Construindo uma boa imagem profissional nas redes sociais

As redes sociais se tornaram um dos meios mais práticos para entrar em contato com amigos e familiares. Grande parte das pessoas possui pelo menos um perfil na internet e passa bastante tempo conectada, graças à facilidade de acesso, que hoje pode ser feito tanto pelo computador quanto pelo celular. Com tamanha simplicidade, é preciso ter cuidado com a qualidade e a quantidade de informação que se coloca na rede. Afinal, tudo o que é publicado pode influenciar não só na sua vida pessoal, mas também na sua profissão construindo uma boa imagem profissional.

Com vários recursos de interação, o Facebook é um dos sites de relacionamento mais utilizados em todo o mundo. A vantagem é que, além de compartilhar informações com os amigos, o usuário pode curtir páginas de empresas e receber informações sobre elas na sua timeline. Há ainda vários grupos de empregos, nos quais são divulgadas vagas e oportunidades de trabalho e de construir uma boa imagem profissional.


O LinkedIn, porém, é de fato a rede social destinada às relações profissionais. O perfil nessa plataforma funciona como um currículo e reúne informações pessoais e profissionais, como habilidades e experiências. Nessa rede, o usuário pode ver páginas de pessoas e de corporações e conferir notícias e divulgações de vagas e também para construir uma boa imagem profissional.

Todavia, vale destacar que, apenas montar seu perfil nessas redes sociais não é suficiente para impulsionar sua carreira profissional. Assim como na vida real, no ambiente online existe a necessidade de construir uma boa imagem, pois muitas organizações, costumam analisar o comportamento do indivíduo na internet antes de contratá-lo, atualmente.

Confira algumas ações que podem prejudicar uma oportunidade de emprego:

Postar comentários maldosos sobre o antigo emprego – essa é uma das piores atitudes que um ex-funcionário pode ter, pois demonstra falta de profissionalismo e afasta possíveis propostas. Afinal, quem garante ao empregador que esse indivíduo não fará o mesmo com sua empresa?

Cuidado com mídias sociais
Existe a necessidade de construir uma boa imagem nas mídias sociais

Escrever sem importar-se com os erros de português – algumas pessoas acreditam que, por ser um ambiente virtual, não há problemas em escrever palavras erradas e criar frases sem concordância. Esse é um grande engano! Os recrutadores procuram por pessoas que consigam expressar-se corretamente, tanto de modo verbal quanto de forma escrita.

Fazer desabafos excessivos – esse é um dos erros mais comuns. Várias pessoas utilizam as redes sociais para desabafar sobre algum problema pessoal ou mesmo sobre algum conflito que ocorreu no trabalho. O problema é que isso passa a imagem de alguém que está sempre insatisfeito, o que não é visto com bons olhos pelos empregadores.

Por outro lado, compartilhar informações relevantes sobre a sua área de atuação, manter seus dados profissionais sempre atualizados e demonstrar seu potencial de liderança nas redes sociais são atitudes que podem ajudá-lo a conseguir um bom emprego.

Caso não saiba como potencializar e evidenciar suas competências, procurar um curso de coaching é uma excelente alternativa. Com o auxílio de um coach, você com certeza encontrará um jeito eficiente de ampliar suas oportunidades profissionais na vida real e na internet.

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Brian Tracy é uma das maiores autoridades em coaching e negócios do mundo: em mais de 30 anos de atuação, passaram por suas palestras e seminários mais de 5 milhões de pessoas. Já atuou como coach e consultor em mais de mil empresas. Autor de dezenas de best-sellers, foi homenageado em 2011 com o Lifetime Achievement Award, concedido pela National Academy of Best Selling Authors. É fundador e CEO da Brian Tracy International, tem uma carreira de sucesso, principalmente nos setores de vendas e marketing, investimentos, desenvolvimento imobiliário, importação, distribuição e consultoria de gestão.

Flora Victória

Flora Victoria é fundadora da Sociedade Brasileira de Coaching, presidente da SBCOACHING Training e Mestre em Psicologia Positiva Aplicada pela University of Pennsylvania. Diretora educacional das empresas do SBCOACHING Group e founding fellow do Institute of Coaching (IOC) – órgão afiliado à Harvard Medical School dedicado ao avanço do coaching, Flora é considerada a maior especialista em psicologia positiva aplicada ao coaching do país. Seu trabalho precursor resultou na criação do primeiro treinamento de positive coaching do Brasil. Pioneira na condução de projetos de pesquisa e comprovação científica do coaching no país, tem contribuído significativamente para consolidar a credibilidade desse processo e estimular seu desenvolvimento no Brasil e no mundo.

Como trainer e master coach, Flora já participou da formação de mais de 45 mil coaches no Brasil. Responsável pelas parcerias internacionais firmadas pela SBCOACHING com instituições globais, Flora tem trazido para o Brasil o que há de melhor e de mais atual no coaching internacional. Flora representa a Sociedade Brasileira de Coaching como membro da Graduate School Alliance for Executive Coaching (GSAEC), instituição especializada no ensino acadêmico do coaching, e da Association for Coaching (AC), credenciadora internacional presente em mais de 50 países.

Escritora de obras que são referência no coaching mundial, Flora é coautora dos livros Personal & Professional Coaching®, Executive & Business Coaching®, Positive Psychology Coaching® e Career Coaching®, entre outros. Em parceria com Brian Tracy e Villela da Matta, escreveu Estratégias Avançadas de Vendas e Engajamento Total. Como parte de sua contribuição para o coaching global, Flora foi convidada a integrar uma equipe internacional cujo objetivo foi discutir e compreender a diversidade do coaching no mundo. Esse trabalho resultou no livro Diversity in Coaching: Working with Gender, Culture, Race and Age, lançado pela Association for Coaching (AC). Como especialista em coaching, negócios, liderança e psicologia positiva, escreve artigos para a Revista SBCOACHING, para a Revista Científica Brasileira de Coaching e para diversos portais.

Com graduações acadêmicas e especializações nas áreas de Governança Corporativa pela Harvard Business School, MBA pela FGV, Marketing pela ESPM e Tecnologia pela USCS, a expert em ciências comportamentais, Flora, aplica seu sólido conhecimento teórico e prático para contribuir com diferentes públicos na conquista de resultados e aumento de realizações.

Com uma experiência organizacional consolidada ao longo de 30 anos, antes de fundar a SBCOACHING Flora foi executiva da Claro e atuou em grandes empresas como Volkswagen, Ford e Bell South, nas áreas de planejamento estratégico, gestão de mudanças, governança corporativa, tecnologia e finanças. À frente da SBCOACHING Training™, dedica-se continuamente a expandir o portfólio de serviços e a elevar cada vez mais a qualidade e a eficácia do coaching.