7 passos para desenvolver autoconfiança com o coaching

Você se lembra daquele dia? Talvez fosse uma entrevista de emprego. Talvez você estivesse falando com um grupo de pessoas ou encontrando alguém especial pela primeira vez. Sua garganta ficou seca e seus joelhos tremeram.

Você estava pronto para abandonar a segurança mental e emocional. Você estava colocando suas habilidades em cheque e correndo riscos. Se tivesse sucesso, obteria um bom retorno. No entanto, suas dúvidas estavam tentando desencorajar você.

Confiança é essencial em nossas vidas. Sem ela é impossível dar o primeiro passo para fazer aquilo que queremos. A confiança nos permite ir adiante, mesmo ante o desencorajamento temporário. Mas, de onde vem a confiança e como podemos nos tornar e permanecer confiantes? Seguem sete ações que ajudarão você a desenvolver uma confiança sólida juntamente com o coaching:

1- Expandir seu conhecimento

Adquirir novas habilidades em qualquer setor – pessoal ou profissional – é o primeiro passo para ser mais confiante. Trata-se de identificar as áreas-chave nas quais você precisa de mais confiança para ser bem-sucedido. E, depois, expandir seus conhecimentos fazendo cursos, lendo livros e comparecendo a eventos educativos. Aprendizagem contínua é essencial para manter um alto nível de confiança.

2- Experimentar pequenos sucessos

Confiança vem também de pequenos sucessos diários. É o retorno que obtemos ao colocar conhecimento em ação. Este pequeno passo pode não ser o resultado final, mas é de extrema importância. Até mesmo um tapinha nas costas dado por um amigo, ou um cumprimento por um trabalho bem feito, irão aumentar o nível de confiança de uma pessoa. Valorize cada pequeno sucesso e sua confiança crescerá dia a dia.

3- Exercitar a fé passional

Pessoas confiantes têm fé. Elas acreditam que o Criador possui um plano especial para suas vidas. Elas parecem ter a certeza de que, se seguirem esse plano, serão bem-sucedidas. Se você quer alcançar algo, deve acreditar absolutamente que é possível para você. Você deve acreditar firmemente em seu potencial. E a fé passional irá guiá-lo para que você encontre e siga esse propósito.

4- Permitir uma solução firme

Haverá desapontamentos e obstáculos. É natural se desencorajar nessas fases. No entanto, desapontamentos não sinalizam o fim da estrada, quando os vemos como ferramentas de aprendizagem.

A fé em suas habilidades fará com que você passe do desencorajamento a uma solução firme. A resolução vem quando enfrentamos obstáculos que exigem paciência. Em vez de desistir, você irá encarar desafios ao passar por fases difíceis. Foque sua mente em seu futuro e na solução, não nos obstáculos. Pense nas razões pelas quais você pode vencer, e não pelas quais você não pode.

Com o tempo, o talento se desenvolve e as habilidades crescem. Então, você provará o que é realmente possível –  uma medida de sucesso que o fará prosseguir com entusiasmo. E esse mesmo entusiasmo, o manterá energizado para obter, ainda mais, pequenos sucessos diários.

5- Conseguir ajuda de especialistas

Conseguir a ajuda de especialistas em áreas nas quais você precisa de mais confiança é algo extremamente positivo. Estes especialistas podem ser encontrados em livros, artigos, vídeos, seminários ou telefone. Um coach profissional pode ajudá-lo a manter-se focado em seus objetivos e a assumir a responsabilidade sobre seus atos e para tomar as atitudes necessárias para concluir seus planos.

Além disso, confiança atrai mais confiança. Especialistas apoiarão seus planos e oferecerão uma ajuda fantástica se você é entusiasmado e acredita em suas conquistas. Quanto mais você demonstrar confiança nos outros, mais eles demonstrarão confiança em você.

6- Prever a confiança

Prever ou antecipar a sensação de confiança ajudará você a realmente senti-la. Imagine como você se sentirá e agirá se já tiver a confiança da qual precisa para lidar com uma situação específica. Veja a si mesmo com os olhos da mente, agindo com coragem e convicção. Retenha a imagem em sua mente e sua visão começará a se tornar real.

7- Agir com confiança

Esperança é fé em ação. Agora que você imaginou o quão confiante se sentirá, aja como se você já fosse confiante. Mova-se certeira e energeticamente, como se estivesse indo ao encontro de seu sucesso. Você atingirá o que espera. Aja de modo confiante e você será confiante.

