Por que deixar as conquistas para o ano que vem?

Já olhou para trás para fazer um balanço geral das conquistas do ano? 

Se você  parou para pensar em tudo o que realizou e se deparou com um resultado não muito satisfatório, saiba que a questão não é o resultado, mas sim, o que você faz com ele.

Nesta época, muitas pessoas também já fazem novos planos para o próximo ano, como: emagrecer, comprar um carro, conquistar a casa própria, parar de fumar, fazer exercícios, entre outras metas que contribuem para a conquista de um objetivo principal.

Mas para que deixar para amanhã o que se pode fazer hoje? 

metas de fim de ano

O grande erro da “promessa de fim de ano”

A maioria das pessoas deixaria tudo para janeiro. Elas parecem tomadas por uma fascinação em esperar uma troca de calendário para pôr em marcha mudanças que há muito tempo consideram necessárias para suas vidas.

Não por acaso, a expressão “promessa de fim de ano” torna-se tão corriqueira. Fica a pergunta: por que, então, não dar um passo a frente assim que sente a necessidade de realizar suas conquistas?

Qual sua escolha? Deixar para 2018 as realizações que ainda não foram possíveis cumprir em 2017 ou dar o primeiro passo agora, logo após identificar o problema?

Confira abaixo algumas dicas de coaching para começar seu planejamento agora mesmo.

Metas para 2018

Como o coaching pode ajudar a realizar metas pessoais e profissionais

Nesse ponto, o trabalho de um coach ou o próprio treinamento de coaching faz toda a diferença. O motivo principal é o de que o coach trabalha com metas.

Assim, uma vez identificada a necessidade de mudança, a metodologia de coaching o ajudará a estipular as metas, até que, enfim, você atinja suas conquistas e o seu objetivo maior.

O processo de coaching também proporcionará o autoconhecimento e a autoconfiança necessários para a pessoa dar o pontapé inicial nas mudanças que deseja, rumo à melhoria de sua qualidade de vida.

Se optar por contratar um coach, encontrará ainda um incentivador que lhe dará apoio e assessoria, estimulando-o a alcançar seus objetivos.

dicas para coach

Inspire-se nos processos de coaching e aumente suas conquistas em 2018

Toda essa reflexão segue uma célebre frase da autora britânica Mary Ann Evans, conhecida por publicar suas obras sob o pseudônimo masculino George Eliot. Ela disse que “nunca é tarde demais para ser o que você poderia ter sido”.

Assim, para ajudar você a atingir os seus objetivos, convidamos a coach Richeli Sachetti, licenciada da SBCOACHING, para explicar em um “passo a passo” o que fazer para que você aproveite cada minuto de 2017 e já comece 2018 com o foco necessário para realizar seus sonhos.

defina suas metas agora5 dicas de coaching para você realizar seus sonhos em 2018

O que você vai precisar?

Uma folha de papel em branco, uma caneta, 15 minutos e abrir o sorriso.

Por onde começar?

1.      Tenha a mente tranquila

Independentemente do que ocorreu no ano que está acabando, o importante é desejar algo a mais na sua vida hoje e lembrar que o seu futuro não está comprometido diante do que ocorreu no passado.

A neurociência confirma que o cérebro quando preocupado, ou seja, ocupado com sentimentos negativos, como culpa, mágoa, arrependimentos, perde consideravelmente sua capacidade pensante criativa.

mente tranquila

Ação

Utilize o passado para gerar aprendizados, questione-se:

Qual é o grande aprendizado que eu posso tirar dos 11 primeiros meses de 2017? O que valeu a pena e o que pode ser melhorado ou alterado?

Você tem uma folha em branco a sua frente para criar novas perspectivas e gerar grandes oportunidades. Então, respire fundo, tranquilize-se e sorria!

2.      Tenha foco no objetivo

Pense sobre tudo o que você gostaria de ter realizado. Questione-se:

O que você quer conquistar primeiro e o que, ao ser conquistado, abrirá oportunidades para as outras realizações?

