Conheça 3 ótimos motivos para não se fazer de vítima

Uma das principais lições que toda pessoa que almeja ter sucesso deve aprender é que quem determina o quanto sua própria jornada será bem-sucedida é você mesmo. Isso é bem reforçado no livro de grande sucesso do autor canadense, T. Harv Eker, “Os segredos da mente milionária”. Para contribuir também com seu crescimento financeiro, selecionamos 3 comportamentos de pessoas que se fazem de vítimas da situação e não assumem o comando e a responsabilidade pelos seus atos e por isso sempre acabam o fim do mês no vermelho.

Um pensamento típico de quem apresenta esse padrão é: “Pobre de mim.”Assim,  por força da lei da intenção , é literalmente isto o que as vítimas conseguem ser: pobres.”  diz T. Harv Eker.  Para que você saiba identificar esse tipo de comportamento nocivo ao seu sucesso, acompanhe os motivos de não se fazer de vítima:

1º Não assumir os próprios erros impede o crescimento pessoal

As pessoas que se fazem de vítima não assumem a culpa pelo seu insucesso, a culpa é sempre dos outros, do chefe, da família, do cliente, do fornecedor, menos da “vítima”. Isso é visto por elas como o “jogo da culpa”. “O Objetivo desse jogo é ver para quantas pessoas e circunstâncias uma vítima consegue apontar o dedo sem jamais olhar para si mesma.” T. Harv Eker
 O motivo principal de não adotar esse tipo de comportamento é de não aprender com as situações da vida, afinal quem não admite seu erro não aprende. Portanto, assuma seus erros, serão eles que farão de você uma pessoa melhor.

2º Fuja das justificativas!

Quando a “vítima” se justifica, ela está aceitando a situação em que se encontra. Se você está com problemas financeiros, pessoais ou profissionais, e dá uma razão para não ter conseguido resolver esse problema, você está acolhendo o fracasso e impedindo de conseguir realizar de maneira bem-sucedida. Portanto, antes de justificar um erro ou a realidade que está vivendo hoje, entenda os motivos, mas não se agarre neles para não tentar algo diferente.

3º Viver se queixando só atrairá coisas ruins

De acordo com Eker, queixar-se é a pior coisa que alguém pode fazer por sua saúde e riqueza, sabe por quê?
Há uma lei universal que diz: “aquilo que focamos se expande.” Portanto quando você reclama, está focando em tudo aquilo que está errado na sua vida, ou seja, está fazendo com que está errado se expanda. Portanto não aja dessa forma, e se afasta dos resmungões, pois essa energia negativa é extremamente contagiosa.

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Flora Victória

Flora Victoria é fundadora da Sociedade Brasileira de Coaching, presidente da SBCOACHING Training e Mestre em Psicologia Positiva Aplicada pela University of Pennsylvania. Diretora educacional das empresas do SBCOACHING Group e founding fellow do Institute of Coaching (IOC) – órgão afiliado à Harvard Medical School dedicado ao avanço do coaching, Flora é considerada a maior especialista em psicologia positiva aplicada ao coaching do país. Seu trabalho precursor resultou na criação do primeiro treinamento de positive coaching do Brasil. Pioneira na condução de projetos de pesquisa e comprovação científica do coaching no país, tem contribuído significativamente para consolidar a credibilidade desse processo e estimular seu desenvolvimento no Brasil e no mundo.

Como trainer e master coach, Flora já participou da formação de mais de 45 mil coaches no Brasil. Responsável pelas parcerias internacionais firmadas pela SBCOACHING com instituições globais, Flora tem trazido para o Brasil o que há de melhor e de mais atual no coaching internacional. Flora representa a Sociedade Brasileira de Coaching como membro da Graduate School Alliance for Executive Coaching (GSAEC), instituição especializada no ensino acadêmico do coaching, e da Association for Coaching (AC), credenciadora internacional presente em mais de 50 países.

Escritora de obras que são referência no coaching mundial, Flora é coautora dos livros Personal & Professional Coaching®, Executive & Business Coaching®, Positive Psychology Coaching® e Career Coaching®, entre outros. Em parceria com Brian Tracy e Villela da Matta, escreveu Estratégias Avançadas de Vendas e Engajamento Total. Como parte de sua contribuição para o coaching global, Flora foi convidada a integrar uma equipe internacional cujo objetivo foi discutir e compreender a diversidade do coaching no mundo. Esse trabalho resultou no livro Diversity in Coaching: Working with Gender, Culture, Race and Age, lançado pela Association for Coaching (AC). Como especialista em coaching, negócios, liderança e psicologia positiva, escreve artigos para a Revista SBCOACHING, para a Revista Científica Brasileira de Coaching e para diversos portais.

Com graduações acadêmicas e especializações nas áreas de Governança Corporativa pela Harvard Business School, MBA pela FGV, Marketing pela ESPM e Tecnologia pela USCS, a expert em ciências comportamentais, Flora, aplica seu sólido conhecimento teórico e prático para contribuir com diferentes públicos na conquista de resultados e aumento de realizações.

Com uma experiência organizacional consolidada ao longo de 30 anos, antes de fundar a SBCOACHING Flora foi executiva da Claro e atuou em grandes empresas como Volkswagen, Ford e Bell South, nas áreas de planejamento estratégico, gestão de mudanças, governança corporativa, tecnologia e finanças. À frente da SBCOACHING Training™, dedica-se continuamente a expandir o portfólio de serviços e a elevar cada vez mais a qualidade e a eficácia do coaching.