Comunicação & Oratória – Parte 3

metodo coaching o que e beneficios como funciona
como ter um negocio bem sucedido como coach 6 passos de como ter
Qual é o foco que você deve ter ao se apresentar diante de uma plateia?

(Por Gislene Isquierdo)

Responda:

Você conhece alguém que antes de fazer uma apresentação faz-se os seguintes questionamentos?:

O que vestir? Uso vídeos? Músicas? Quais? Falo palavras mais coloquiais ou formais? Como me portar? Como as pessoas me enxergarão? O que pensarão de mim?

No post anterior você leu sobre a importância dos pensamentos no processo de falar em público. No de hoje, eu lhe contarei sobre qual é o foco que você deve ter ao se apresentar diante de uma plateia.

Sendo objetiva e extremamente direta… Digo: O foco NÃO é você. O foco não é a sua pessoa e suas preocupações… o foco é o público! O foco está nos ouvintes. Quanto mais você souber do perfil dos ouvintes mais chances de ter sucesso você terá.

Responda para você mesmo: Como os ouvintes gostariam de te ver? Como eles pensam? Como eles reagem? O que é mais importante para eles? Informações como essas, e também dados como gênero, idade, escolaridade, linha de pensamento e gostos, podem agregar na sua preparação e na sua apresentação em si.

Ao levantar essas informações você poderá utilizá-las para estabelecer uma conexão mais rápida e quanto mais o público estiver conectado com você, maior sua chance de sucesso.

O objetivo de uma apresentação deve ser agregar algo ao público, então foque nele. E não nas suas próprias necessidade ou inseguranças. O que esses ouvintes precisam, do que eles têm sede? O que você pode falar que irá realmente agregar na vida deles?

O objetivo de uma apresentação deve ser agregar algo ao público, então foque nele.

Reflita…

Nas minhas últimas apresentações, onde eu foquei: em mim mesmo ou no público?

Que descobertas posso fazer a respeito do perfil dos ouvintes que irá agregar na minha próxima apresentação?

Como, especificamente, posso fazer para ter tais descobertas?

Entre em ação agora!

“Do it now”!

Se você conhece alguém que também pode desenvolver-se com essas dicas, convido você a curtir e compartilhar esse post! Vamos multiplicar essa oportunidade!

Abraços e até a próxima!

 

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quem leu este post leu também :)

Conheça as vantagens e desvantagens do outsourcing

Empowerment: O Que é, sua Importância nas Empresas e Exemplos

Dinâmica de Apresentação: Como Fazer, Dicas e Exemplos Práticos

Diagrama de Ishikawa: Guia Completo Passo a Passo

O Carnaval chegou… todo cuidado é pouco!

AFINAL, EXISTE UM MODELO DE CORPO PERFEITO?

Materiais Educativos

Como se tornar um Coach de sucesso

Escrito por Villela da Matta, presidente da SBCOACHING, este e-book traz 29 perguntas para alavancar o marketing, as vendas e as estratégias do seu negócio para seu sucesso…

Segredos da Paternidade Positiva

O envolvimento do pai contribui de forma significativa para o crescimento intelectual e mental da criança e a estimula na educação, desenvolvimento de habilidades, interesse etc…

Brian Tracy

Brian Tracy é uma das maiores autoridades em coaching e negócios do mundo: em mais de 30 anos de atuação, passaram por suas palestras e seminários mais de 5 milhões de pessoas. Já atuou como coach e consultor em mais de mil empresas. Autor de dezenas de best-sellers, foi homenageado em 2011 com o Lifetime Achievement Award, concedido pela National Academy of Best Selling Authors. É fundador e CEO da Brian Tracy International, tem uma carreira de sucesso, principalmente nos setores de vendas e marketing, investimentos, desenvolvimento imobiliário, importação, distribuição e consultoria de gestão.

Flora Victória

Flora Victoria é fundadora da Sociedade Brasileira de Coaching, presidente da SBCOACHING Training e Mestre em Psicologia Positiva Aplicada pela University of Pennsylvania. Diretora educacional das empresas do SBCOACHING Group e founding fellow do Institute of Coaching (IOC) – órgão afiliado à Harvard Medical School dedicado ao avanço do coaching, Flora é considerada a maior especialista em psicologia positiva aplicada ao coaching do país. Seu trabalho precursor resultou na criação do primeiro treinamento de positive coaching do Brasil. Pioneira na condução de projetos de pesquisa e comprovação científica do coaching no país, tem contribuído significativamente para consolidar a credibilidade desse processo e estimular seu desenvolvimento no Brasil e no mundo.

Como trainer e master coach, Flora já participou da formação de mais de 45 mil coaches no Brasil. Responsável pelas parcerias internacionais firmadas pela SBCOACHING com instituições globais, Flora tem trazido para o Brasil o que há de melhor e de mais atual no coaching internacional. Flora representa a Sociedade Brasileira de Coaching como membro da Graduate School Alliance for Executive Coaching (GSAEC), instituição especializada no ensino acadêmico do coaching, e da Association for Coaching (AC), credenciadora internacional presente em mais de 50 países.

Escritora de obras que são referência no coaching mundial, Flora é coautora dos livros Personal & Professional Coaching®, Executive & Business Coaching®, Positive Psychology Coaching® e Career Coaching®, entre outros. Em parceria com Brian Tracy e Villela da Matta, escreveu Estratégias Avançadas de Vendas e Engajamento Total. Como parte de sua contribuição para o coaching global, Flora foi convidada a integrar uma equipe internacional cujo objetivo foi discutir e compreender a diversidade do coaching no mundo. Esse trabalho resultou no livro Diversity in Coaching: Working with Gender, Culture, Race and Age, lançado pela Association for Coaching (AC). Como especialista em coaching, negócios, liderança e psicologia positiva, escreve artigos para a Revista SBCOACHING, para a Revista Científica Brasileira de Coaching e para diversos portais.

Com graduações acadêmicas e especializações nas áreas de Governança Corporativa pela Harvard Business School, MBA pela FGV, Marketing pela ESPM e Tecnologia pela USCS, a expert em ciências comportamentais, Flora, aplica seu sólido conhecimento teórico e prático para contribuir com diferentes públicos na conquista de resultados e aumento de realizações.

Com uma experiência organizacional consolidada ao longo de 30 anos, antes de fundar a SBCOACHING Flora foi executiva da Claro e atuou em grandes empresas como Volkswagen, Ford e Bell South, nas áreas de planejamento estratégico, gestão de mudanças, governança corporativa, tecnologia e finanças. À frente da SBCOACHING Training™, dedica-se continuamente a expandir o portfólio de serviços e a elevar cada vez mais a qualidade e a eficácia do coaching.