Qual exatamente é o seu objetivo?  E como você saberá que chegou aonde queria? Qual será a evidência? Desenhe um círculo no centro da folha de papel.

foco no objetivo

Ação

Escreva nele o que realmente é mais importante para você, que, se fizer, fará toda a diferença na sua vida! Muitas vezes queremos tudo e não fazemos nada.

3.      Autoconhecimento

Reconhecer o seu propósito diante de um objetivo é fundamental para que ele seja conquistado.

Quando sentimos a necessidade de uma nova conquista, precisamos de mudanças em nossos hábitos, novas ações para que as metas sejam consolidadas.

O processo de mudança precisa ser prazeroso tanto quanto o resultado final; caso contrário, podemos desistir de nossos sonhos.

Conseguimos sentir felicidade durante o processo de transformação, por mais desafiador que ele seja, quando sabemos o que estamos ganhando com a mudança a curto, médio e longo prazo.

autoconhecimento

 Ação

Acima do círculo escreva: Por que este objetivo é importante para você? Quais os ganhos que você obterá em conquistar o seu objetivo? Por que valerá a pena para você? À medida que for escrevendo, visualize também todos os ganhos identificados! Sorria!! Você merece muito mais!!

4.      O Passo a Passo

Para chegar no seu objetivo mais rapidamente, trace uma seta horizontal abaixo do círculo de aproximadamente 20 cm.

No início da seta, à esquerda da folha, coloque a data de hoje e no final da seta, à direita da folha, a data (dia, mês e ano) que você escolhe para que seu objetivo seja conquistado; escreva seu objetivo também ao final da seta.

Lembre-se que a felicidade deve ser sentida durante o processo de transformação e mesmo que a data escolhida seja no próximo ano, você plantará hoje para  começar a colher já!

alcance suas metas

Ação

Agora, escreva as atividades importantes que farão seu objetivo se materializar – como se fossem pedras no caminho a serem pisadas, dando sustentação ao trajeto. As “metas meio” são as que garantem a “meta fim”! Coloque prazos também para elas.

Saiba que todo sonho precisa de recursos: tempo disponibilizado, conhecimentos a serem pesquisados, investimentos financeiros, contatos… À medida que vai escrevendo, vá também visualizando você com todos os ganhos obtidos por cada uma dessas ações! Sorria!! Você sabe que é capaz!!

5.      Fazer acontecer

  1. a) Defina claramente também seu primeiro passo. O “iniciar” nos tira da zona do conforto. Questione-se e registre à direita da folha: O que será feito? Como será feito? O que você precisará, quais os recursos? Quando?
  2. b) Mantenha o foco no resultado final. Dessa forma você faz com que sua mente foque em questionamentos inteligentes para iniciar sempre novos progressos em direção do seu propósito, em vez de lamentações e justificativas.

Você se torna uma pessoa positiva quando compreende que a responsabilidade pelo seu sucesso é sua! Questione-se e registre na parte mais estratégica que você acredita da folha: O que eu posso fazer para que este objetivo, que depende de mim para ser realizado, seja iniciado e mantido?!

vencer

Deixe a sua “Folha a Hora da Virada” sempre presente no seu dia a dia e sorria quando encontrar com ela!!

Gostou do conteúdo? Quer aumentar suas conquistar em 2018? Assine nossa newsletter e receba conteúdos exclusivos para alcançar todas suas metas e objetivos.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quem leu este post leu também :)

O que é autoeficácia e como ela pode ajudar você

Entenda o que é sincericídio e como ele pode afetar sua vida

Cursos de extensão EAD: Saiba as vantagens de aderir ao sistema

Descubra a importância de desenvolver a autoaceitação

MBA Coaching: Saiba tudo sobre esse tipo de graduação

Aprenda cinco dicas práticas de como desenvolver o autocontrole

Materiais Educativos

Como se tornar um Coach de sucesso

Escrito por Villela da Matta, presidente da SBCOACHING, este e-book traz 29 perguntas para alavancar o marketing, as vendas e as estratégias do seu negócio para seu sucesso…