Realize essas ações durante os próximos meses e dê a si mesmo tempo para que sua confiança cresça. Pegue um pedaço de papel e escreva como você aplicará cada uma dessas ações. Elas podem fazer uma enorme diferença, permitindo que você caminhe com mais rapidez e eficácia em direção aos seus objetivos. Hoje mesmo você pode começar a desenvolver uma confiança sólida, que lhe trará alegria e sucesso em todas as áreas da sua vida.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quem leu este post leu também :)

Desenvolvimento de carreira: saiba como o coaching pode te ajudar

Recolocação profissional: confira 10 dicas para conquistá-la

Qual a sua meta? Defina onde você quer chegar!

Potencialize suas competências e alcance resultados extraordinários

Fatores importantes para ter sucesso e ser bem-sucedido

Como se comunicar bem com as pessoas

Materiais Educativos

Como se tornar um Coach de sucesso

Escrito por Villela da Matta, presidente da SBCOACHING, este e-book traz 29 perguntas para alavancar o marketing, as vendas e as estratégias do seu negócio para seu sucesso…

Segredos da Paternidade Positiva

O envolvimento do pai contribui de forma significativa para o crescimento intelectual e mental da criança e a estimula na educação, desenvolvimento de habilidades, interesse etc…

Brian Tracy

Brian Tracy é uma das maiores autoridades em coaching e negócios do mundo: em mais de 30 anos de atuação, passaram por suas palestras e seminários mais de 5 milhões de pessoas. Já atuou como coach e consultor em mais de mil empresas. Autor de dezenas de best-sellers, foi homenageado em 2011 com o Lifetime Achievement Award, concedido pela National Academy of Best Selling Authors. É fundador e CEO da Brian Tracy International, tem uma carreira de sucesso, principalmente nos setores de vendas e marketing, investimentos, desenvolvimento imobiliário, importação, distribuição e consultoria de gestão.

Flora Victória

Flora Victoria é fundadora da Sociedade Brasileira de Coaching, presidente da SBCOACHING Training e Mestre em Psicologia Positiva Aplicada pela University of Pennsylvania. Diretora educacional das empresas do SBCOACHING Group e founding fellow do Institute of Coaching (IOC) – órgão afiliado à Harvard Medical School dedicado ao avanço do coaching, Flora é considerada a maior especialista em psicologia positiva aplicada ao coaching do país. Seu trabalho precursor resultou na criação do primeiro treinamento de positive coaching do Brasil. Pioneira na condução de projetos de pesquisa e comprovação científica do coaching no país, tem contribuído significativamente para consolidar a credibilidade desse processo e estimular seu desenvolvimento no Brasil e no mundo.

Como trainer e master coach, Flora já participou da formação de mais de 45 mil coaches no Brasil. Responsável pelas parcerias internacionais firmadas pela SBCOACHING com instituições globais, Flora tem trazido para o Brasil o que há de melhor e de mais atual no coaching internacional. Flora representa a Sociedade Brasileira de Coaching como membro da Graduate School Alliance for Executive Coaching (GSAEC), instituição especializada no ensino acadêmico do coaching, e da Association for Coaching (AC), credenciadora internacional presente em mais de 50 países.

Escritora de obras que são referência no coaching mundial, Flora é coautora dos livros Personal & Professional Coaching®, Executive & Business Coaching®, Positive Psychology Coaching® e Career Coaching®, entre outros. Em parceria com Brian Tracy e Villela da Matta, escreveu Estratégias Avançadas de Vendas e Engajamento Total. Como parte de sua contribuição para o coaching global, Flora foi convidada a integrar uma equipe internacional cujo objetivo foi discutir e compreender a diversidade do coaching no mundo. Esse trabalho resultou no livro Diversity in Coaching: Working with Gender, Culture, Race and Age, lançado pela Association for Coaching (AC). Como especialista em coaching, negócios, liderança e psicologia positiva, escreve artigos para a Revista SBCOACHING, para a Revista Científica Brasileira de Coaching e para diversos portais.

Com graduações acadêmicas e especializações nas áreas de Governança Corporativa pela Harvard Business School, MBA pela FGV, Marketing pela ESPM e Tecnologia pela USCS, a expert em ciências comportamentais, Flora, aplica seu sólido conhecimento teórico e prático para contribuir com diferentes públicos na conquista de resultados e aumento de realizações.

Com uma experiência organizacional consolidada ao longo de 30 anos, antes de fundar a SBCOACHING Flora foi executiva da Claro e atuou em grandes empresas como Volkswagen, Ford e Bell South, nas áreas de planejamento estratégico, gestão de mudanças, governança corporativa, tecnologia e finanças. À frente da SBCOACHING Training™, dedica-se continuamente a expandir o portfólio de serviços e a elevar cada vez mais a qualidade e a eficácia do coaching.