Conheça as vantagens e desvantagens do outsourcing

outsoursing

Você já ouviu falar da expressão outsourcing? Sabe o que ela significa? Hoje, você conhecerá um pouco mais esse tipo de serviço, que é muito usado no meio corporativo, além de entender suas vantagens e desvantagens de aplicação.

O que é outsourcing?

Mas afinal, o que significa outsourcing? A expressão em inglês é composta pela junção de dois termos: out, que significa “fora”, e source, que significa “origem” ou “fonte”. Desse modo, o outsourcing é uma fonte de fora ou o ato de contratar uma pessoa ou organização para realizar projetos.

Também conhecida como terceirização, esse tipo de modalidade tem se tornado frequente para a redução de despesas, diminuição de demanda de trabalho e otimização de resultados.

Segundo uma pesquisa realizada em 2017 pelo portal Brandon Gaille, cerca de 57% das empresas americanas aumentaram a contratação de profissionais outsourcing, e 46% dessas realizam esse tipo de parceria para a diminuição de custos.

Como funciona o outsourcing?

A terceirização de serviços se tornou regularizada em 1989 pela economia internacional e pode ser feita para qualquer especialidade, exceto naquelas em que a empresa atua. Uma corporação de RH, por exemplo, não pode contratar outra para prestar o mesmo serviço.

Visando maior agilidade nas operações e lucros, o outsourcing pode ser feito por meio da admissão de pessoas ou negócios especializados na função desejada, que podem atuar diretamente no local ou à distância.

As principais áreas de demanda para serviços de terceirização são atividades interligadas a marketing, comunicação, finanças, logística, contabilidade, TI (tecnologia da informação), recursos humanos e atendimento ao cliente.

Vantagens de aderir ao outsourcing

Para que você conheça ainda mais o processo de outsourcing, separamos as principais vantagens de aderir ao recurso. Confira.

Redução de custos

Esta é causa principal de adesão ao outsourcing, devido ao baixo custo de aplicação. Os gastos contratuais são reduzidos devido à ausência de despesas contratuais de transporte, alimentação e contribuição previdenciária.

Por isso, os funcionários que prestarão o serviço irão receber um valor um pouco menor do que se fossem parte da companhia, além de trazerem conhecimentos e bagagens suficientes para a produção das demandas.

Maior lucratividade

Por obter empregados eficientes por um baixo custo, os ganhos da empresa acabam aumentando consideravelmente. Isso também ocorre devido a um bom desempenho nos processos de trabalho, que otimizam o tempo e garantem melhoria na produção de trabalho.

Aumento de produtividade

Com essa modalidade, é possível dedicar mais tempo às atividades internas, visto que os funcionários são capacitados e atuam em funções específicas, conseguindo executar as demandas de modo mais eficiente.

O foco poderá ser no aperfeiçoamento dos processos, de modo que o controle de qualidade também é otimizado, melhorando a qualidade dos produtos ou serviços oferecidos ao cliente.

Desvantagens de aderir ao outsourcing

O outsourcing é uma ótima maneira de potencializar a gestão, porém existem alguns pontos que precisam de atenção e, se não forem devidamente ajustados, podem prejudicar a empresa.

Segurança fragilizada

Para a realização de determinadas funções, é necessário fornecer alguns dados e informações sigilosas da instituição. Por isso, a escolha da contratação deve ser criteriosa, assim como o acompanhamento do processo de execução.

Não é porque essa demanda será responsabilidade de terceiros que ela deve ser deixada de lado, entenda que todo serviço prestado afeta diretamente a receita e os resultados da empresa.

Perda do controle produtivo

Mesmo que não haja necessidade da realização física das tarefas, é importante fazer o acompanhamento do que é produzido por meio do outsourcing.

Nem sempre os trabalhos atendem às expectativas, por isso, fique atento a cada atividade produzida. Opine, questione e aprove cada processo executado para que, caso não siga como o esperado, você possa encontrar um profissional adequado ao que procura.

Perda de funcionário

Em certas situações, com a terceirização, a instituição acaba optando por fechar alguns setores na companhia. A exclusão total de mão de obra especializada também pode ocasionar na dependência total da terceiros e, em caso de rompimento de contrato, por exemplo, você pode sair prejudicado.