Segredos da Paternidade Positiva

O envolvimento do pai contribui de forma significativa para o crescimento intelectual e mental da criança e a estimula na educação, desenvolvimento de habilidades, interesse etc…

Brian Tracy

Brian Tracy é uma das maiores autoridades em coaching e negócios do mundo: em mais de 30 anos de atuação, passaram por suas palestras e seminários mais de 5 milhões de pessoas. Já atuou como coach e consultor em mais de mil empresas. Autor de dezenas de best-sellers, foi homenageado em 2011 com o Lifetime Achievement Award, concedido pela National Academy of Best Selling Authors. É fundador e CEO da Brian Tracy International, tem uma carreira de sucesso, principalmente nos setores de vendas e marketing, investimentos, desenvolvimento imobiliário, importação, distribuição e consultoria de gestão.

Flora Victória

Flora Victoria é fundadora da Sociedade Brasileira de Coaching, presidente da SBCOACHING Training e Mestre em Psicologia Positiva Aplicada pela University of Pennsylvania. Diretora educacional das empresas do SBCOACHING Group e founding fellow do Institute of Coaching (IOC) – órgão afiliado à Harvard Medical School dedicado ao avanço do coaching, Flora é considerada a maior especialista em psicologia positiva aplicada ao coaching do país. Seu trabalho precursor resultou na criação do primeiro treinamento de positive coaching do Brasil. Pioneira na condução de projetos de pesquisa e comprovação científica do coaching no país, tem contribuído significativamente para consolidar a credibilidade desse processo e estimular seu desenvolvimento no Brasil e no mundo.

Como trainer e master coach, Flora já participou da formação de mais de 45 mil coaches no Brasil. Responsável pelas parcerias internacionais firmadas pela SBCOACHING com instituições globais, Flora tem trazido para o Brasil o que há de melhor e de mais atual no coaching internacional. Flora representa a Sociedade Brasileira de Coaching como membro da Graduate School Alliance for Executive Coaching (GSAEC), instituição especializada no ensino acadêmico do coaching, e da Association for Coaching (AC), credenciadora internacional presente em mais de 50 países.

Escritora de obras que são referência no coaching mundial, Flora é coautora dos livros Personal & Professional Coaching®, Executive & Business Coaching®, Positive Psychology Coaching® e Career Coaching®, entre outros. Em parceria com Brian Tracy e Villela da Matta, escreveu Estratégias Avançadas de Vendas e Engajamento Total. Como parte de sua contribuição para o coaching global, Flora foi convidada a integrar uma equipe internacional cujo objetivo foi discutir e compreender a diversidade do coaching no mundo. Esse trabalho resultou no livro Diversity in Coaching: Working with Gender, Culture, Race and Age, lançado pela Association for Coaching (AC). Como especialista em coaching, negócios, liderança e psicologia positiva, escreve artigos para a Revista SBCOACHING, para a Revista Científica Brasileira de Coaching e para diversos portais.

Com graduações acadêmicas e especializações nas áreas de Governança Corporativa pela Harvard Business School, MBA pela FGV, Marketing pela ESPM e Tecnologia pela USCS, a expert em ciências comportamentais, Flora, aplica seu sólido conhecimento teórico e prático para contribuir com diferentes públicos na conquista de resultados e aumento de realizações.

Com uma experiência organizacional consolidada ao longo de 30 anos, antes de fundar a SBCOACHING Flora foi executiva da Claro e atuou em grandes empresas como Volkswagen, Ford e Bell South, nas áreas de planejamento estratégico, gestão de mudanças, governança corporativa, tecnologia e finanças. À frente da SBCOACHING Training™, dedica-se continuamente a expandir o portfólio de serviços e a elevar cada vez mais a qualidade e a eficácia do coaching.