AFINAL, EXISTE UM MODELO DE CORPO PERFEITO?

CORPO PERFEITO: EXISTE UM MODELO DE CORPO PERFEITO?
Não existe corpo perfeito: busque o seu próprio estilo, sem pressões, modelos e preconceitos.

A busca excessiva pelo corpo perfeito vira do avesso a cabeça, principalmente das mulheres. Mas a pergunta é? Qual é exatamente o corpo perfeito? Quem é a inspiração? Porque ela foi “selecionada” como o padrão a ser seguido?

Já é óbvio que a maioria das mulheres se inspiram em celebridades de destaque nas mídias, mas a verdade, é que esse destaque muda de tempos em tempos, sempre dependendo da fama do momento. Assim como as “dietas da moda”, acredito que existam as “mulheres do momento”, e isso, é muito ruim para as pessoas leigas, que buscam por algo que nem sempre podem conseguir, porque cada um tem um tipo de organismo, genética, estilo de vida, etc.

LINHA DO TEMPO DOS PADRÕES E BELEZA

Não muito longe, nos anos 70, a magreza extrema foi incorporada ao ideal de beleza da época. Considerada a primeira Top Model do mundo, Twiggy Lawson dita um novo estilo. Mulheres sem barriga, sem seios, sem bunda e com pernas finas. Esse era o padrão a ser seguido.

Anos depois, Madonna foi exemplo de corpo musculoso e definido, o que também acabou se tornando por um determinado período, o padrão estético perfeito. Logo em seguida, volta a ditadura da magreza, também representada pela modelo brasileira mais bem paga do mundo, Gisele Bünchen, só que com mais curvas femininas, ressaltando uma aparência mais saudável.

Já nos anos 2000, entra a geração das “panicats”, que são as dançarinas do Programa Pânico na TV. Corpos extremamente avantajados, barriga negativa com seios fartos, pernas grossas e bumbum grande. Recentemente também podemos destacar as blogueiras fitness, que ganharam um espaço enorme nas mídias sociais, conquistando milhões de seguidores com dicas, posts e fotos do seu dia a dia.

Diante de tudo isso, continua a pergunta: afinal, qual é o corpo perfeito? Com tantas mudanças, porque somos “obrigados” a seguir o padrão estipulado para sermos aceitos na sociedade?

É claro que a mídia tem hoje um papel fundamental na imposição de tais padrões e o desejo de fazer parte desse grupo tido como “ideal de beleza” faz com que as pessoas cometam exageros e façam coisas erradas para sua saúde. É preciso entender que esse conceito é, evidentemente relativo, como podemos ver na própria história. Porém, ainda assim, a grande maioria continua seguindo os padrões ditados pela sociedade.

O primeiro e mais importante é procurar por especialistas que possam denominar o que será bom ou ruim pra você, que alimentação seguir, que exercício fazer, etc. Não podemos nunca apenas seguir o que a outra pessoa faz, porque cada um é cada um. Depois disso, procure buscar o seu próprio estilo, sem pressões, modelos e preconceitos. O modelo de beleza ideal é sermos saudáveis, e, principalmente, estarmos felizes com nós mesmos.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quem leu este post leu também :)

Demonstrações físicas de afeto: Como a falta dessas demonstrações pode prejudicar o seu bem-estar na pandemia

Entenda o que é sincericídio e como ele pode afetar sua vida

Aprenda cinco dicas práticas de como desenvolver o autocontrole

Conheça as vantagens e desvantagens do outsourcing

Entenda como identificar e tratar as doenças psicossomáticas

Saiba como planejar e tirar um ano sabático

Materiais Educativos

Como se tornar um Coach de sucesso

Escrito por Villela da Matta, presidente da SBCOACHING, este e-book traz 29 perguntas para alavancar o marketing, as vendas e as estratégias do seu negócio para seu sucesso…

Segredos da Paternidade Positiva

O envolvimento do pai contribui de forma significativa para o crescimento intelectual e mental da criança e a estimula na educação, desenvolvimento de habilidades, interesse etc…

Brian Tracy

Brian Tracy é uma das maiores autoridades em coaching e negócios do mundo: em mais de 30 anos de atuação, passaram por suas palestras e seminários mais de 5 milhões de pessoas. Já atuou como coach e consultor em mais de mil empresas. Autor de dezenas de best-sellers, foi homenageado em 2011 com o Lifetime Achievement Award, concedido pela National Academy of Best Selling Authors. É fundador e CEO da Brian Tracy International, tem uma carreira de sucesso, principalmente nos setores de vendas e marketing, investimentos, desenvolvimento imobiliário, importação, distribuição e consultoria de gestão.

Flora Victória

Flora Victoria é fundadora da Sociedade Brasileira de Coaching, presidente da SBCOACHING Training e Mestre em Psicologia Positiva Aplicada pela University of Pennsylvania. Diretora educacional das empresas do SBCOACHING Group e founding fellow do Institute of Coaching (IOC) – órgão afiliado à Harvard Medical School dedicado ao avanço do coaching, Flora é considerada a maior especialista em psicologia positiva aplicada ao coaching do país. Seu trabalho precursor resultou na criação do primeiro treinamento de positive coaching do Brasil. Pioneira na condução de projetos de pesquisa e comprovação científica do coaching no país, tem contribuído significativamente para consolidar a credibilidade desse processo e estimular seu desenvolvimento no Brasil e no mundo.

Como trainer e master coach, Flora já participou da formação de mais de 45 mil coaches no Brasil. Responsável pelas parcerias internacionais firmadas pela SBCOACHING com instituições globais, Flora tem trazido para o Brasil o que há de melhor e de mais atual no coaching internacional. Flora representa a Sociedade Brasileira de Coaching como membro da Graduate School Alliance for Executive Coaching (GSAEC), instituição especializada no ensino acadêmico do coaching, e da Association for Coaching (AC), credenciadora internacional presente em mais de 50 países.

Escritora de obras que são referência no coaching mundial, Flora é coautora dos livros Personal & Professional Coaching®, Executive & Business Coaching®, Positive Psychology Coaching® e Career Coaching®, entre outros. Em parceria com Brian Tracy e Villela da Matta, escreveu Estratégias Avançadas de Vendas e Engajamento Total. Como parte de sua contribuição para o coaching global, Flora foi convidada a integrar uma equipe internacional cujo objetivo foi discutir e compreender a diversidade do coaching no mundo. Esse trabalho resultou no livro Diversity in Coaching: Working with Gender, Culture, Race and Age, lançado pela Association for Coaching (AC). Como especialista em coaching, negócios, liderança e psicologia positiva, escreve artigos para a Revista SBCOACHING, para a Revista Científica Brasileira de Coaching e para diversos portais.

Com graduações acadêmicas e especializações nas áreas de Governança Corporativa pela Harvard Business School, MBA pela FGV, Marketing pela ESPM e Tecnologia pela USCS, a expert em ciências comportamentais, Flora, aplica seu sólido conhecimento teórico e prático para contribuir com diferentes públicos na conquista de resultados e aumento de realizações.

Com uma experiência organizacional consolidada ao longo de 30 anos, antes de fundar a SBCOACHING Flora foi executiva da Claro e atuou em grandes empresas como Volkswagen, Ford e Bell South, nas áreas de planejamento estratégico, gestão de mudanças, governança corporativa, tecnologia e finanças. À frente da SBCOACHING Training™, dedica-se continuamente a expandir o portfólio de serviços e a elevar cada vez mais a qualidade e a eficácia do coaching.