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Hoje em dia, o bom relacionamento interpessoal é uma das características mais valorizadas pelas empresas.

Dicas para conquistar as pessoas e estabelecer bons relacionamentos

O mercado de trabalho exige muito mais do que uma boa formação escolar. O segredo do sucesso vai além das experiências em outras empresas. Hoje em dia, o bom relacionamento interpessoal é uma das características mais valorizadas pelas empresas. Afinal, quando os colaboradores conseguem conviver em harmonia, a organização evita problemas como conflitos internos, baixa produtividade e perda de profissionais. Todavia, saber lidar com as pessoas é algo que exige treino, paciência e sabedoria.

Dicas de como manter um bom relacionamento com os colegas

Antes de qualquer coisa, é importante lembrar de que cada indivíduo tem gostos e comportamentos distintos. Por isso, para estabelecer uma boa sintonia, é preciso ter tato e ser um bom observador. Esse jogo de cintura é fundamental na hora de conquistar os colegas e assumir uma posição de liderança. Para garantir harmonia, carisma, simpatia, bom humor e reciprocidade são características essenciais  que não devem faltar no ambiente de trabalho.

Demonstrar honestidade e bom caráter é outro ponto relevante para se mostrar digno de confiança. Isso reforça a credibilidade e mantém a consciência limpa, além de ser um diferencial extremamente positivo para o colaborador dentro da corporação.

Humildade é mais uma qualidade fundamental para estabelecer bons relacionamentos dentro e fora do emprego. Ter a capacidade de reconhecer os próprios erros e de pedir desculpas pelos deslizes ajuda a mostrar às pessoas que você é como elas e que pode ser um exemplo de perseverança na busca constante pelo melhor desempenho.

Aprender a não julgar os colegas também é necessário para evitar confusões. Não se esqueça de que todos cometem erros, inclusive você. Sendo assim, respeite os profissionais da sua equipe como eles são. Dessa forma eles se sentirão mais a vontade do seu lado.

Seja sempre solícito e proativo. Em vez de esperar ordens e pedidos, adiante-se! Realize as atividades que estão ao seu alcance e ofereça ajuda aos parceiros de equipe. Quem se desprende da competitividade natural do ambiente de trabalho tem mais chance de destacar-se dentro da empresa.

demonstrar proatividade
Seja sempre solícito e proativo. Em vez de esperar ordens e pedidos, adiante-se!

Saber controlar as emoções é mais um fator indispensável para conviver bem. Ter em mente que tudo na vida é passageiro e que momentos ruins servem como aprendizado, contribuindo para o seu desenvolvimento profissional e pessoal, é uma maneira eficiente de manter o equilíbrio diante de conflitos e mudanças no emprego.

A conquista de uma boa promoção depende principalmente de valores como respeito pelo próximo, honestidade, capacidade de dialogar com os colegas e de reconhecer os próprios erros para não repeti-los. Além disso, demonstrar proatividade, flexibilidade e eficiência é fundamental para conquistar a simpatia dos superiores e tornar-se um bom líder.

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Brian Tracy é uma das maiores autoridades em coaching e negócios do mundo: em mais de 30 anos de atuação, passaram por suas palestras e seminários mais de 5 milhões de pessoas. Já atuou como coach e consultor em mais de mil empresas. Autor de dezenas de best-sellers, foi homenageado em 2011 com o Lifetime Achievement Award, concedido pela National Academy of Best Selling Authors. É fundador e CEO da Brian Tracy International, tem uma carreira de sucesso, principalmente nos setores de vendas e marketing, investimentos, desenvolvimento imobiliário, importação, distribuição e consultoria de gestão.

Flora Victória

Flora Victoria é fundadora da Sociedade Brasileira de Coaching, presidente da SBCOACHING Training e Mestre em Psicologia Positiva Aplicada pela University of Pennsylvania. Diretora educacional das empresas do SBCOACHING Group e founding fellow do Institute of Coaching (IOC) – órgão afiliado à Harvard Medical School dedicado ao avanço do coaching, Flora é considerada a maior especialista em psicologia positiva aplicada ao coaching do país. Seu trabalho precursor resultou na criação do primeiro treinamento de positive coaching do Brasil. Pioneira na condução de projetos de pesquisa e comprovação científica do coaching no país, tem contribuído significativamente para consolidar a credibilidade desse processo e estimular seu desenvolvimento no Brasil e no mundo.

Como trainer e master coach, Flora já participou da formação de mais de 45 mil coaches no Brasil. Responsável pelas parcerias internacionais firmadas pela SBCOACHING com instituições globais, Flora tem trazido para o Brasil o que há de melhor e de mais atual no coaching internacional. Flora representa a Sociedade Brasileira de Coaching como membro da Graduate School Alliance for Executive Coaching (GSAEC), instituição especializada no ensino acadêmico do coaching, e da Association for Coaching (AC), credenciadora internacional presente em mais de 50 países.

Escritora de obras que são referência no coaching mundial, Flora é coautora dos livros Personal & Professional Coaching®, Executive & Business Coaching®, Positive Psychology Coaching® e Career Coaching®, entre outros. Em parceria com Brian Tracy e Villela da Matta, escreveu Estratégias Avançadas de Vendas e Engajamento Total. Como parte de sua contribuição para o coaching global, Flora foi convidada a integrar uma equipe internacional cujo objetivo foi discutir e compreender a diversidade do coaching no mundo. Esse trabalho resultou no livro Diversity in Coaching: Working with Gender, Culture, Race and Age, lançado pela Association for Coaching (AC). Como especialista em coaching, negócios, liderança e psicologia positiva, escreve artigos para a Revista SBCOACHING, para a Revista Científica Brasileira de Coaching e para diversos portais.

Com graduações acadêmicas e especializações nas áreas de Governança Corporativa pela Harvard Business School, MBA pela FGV, Marketing pela ESPM e Tecnologia pela USCS, a expert em ciências comportamentais, Flora, aplica seu sólido conhecimento teórico e prático para contribuir com diferentes públicos na conquista de resultados e aumento de realizações.

Com uma experiência organizacional consolidada ao longo de 30 anos, antes de fundar a SBCOACHING Flora foi executiva da Claro e atuou em grandes empresas como Volkswagen, Ford e Bell South, nas áreas de planejamento estratégico, gestão de mudanças, governança corporativa, tecnologia e finanças. À frente da SBCOACHING Training™, dedica-se continuamente a expandir o portfólio de serviços e a elevar cada vez mais a qualidade e a eficácia do coaching.