Comunicação & Oratória – Parte I

sindrome de peter pan contemporaneo
Você conhece alguém que é tecnicamente muito competente, mas ao falar em público sente-se inseguro e nervoso?

(Por Gislene Isquierdo)

Responda:

  • Você conhece alguém que é tecnicamente muito competente, mas ao falar em público sente-se inseguro e nervoso?
  • Você já ouviu falar de algum profissional que passou um ano ou mais da sua vida trabalhando em um projeto e que quase colocou tudo a perder no momento que foi apresentá-lo à diretoria?

Comunicar-se bem

Após muito estudar entendi que comunicação é como uma troca de presentes: se você der algo bom a alguém, provavelmente esta pessoa lhe devolverá algo bom… Mas se você der ‘lixo’, provavelmente, voltará ‘lixo’.
Afinal o que isso tem a ver com apresentar projetos? O que isso tem a ver com falar em público?

Respondo… Comunicação vai muito além das palavras, vai muito além da mensagem em si, muito além de um simples passar informações ou dados.

Os dados são importantes? Sim, muito. Porém, não são o suficiente.

Comunicação é troca, troca de emoção. Se você estiver tenso ao conversar com alguém, passará tensão. Se você estiver seguro, passará segurança.
Imagine um profissional que irá apresentar um projeto numa reunião muito importante. Ele passou um ano da sua carreira trabalhando neste projeto, até chegar o fatídico dia de apresentá-lo.

Tecnicamente ele é muito competente, mas falar em público não está na coluna das suas forças, e sim, na coluna de pontos a melhorar.

Os dados estão bem elaborados e são consistentes. O que este profissional precisa para abrilhantar e agregar na sua apresentação, não está somente no conteúdo, mas na forma que irá apresentá-lo.

Apresentar um projeto com sucesso implica em estar preparado tecnicamente e emocionalmente.

A forma é a mensagem emocional, o como falar… Expressão vocal, facial, gestual, pausas estratégicas, respiração, entonação… Enfim! Detalhes que entregam o estado emocional da pessoa. Detalhes que mostram como ela está sentindo-se no momento em que fala.

Apresentar um projeto com sucesso implica em estar preparado tecnicamente e emocionalmente. Se você for preparado 100%, estará dando ao ouvinte um ‘bom presente’, agora, se você for preparado somente 50% (a maioria das pessoas se preparam somente tecnicamente e não emocionalmente), estará dando ‘lixo’ ou um presente ‘meia boca’… Assim, receberá o mesmo.

Reflita…

Quais resultados você quer alcançar em suas apresentações?

Como você irá se preparar para isso?

Entre em ação agora!

“Do it now”!

Abraços e até o próximo post!

 

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Flora Victória

Flora Victoria é fundadora da Sociedade Brasileira de Coaching, presidente da SBCOACHING Training e Mestre em Psicologia Positiva Aplicada pela University of Pennsylvania. Diretora educacional das empresas do SBCOACHING Group e founding fellow do Institute of Coaching (IOC) – órgão afiliado à Harvard Medical School dedicado ao avanço do coaching, Flora é considerada a maior especialista em psicologia positiva aplicada ao coaching do país. Seu trabalho precursor resultou na criação do primeiro treinamento de positive coaching do Brasil. Pioneira na condução de projetos de pesquisa e comprovação científica do coaching no país, tem contribuído significativamente para consolidar a credibilidade desse processo e estimular seu desenvolvimento no Brasil e no mundo.

Como trainer e master coach, Flora já participou da formação de mais de 45 mil coaches no Brasil. Responsável pelas parcerias internacionais firmadas pela SBCOACHING com instituições globais, Flora tem trazido para o Brasil o que há de melhor e de mais atual no coaching internacional. Flora representa a Sociedade Brasileira de Coaching como membro da Graduate School Alliance for Executive Coaching (GSAEC), instituição especializada no ensino acadêmico do coaching, e da Association for Coaching (AC), credenciadora internacional presente em mais de 50 países.

Escritora de obras que são referência no coaching mundial, Flora é coautora dos livros Personal & Professional Coaching®, Executive & Business Coaching®, Positive Psychology Coaching® e Career Coaching®, entre outros. Em parceria com Brian Tracy e Villela da Matta, escreveu Estratégias Avançadas de Vendas e Engajamento Total. Como parte de sua contribuição para o coaching global, Flora foi convidada a integrar uma equipe internacional cujo objetivo foi discutir e compreender a diversidade do coaching no mundo. Esse trabalho resultou no livro Diversity in Coaching: Working with Gender, Culture, Race and Age, lançado pela Association for Coaching (AC). Como especialista em coaching, negócios, liderança e psicologia positiva, escreve artigos para a Revista SBCOACHING, para a Revista Científica Brasileira de Coaching e para diversos portais.

Com graduações acadêmicas e especializações nas áreas de Governança Corporativa pela Harvard Business School, MBA pela FGV, Marketing pela ESPM e Tecnologia pela USCS, a expert em ciências comportamentais, Flora, aplica seu sólido conhecimento teórico e prático para contribuir com diferentes públicos na conquista de resultados e aumento de realizações.

Com uma experiência organizacional consolidada ao longo de 30 anos, antes de fundar a SBCOACHING Flora foi executiva da Claro e atuou em grandes empresas como Volkswagen, Ford e Bell South, nas áreas de planejamento estratégico, gestão de mudanças, governança corporativa, tecnologia e finanças. À frente da SBCOACHING Training™, dedica-se continuamente a expandir o portfólio de serviços e a elevar cada vez mais a qualidade e a eficácia do coaching.