Criatividade – O que o Mercado Busca?

O mercado está cada vez mais competitivo e para alcançar uma boa colocação profissional é preciso oferecer à empresa um diferencial que assegure algum tipo de vantagem competitiva à organização. Ser proativo, ter conhecimento geral sobre o mundo, conhecer novas tecnologias, saber trabalhar em equipe e propor melhorias para a evolução do empreendimento são características essenciais hoje em dia. A criatividade também faz parte de um checklist que pode definir uma vaga de trabalho.

Em algumas profissões, como as ligadas à internet, a criatividade é um diferencial. Exemplo disso são as pessoas que trabalham com marketing digital, como os analistas de redes sociais. Ser criativo numa página do Facebook pode significar destaque na rede e consequentemente vantagem competitiva em relação à concorrência.

 


Para tornar-se um profissional capaz de atender às exigências do mercado, é necessário mais que o domínio da área de atuação. O indivíduo precisa estar em constante evolução. Isso envolve muita leitura especializada e análise de cases.

O perfil do profissional do futuro descreve um indivíduo capaz de pensar sempre em soluções, independentemente das circunstâncias; de manter o otimismo em meio a uma crise; de motivar a equipe; de comunicar-se de forma clara e objetiva e de propor saídas inovadoras e assertivas.

inovação e criatividade
Para tornar-se um profissional capaz de atender às exigências do mercado, é necessário mais que o domínio da área de atuação.

Quem deseja estimular seu lado criativo, não pode deixar a vida pessoal de lado, pois os momentos de descontração são essenciais para instigar o cérebro a ampliar a percepção da realidade. Também é importante evitar sobrecargas de trabalho e dedicar um tempo para vivenciar coisas novas, visitar exposições, apreciar uma boa música e outras atividades cotidianas.

Empresas com plano de carreira, que oferecem maiores possibilidades de ascensão profissional aos funcionários, buscam colaboradores criativos e flexíveis, capazes de encontrar soluções diferentes para os desafios e de adaptar-se às mudanças inerentes a qualquer organização.

A criatividade pode ser um diferencial importante para quem almeja conquistar uma carreira de sucesso. Aplique as dicas apresentadas e estimule sua mente para pensar de maneira ágil, buscando novas formas de encontrar respostas dentro do ambiente de trabalho.

Mas atenção! Não confunda o profissional criativo com aquele que exagera no desenvolvimento de ideias. Mantenha os pés no chão e evite soluções surreais para um problema. Ofereça alternativas inovadoras, entretanto, não se esqueça de respeitar a realidade da sua empresa e os procedimentos corporativos. Apresentar saídas que não podem ser implantadas pode causar o efeito inverso e não têm serventia para a organização.

Crédito das Imagens:

http://www.taligadocomunicacao.com.br/

http://www.sbdc.com.br/

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quem leu este post leu também :)

Como viver de coaching?

Coaching Generativo: O que é, Como Funciona e Como Aplicar

5 passos de como construir um negócio milionário em coaching

6 passos de como ter um negócio bem-sucedido como coach

Aprenda a viver 100% de coaching: guia completo

Marketing para coaches: alavanque sua autoridade no mercado

Materiais Educativos

Como se tornar um Coach de sucesso

Escrito por Villela da Matta, presidente da SBCOACHING, este e-book traz 29 perguntas para alavancar o marketing, as vendas e as estratégias do seu negócio para seu sucesso…

Segredos da Paternidade Positiva

O envolvimento do pai contribui de forma significativa para o crescimento intelectual e mental da criança e a estimula na educação, desenvolvimento de habilidades, interesse etc…

Brian Tracy

Brian Tracy é uma das maiores autoridades em coaching e negócios do mundo: em mais de 30 anos de atuação, passaram por suas palestras e seminários mais de 5 milhões de pessoas. Já atuou como coach e consultor em mais de mil empresas. Autor de dezenas de best-sellers, foi homenageado em 2011 com o Lifetime Achievement Award, concedido pela National Academy of Best Selling Authors. É fundador e CEO da Brian Tracy International, tem uma carreira de sucesso, principalmente nos setores de vendas e marketing, investimentos, desenvolvimento imobiliário, importação, distribuição e consultoria de gestão.

Flora Victória

Flora Victoria é fundadora da Sociedade Brasileira de Coaching, presidente da SBCOACHING Training e Mestre em Psicologia Positiva Aplicada pela University of Pennsylvania. Diretora educacional das empresas do SBCOACHING Group e founding fellow do Institute of Coaching (IOC) – órgão afiliado à Harvard Medical School dedicado ao avanço do coaching, Flora é considerada a maior especialista em psicologia positiva aplicada ao coaching do país. Seu trabalho precursor resultou na criação do primeiro treinamento de positive coaching do Brasil. Pioneira na condução de projetos de pesquisa e comprovação científica do coaching no país, tem contribuído significativamente para consolidar a credibilidade desse processo e estimular seu desenvolvimento no Brasil e no mundo.

Como trainer e master coach, Flora já participou da formação de mais de 45 mil coaches no Brasil. Responsável pelas parcerias internacionais firmadas pela SBCOACHING com instituições globais, Flora tem trazido para o Brasil o que há de melhor e de mais atual no coaching internacional. Flora representa a Sociedade Brasileira de Coaching como membro da Graduate School Alliance for Executive Coaching (GSAEC), instituição especializada no ensino acadêmico do coaching, e da Association for Coaching (AC), credenciadora internacional presente em mais de 50 países.

Escritora de obras que são referência no coaching mundial, Flora é coautora dos livros Personal & Professional Coaching®, Executive & Business Coaching®, Positive Psychology Coaching® e Career Coaching®, entre outros. Em parceria com Brian Tracy e Villela da Matta, escreveu Estratégias Avançadas de Vendas e Engajamento Total. Como parte de sua contribuição para o coaching global, Flora foi convidada a integrar uma equipe internacional cujo objetivo foi discutir e compreender a diversidade do coaching no mundo. Esse trabalho resultou no livro Diversity in Coaching: Working with Gender, Culture, Race and Age, lançado pela Association for Coaching (AC). Como especialista em coaching, negócios, liderança e psicologia positiva, escreve artigos para a Revista SBCOACHING, para a Revista Científica Brasileira de Coaching e para diversos portais.

Com graduações acadêmicas e especializações nas áreas de Governança Corporativa pela Harvard Business School, MBA pela FGV, Marketing pela ESPM e Tecnologia pela USCS, a expert em ciências comportamentais, Flora, aplica seu sólido conhecimento teórico e prático para contribuir com diferentes públicos na conquista de resultados e aumento de realizações.

Com uma experiência organizacional consolidada ao longo de 30 anos, antes de fundar a SBCOACHING Flora foi executiva da Claro e atuou em grandes empresas como Volkswagen, Ford e Bell South, nas áreas de planejamento estratégico, gestão de mudanças, governança corporativa, tecnologia e finanças. À frente da SBCOACHING Training™, dedica-se continuamente a expandir o portfólio de serviços e a elevar cada vez mais a qualidade e a eficácia do coaching.