que, em tempos de fake news, nunca é demais informar seus colaboradores a respeito de como se informar e garantir que as informações são verdadeiras.

Reforce quais são as fontes oficiais a respeito da pandemia, como Organização Mundial de Saúde, Ministério da Saúde e Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Além disso, explique as características de um texto falso: ausência de fontes, uso exagerado de adjetivos, erros de ortografia, etc.

Comunicação corporativa e coaching

A metodologia Coaching trabalha o desenvolvimento de micro e de macro competências, o que potencializa seu impacto e seus resultados.

As micro competências são aquelas necessárias para lidar com questões específicas, como as que são ligadas à comunicação, relacionamentos, gestão de conflitos, resolução de problemas, objetivos do profissional e do time e a liderança no dia a dia, entre outras. Elas exercem um impacto positivo imediato na pessoa que as utiliza, em sua interação com os outros e no ambiente local.

As macro competências são aquelas ligadas aos objetivos e ao clima organizacional, à liderança empresarial e à visão estratégica e sistêmica. Elas afetam a empresa, seu posicionamento, seu contexto e sua sustentabilidade.

Dessa forma, os benefícios da implementação do Coaching dentro de qualquer empresa gera aumento da performance, produtividade, e bem-estar e lucratividade.

Por isso, recomendamos que você visite o nosso site e conheça nossas formações. Esteja você em qualquer posição hierárquica ou profissional, com certeza o conhecimento certo pode fazer a diferença em qualquer ambiente profissional.

Se você gostou do artigo, confira outros temas importantes no nosso blog.

👇 Acompanhe nossas redes sociais 👇

Instagram

Facebook

LinkedIn

YouTube

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quem leu este post leu também :)

Como gerenciar crises no ambiente de trabalho

Empresas familiares: como funcionam, características e como gerir

Economia Compartilhada: O que é, Para que Serve e Exemplos

Administração Estratégica: O que é, Benefícios e Exemplos

Empreendedor individual: O que é, Como Funciona e Como Ser

Empresas B2B: Significado, Características e Exemplos

Materiais Educativos

Como se tornar um Coach de sucesso

Escrito por Villela da Matta, presidente da SBCOACHING, este e-book traz 29 perguntas para alavancar o marketing, as vendas e as estratégias do seu negócio para seu sucesso…

Segredos da Paternidade Positiva

O envolvimento do pai contribui de forma significativa para o crescimento intelectual e mental da criança e a estimula na educação, desenvolvimento de habilidades, interesse etc…

Brian Tracy

Brian Tracy é uma das maiores autoridades em coaching e negócios do mundo: em mais de 30 anos de atuação, passaram por suas palestras e seminários mais de 5 milhões de pessoas. Já atuou como coach e consultor em mais de mil empresas. Autor de dezenas de best-sellers, foi homenageado em 2011 com o Lifetime Achievement Award, concedido pela National Academy of Best Selling Authors. É fundador e CEO da Brian Tracy International, tem uma carreira de sucesso, principalmente nos setores de vendas e marketing, investimentos, desenvolvimento imobiliário, importação, distribuição e consultoria de gestão.

Flora Victória

Flora Victoria é fundadora da Sociedade Brasileira de Coaching, presidente da SBCOACHING Training e Mestre em Psicologia Positiva Aplicada pela University of Pennsylvania. Diretora educacional das empresas do SBCOACHING Group e founding fellow do Institute of Coaching (IOC) – órgão afiliado à Harvard Medical School dedicado ao avanço do coaching, Flora é considerada a maior especialista em psicologia positiva aplicada ao coaching do país. Seu trabalho precursor resultou na criação do primeiro treinamento de positive coaching do Brasil. Pioneira na condução de projetos de pesquisa e comprovação científica do coaching no país, tem contribuído significativamente para consolidar a credibilidade desse processo e estimular seu desenvolvimento no Brasil e no mundo.

Como trainer e master coach, Flora já participou da formação de mais de 45 mil coaches no Brasil. Responsável pelas parcerias internacionais firmadas pela SBCOACHING com instituições globais, Flora tem trazido para o Brasil o que há de melhor e de mais atual no coaching internacional. Flora representa a Sociedade Brasileira de Coaching como membro da Graduate School Alliance for Executive Coaching (GSAEC), instituição especializada no ensino acadêmico do coaching, e da Association for Coaching (AC), credenciadora internacional presente em mais de 50 países.

Escritora de obras que são referência no coaching mundial, Flora é coautora dos livros Personal & Professional Coaching®, Executive & Business Coaching®, Positive Psychology Coaching® e Career Coaching®, entre outros. Em parceria com Brian Tracy e Villela da Matta, escreveu Estratégias Avançadas de Vendas e Engajamento Total. Como parte de sua contribuição para o coaching global, Flora foi convidada a integrar uma equipe internacional cujo objetivo foi discutir e compreender a diversidade do coaching no mundo. Esse trabalho resultou no livro Diversity in Coaching: Working with Gender, Culture, Race and Age, lançado pela Association for Coaching (AC). Como especialista em coaching, negócios, liderança e psicologia positiva, escreve artigos para a Revista SBCOACHING, para a Revista Científica Brasileira de Coaching e para diversos portais.

Com graduações acadêmicas e especializações nas áreas de Governança Corporativa pela Harvard Business School, MBA pela FGV, Marketing pela ESPM e Tecnologia pela USCS, a expert em ciências comportamentais, Flora, aplica seu sólido conhecimento teórico e prático para contribuir com diferentes públicos na conquista de resultados e aumento de realizações.

Com uma experiência organizacional consolidada ao longo de 30 anos, antes de fundar a SBCOACHING Flora foi executiva da Claro e atuou em grandes empresas como Volkswagen, Ford e Bell South, nas áreas de planejamento estratégico, gestão de mudanças, governança corporativa, tecnologia e finanças. À frente da SBCOACHING Training™, dedica-se continuamente a expandir o portfólio de serviços e a elevar cada vez mais a qualidade e a eficácia do coaching.