Coworking ou escritório próprio?

Ter o próprio negócio é algo que demanda uma série de investimentos em marketing e infraestrutura. É fundamental estabelecer um local para receber os clientes, realizar reuniões e colocar as ideias em prática. Para realizar o melhor investimento e aumentar as chances de a empresa firmar-se no mercado, alcançando bons lucros, o primeiro passo é analisar as alternativas de escritórios disponíveis. Entre as opções, estão o home office, o escritório próprio e o coworking.
O home office é a escolha de muitos profissionais liberais devido a certas vantagens, como:
• Isenção de taxas.
• Baixo custo com equipamentos.


• Dispensa do aluguel.
Todavia, trabalhar em casa pode, muitas vezes, prejudicar a concentração e comprometer a qualidade do serviço. Além disso, um home office não oferece espaço adequado para encontros de negócios, secretária, atendimento telefônico personalizado e outros diferenciais importantes para a conquista e fidelização de clientes.
Outra saída são os escritórios próprios. O lugar não precisa ser necessariamente grande, mas, deve atender às necessidades básicas dos funcionários. É essencial que tenha não só a sala principal, como também comporte uma cozinha e um banheiro. A grande vantagem desse espaço é ter um local adequado para:
• Tratar do negócio.
• Atender os clientes.
• Centralizar todas as atividades da empresa.
Entretanto isso exige gastos com aluguel, mobília, equipamentos, internet, água, luz, telefone, secretária, entre outras despesas.

Homens mulheres mesa escritório
Uma alternativa que tem sido cada vez mais buscada por empreendedores é o coworking.

Uma alternativa que tem sido cada vez mais buscada por empreendedores é o coworking, um conceito de escritório compartilhado, que oferece vantagens significativas quanto ao valor a ser investido em infraestrutura. Confira algumas delas:
• Os encargos com funcionários são compartilhados entre todos os empreendedores. Assim mesmo àqueles que não dispõem de grande poder aquisitivo conseguem manter, por exemplo, uma secretária e uma telefonista.
• Divisão dos gastos com luz, IPTU, telefone, internet etc.
• Redução de despesas com manutenção e reparo de equipamentos e do próprio espaço, uma vez que os valores dos serviços são rateados entre todos os coworkers.
• Menos burocracia para alugar o espaço, já que a possibilidade de conseguir avalistas é maior.
Quem escolhe o coworking tem menos preocupações em relação à infraestrutura física do próprio negócio e pode dedicar-se com mais empenho a outras questões, como contabilidade, administração de recursos e ações de marketing. Ter uma preocupação a menos também aumenta a motivação no trabalho e a produtividade.
Outro grande benefício do coworking é o networking. Afinal, o compartilhamento do escritório permite a convivência com profissionais da mesma área e até de outros segmentos, o que proporciona a ampliação dos contatos e aumenta também as chances de estabelecer boas parcerias.

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Flora Victória

Flora Victoria é fundadora da Sociedade Brasileira de Coaching, presidente da SBCOACHING Training e Mestre em Psicologia Positiva Aplicada pela University of Pennsylvania. Diretora educacional das empresas do SBCOACHING Group e founding fellow do Institute of Coaching (IOC) – órgão afiliado à Harvard Medical School dedicado ao avanço do coaching, Flora é considerada a maior especialista em psicologia positiva aplicada ao coaching do país. Seu trabalho precursor resultou na criação do primeiro treinamento de positive coaching do Brasil. Pioneira na condução de projetos de pesquisa e comprovação científica do coaching no país, tem contribuído significativamente para consolidar a credibilidade desse processo e estimular seu desenvolvimento no Brasil e no mundo.

Como trainer e master coach, Flora já participou da formação de mais de 45 mil coaches no Brasil. Responsável pelas parcerias internacionais firmadas pela SBCOACHING com instituições globais, Flora tem trazido para o Brasil o que há de melhor e de mais atual no coaching internacional. Flora representa a Sociedade Brasileira de Coaching como membro da Graduate School Alliance for Executive Coaching (GSAEC), instituição especializada no ensino acadêmico do coaching, e da Association for Coaching (AC), credenciadora internacional presente em mais de 50 países.

Escritora de obras que são referência no coaching mundial, Flora é coautora dos livros Personal & Professional Coaching®, Executive & Business Coaching®, Positive Psychology Coaching® e Career Coaching®, entre outros. Em parceria com Brian Tracy e Villela da Matta, escreveu Estratégias Avançadas de Vendas e Engajamento Total. Como parte de sua contribuição para o coaching global, Flora foi convidada a integrar uma equipe internacional cujo objetivo foi discutir e compreender a diversidade do coaching no mundo. Esse trabalho resultou no livro Diversity in Coaching: Working with Gender, Culture, Race and Age, lançado pela Association for Coaching (AC). Como especialista em coaching, negócios, liderança e psicologia positiva, escreve artigos para a Revista SBCOACHING, para a Revista Científica Brasileira de Coaching e para diversos portais.

Com graduações acadêmicas e especializações nas áreas de Governança Corporativa pela Harvard Business School, MBA pela FGV, Marketing pela ESPM e Tecnologia pela USCS, a expert em ciências comportamentais, Flora, aplica seu sólido conhecimento teórico e prático para contribuir com diferentes públicos na conquista de resultados e aumento de realizações.

Com uma experiência organizacional consolidada ao longo de 30 anos, antes de fundar a SBCOACHING Flora foi executiva da Claro e atuou em grandes empresas como Volkswagen, Ford e Bell South, nas áreas de planejamento estratégico, gestão de mudanças, governança corporativa, tecnologia e finanças. À frente da SBCOACHING Training™, dedica-se continuamente a expandir o portfólio de serviços e a elevar cada vez mais a qualidade e a eficácia do coaching.