Por isso, sempre tenha alguma alternativa caso os serviços sejam cancelados. A dica é ter alguém que pelo menos possua conhecimentos básicos na área e consiga gerir parte dos processos em casos de emergência.

Desmotivação

Devido muitas vezes à demanda de trabalho ou à baixa remuneração, o funcionário terceirizado pode acabar ficando desmotivado. Isso acaba afetando diretamente a qualidade e o desempenho de produção.

Para que isso não ocorra, procure sempre motivar o colaborador, inserindo ele na equipe da empresa. Trabalhe a valorização das tarefas e incentive seus colaboradores por meio de feedbacks positivos, atividades de inclusão, melhora de desempenho, entre outros.

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Brian Tracy

Brian Tracy é uma das maiores autoridades em coaching e negócios do mundo: em mais de 30 anos de atuação, passaram por suas palestras e seminários mais de 5 milhões de pessoas. Já atuou como coach e consultor em mais de mil empresas. Autor de dezenas de best-sellers, foi homenageado em 2011 com o Lifetime Achievement Award, concedido pela National Academy of Best Selling Authors. É fundador e CEO da Brian Tracy International, tem uma carreira de sucesso, principalmente nos setores de vendas e marketing, investimentos, desenvolvimento imobiliário, importação, distribuição e consultoria de gestão.

Flora Victória

Flora Victoria é fundadora da Sociedade Brasileira de Coaching, presidente da SBCOACHING Training e Mestre em Psicologia Positiva Aplicada pela University of Pennsylvania. Diretora educacional das empresas do SBCOACHING Group e founding fellow do Institute of Coaching (IOC) – órgão afiliado à Harvard Medical School dedicado ao avanço do coaching, Flora é considerada a maior especialista em psicologia positiva aplicada ao coaching do país. Seu trabalho precursor resultou na criação do primeiro treinamento de positive coaching do Brasil. Pioneira na condução de projetos de pesquisa e comprovação científica do coaching no país, tem contribuído significativamente para consolidar a credibilidade desse processo e estimular seu desenvolvimento no Brasil e no mundo.

Como trainer e master coach, Flora já participou da formação de mais de 45 mil coaches no Brasil. Responsável pelas parcerias internacionais firmadas pela SBCOACHING com instituições globais, Flora tem trazido para o Brasil o que há de melhor e de mais atual no coaching internacional. Flora representa a Sociedade Brasileira de Coaching como membro da Graduate School Alliance for Executive Coaching (GSAEC), instituição especializada no ensino acadêmico do coaching, e da Association for Coaching (AC), credenciadora internacional presente em mais de 50 países.

Escritora de obras que são referência no coaching mundial, Flora é coautora dos livros Personal & Professional Coaching®, Executive & Business Coaching®, Positive Psychology Coaching® e Career Coaching®, entre outros. Em parceria com Brian Tracy e Villela da Matta, escreveu Estratégias Avançadas de Vendas e Engajamento Total. Como parte de sua contribuição para o coaching global, Flora foi convidada a integrar uma equipe internacional cujo objetivo foi discutir e compreender a diversidade do coaching no mundo. Esse trabalho resultou no livro Diversity in Coaching: Working with Gender, Culture, Race and Age, lançado pela Association for Coaching (AC). Como especialista em coaching, negócios, liderança e psicologia positiva, escreve artigos para a Revista SBCOACHING, para a Revista Científica Brasileira de Coaching e para diversos portais.

Com graduações acadêmicas e especializações nas áreas de Governança Corporativa pela Harvard Business School, MBA pela FGV, Marketing pela ESPM e Tecnologia pela USCS, a expert em ciências comportamentais, Flora, aplica seu sólido conhecimento teórico e prático para contribuir com diferentes públicos na conquista de resultados e aumento de realizações.

Com uma experiência organizacional consolidada ao longo de 30 anos, antes de fundar a SBCOACHING Flora foi executiva da Claro e atuou em grandes empresas como Volkswagen, Ford e Bell South, nas áreas de planejamento estratégico, gestão de mudanças, governança corporativa, tecnologia e finanças. À frente da SBCOACHING Training™, dedica-se continuamente a expandir o portfólio de serviços e a elevar cada vez mais a qualidade e a eficácia do coaching.